Ao organizar um telhado de uma telha metálica, muitas vezes é necessário calcular a telha metálica para o telhado. Isso é bastante justificado - afinal, o custo desse material de cobertura é bastante alto e não é razoável comprá-lo muito mais do que o necessário para um determinado telhado.
O cálculo de um telhado de metal é um pouco complicado pelo fato de que, diferentemente da ardósia ou da chapa, a telha de metal não é simétrica: as chapas desse material de cobertura têm bordas superiores e inferiores claramente definidas e não podem ser trocadas.
Este fato impõe certas restrições, especialmente no caso de se planejar a instalação de telhas metálicas em telhado inclinado.
Ao colocar o telhado de tais telhados, forma-se um grande número de vales (juntas entre os planos inclinados do telhado) - tanto externos quanto internos.
E se levarmos em conta que ao revestir com telhas metálicas na região de cada junta é necessário aparar o material, então podemos imaginar quanto lixo é gerado. E nem todos esses resíduos podem ser usados para cobrir taludes, cumes e depressões.
É por isso que o cálculo exato da quantidade necessária de telhas metálicas é tão importante. Além disso, ao realizar os cálculos, é necessário levar em consideração a forma e o tamanho das "ondas" dos ladrilhos.
A maioria dos fabricantes tenta aderir aos parâmetros padrão (ao longo da inclinação vertical - 350 mm, ao longo da inclinação horizontalmente - 185-190 mm), no entanto, também existem tamanhos que diferem significativamente dos anteriores.
Portanto, ao calcular a quantidade de telhas metálicas necessárias para a compra, é preciso levar em consideração o modelo específico de um determinado fabricante - caso contrário, corre-se o risco de enfrentar uma surpresa desagradável.
Observação! Além das dimensões geométricas (comprimento e largura), cada folha de metal é caracterizada pelas chamadas dimensões efetivas. A dimensão efetiva de uma chapa de telha metálica é a dimensão da área coberta pela chapa, tendo em conta a sobreposição de chapas necessária para a sua instalação eficiente. O cálculo é feito exatamente de acordo com o tamanho efetivo da chapa, por isso fique atento à marcação da telha metálica - a maioria dos grandes fabricantes indica tanto as dimensões nominais quanto as efetivas na embalagem.
Corte de telhas metálicas

A rigor, aparar uma telha metálica é indesejável, pois as folhas de uma telha metálica, inclusive suas extremidades, possuem um revestimento protetor multicamadas.
Qualquer corte dessa forma viola a integridade da proteção coberturas de telhado de duas águas, e leva a uma redução na vida útil da telha metálica. Qualquer dano à camada protetora é um local onde um processo de corrosão pode se desenvolver ao longo do tempo.
Se você não pode ficar sem cortar, para que seu telhado dure mais, siga estas regras:
- Cortamos telhas de metal com uma serra circular ou com uma serra elétrica usando uma serra de metal especial.
- Procuramos cortar de forma que o local do corte não fique em contato direto com a umidade atmosférica ao ar livre, mas fique escondido sob outras chapas de metal. Isso reduzirá o risco de processos de corrosão e, mesmo que a corrosão comece, ela ocorrerá muito mais lentamente.
- O local da incisão pode ser tratado com tinta ou Kuzbasslak. Isso protegerá o metal fino (0,4 - 0,6 mm) da oxidação e corrosão.
A complexidade do processo de corte é outro argumento a favor de um processo de cálculo mais preciso para telhas metálicas.
Um exemplo do cálculo de telhas metálicas

Para saber quantas telhas metálicas você precisará comprar, você pode usar a calculadora online de telhas metálicas - felizmente, você pode encontrar muitos programas semelhantes na Internet.
No entanto, para entender como esse cálculo é realizado, considere o processo de cálculo usando um exemplo simples:
Calculamos o volume de compra de telhas metálicas para realizar a cobertura de um edifício com dimensões de 15x12 metros, com um bloco utilitário contíguo de 3x12 metros.
Vamos pegar uma configuração de telhado de forma que as dimensões das inclinações sejam:
- A casa tem 8,2X15 e 5X15 metros (teto baixo)
- O bloco utilitário tem 8,2X3 e 5X3 metros (o perfil do telhado do bloco utilitário repete o perfil do telhado da casa)
Tal configuração de telhado de metal permite calcular o número de folhas de ladrilhos metálicos de forma que a necessidade de aparar seja mínima ou não seja necessário aparar.
As diferenças de largura podem ser compensadas aumentando as saliências do telhado - e isso será uma vantagem adicional, pois uma grande saliência protege as paredes da casa da umidade excessiva da precipitação.
Observação! Os princípios de cálculo descritos abaixo são aplicáveis a quase todas as configurações de telhado. No entanto, quanto mais próxima a forma de uma inclinação de um retângulo, mais preciso será o cálculo. Declives de formato irregular exigem aparar folhas de ladrilhos de metal - e, portanto, certos ajustes devem ser feitos nos cálculos aqui.
Antes de calcular a telha metálica para o telhado, é necessário determinar seus tamanhos padrão.
Em nosso exemplo, usamos ladrilhos de dois tamanhos padrão:
- 6 ondas - 2220X1160 mm
- 3 ondas - 1170 mmX1160 mm
Para facilitar os cálculos, é mais fácil contar não em milímetros, mas em ondas (1 onda - 350 mm) e, a seguir, selecionar o número de folhas.
Vamos começar os cálculos com uma estrutura menor - do bloco utilitário:
Uma inclinação de 8,2x3 m requer 24 ondas (8200mm / 350mm). São 4 folhas de 6 ondas, e existem no nosso tamanho padrão. Uma largura de inclinação de 3 metros nos dá 3 folhas de largura (1160mmx3 = 3360mm) - ao mesmo tempo, obtemos uma saliência de 360 mm, o que é bastante aceitável para um bloco de utilidades.
Como resultado, para esta inclinação, precisamos de 3x4 = 12 folhas de 6 ondas.
Descobrimos a grande inclinação, vamos passar para a menor:
A inclinação de 5x3 metros requer:

Em largura - as mesmas três folhas de ladrilhos de metal. E no lado comprido, levando em consideração a sobreposição, obtemos 15 ondas. Aqui você já precisa selecionar as folhas: 2 de seis ondas e uma de três ondas servirão.
Como resultado, cobriremos essa inclinação usando 3X2 = 6 folhas de seis ondas e 3 folhas de três ondas.
Uma telha metálica para um edifício residencial é calculada exatamente de acordo com o mesmo esquema. Como resultado, obtemos 84 placas de ladrilhos metálicos com largura de 6 ondas e 14 placas de ladrilhos de três ondas.
Somando os valores obtidos e conhecendo o custo estimado de uma telha de cada tamanho padrão utilizado, é possível calcular o custo de uma cobertura metálica.
Os números resultantes estão incluídos na estimativa para telhado de metal faça você mesmo - agora podemos controlar os custos e, se necessário, ajustar o orçamento em uma direção ou outra.
E mesmo que seja tomada a decisão de usar uma telha metálica de tamanho diferente, esses cálculos permitirão que você selecione o material muito rapidamente.
Naturalmente, também é necessário um pequeno suprimento de material - porém, no caso de telhas metálicas, o risco de danos ao material de cobertura é muito menor do que ao usar, por exemplo, ardósia.
Usando a metodologia acima, você pode calcular uma variedade de telhados de metal: a fabricação de tal telhado requer alta precisão nos cálculos, mas se você fizer tudo certo, definitivamente não comprará material extra.
O artigo te ajudou?