Uma ampla gama de rodapés é apresentada no mercado de materiais de acabamento. Com o tempo, eles mudaram, passando de um material semelhante a um triângulo retangular em seção para designs mais intrincados e complexos. Vários materiais são utilizados em sua fabricação. Os rodapés podem ter diferentes formas e dimensões. Todos esses parâmetros devem ser considerados na hora de escolher, cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Visão geral dos tipos comuns de rodapés e seus tamanhos
A instalação do rodapé é realizada após a colocação do piso e acabamento das paredes, ou seja, na fase final do reparo. Esse desenho torna o acabamento completo, na hora de escolhê-lo é importante não cometer erros, pois o material, a altura do pedestal determina o quão harmonioso ficará.Não só melhora as características estéticas da sala, mas também é capaz de esconder pequenos defeitos.
Entre os modelos mais populares, os rodapés se distinguem de:
- telhas de cerâmica;
- plástico;
- árvore.
A cerâmica é resistente à umidade e às influências ambientais negativas, pelo que é adequada para instalação na cozinha e no banheiro. O plástico é leve e de baixo custo. A madeira é a melhor opção com características de alta resistência e respeito pelo meio ambiente. Ao escolher, você também deve prestar atenção à largura do pedestal e às características de seu design. Uma boa opção seria um produto com furos especiais para passagem de cabos. Eles vão possibilitar esconder fios desnecessários e deixar o acabamento mais “limpo”.
Rodapés de plástico
Os produtos de PVC são os mais procurados pelos compradores. Seu preço é acessível, enquanto a qualidade permanece no topo. O plástico pode ser pintado em cores diferentes, facilitando a escolha de um rodapé levando em consideração outros materiais de acabamento e sua combinação entre si. O plástico se distingue pelas altas qualidades de consumo, é durável, fácil de instalar e adequado para vários estilos de interiores.
Nas lojas pode encontrar produtos estreitos e largos, estes últimos distinguem-se pelo aumento da funcionalidade devido à presença de canais por cabo. Apesar de o plástico ser leve e visualmente parecer frágil, as tecnologias modernas tornaram possível tornar os rodapés desse material o mais durável e confiável possível. O pedestal largo é resistente ao estresse mecânico, ao mesmo tempo em que possui elasticidade ideal.
O rodapé de piso de plástico é considerado uma das melhores alternativas às estruturas clássicas de madeira. Pelas suas características, os produtos de PVC não são inferiores aos naturais e são muito mais baratos. Este pedestal não tem medo de umidade, por isso é frequentemente montado em banheiros e cozinhas. O plástico não apodrece, não forma ferrugem. No cuidado, o material é despretensioso, basta limpá-lo com pano úmido e tratá-lo periodicamente com produtos abrasivos. Seu uso não requer investimentos significativos e a instalação não leva muito tempo.
O artigo te ajudou?