Como as mansardas são montadas no telhado

As águas-furtadas podem complementar harmoniosamente o telhado de uma casa de qualquer configuração. Tais estruturas são equipadas em telhados de empena, sótão, de inclinação única, quadril e quebrados. Janelas trapezoidais desempenham várias funções na estrutura do telhado.

História das janelas de mansarda

Pela primeira vez, as águas-furtadas nos telhados das casas apareceram no início do Renascimento. Os nobres daquela época construíam para si casas e castelos, em cujos telhados havia janelas de ventilação de várias formas requintadas e incomuns. Podem ser estruturas com telhados altos de duas águas, estuque, pequenas colunas, decoradas com afrescos e esculturas.

Na Rússia, as águas-furtadas nos telhados das casas começaram a ser feitas somente após a vitória sobre Napoleão. Para atender as tropas que retornavam, o imperador ordenou a construção de um grande prédio na capital - o Manege. A construção do edifício foi concluída no outono, quando estava úmido em Moscou. Para secar as paredes, foram colocados fogões temporários dentro do Manege.

Devido ao calor gerado pelos fogões, as treliças do telhado começaram a empenar no prédio. O chefe de um dos artels de carpintaria de Moscou, de nome Rumores, comprometeu-se a retificar a situação. Os trabalhadores fizeram janelas de ventilação em forma de casas bonitas no telhado do Manege. E depois de um tempo as vigas e caibros do telhado se endireitaram.

Desde então, janelas de ventilação nos telhados das casas na Rússia começaram a ser construídas em todos os lugares. No início, eles foram chamados de slukhovskie. Mas aos poucos o nome foi se transformando em um nome mais familiar - auditivo.

Funções: para que servem?

Devido ao ar que sobe dos aposentos, muita umidade sempre se acumula no sótão da casa. Como resultado, os elementos do sistema de treliças começam a se deformar e apodrecer. A disposição das mansardas ajuda a estabelecer a ventilação natural no sótão. Além disso, essas estruturas são executadas no telhado:

  • função estética - sem águas-furtadas, os telhados parecem comuns e, às vezes, inacabados;
  • função de iluminação natural adicional.
Leia também:  Arenito de pedra natural: uso em paisagismo

Muitos tipos de mansardas também permitem uma visão mais ampla da rua no sótão. É por isso que essas estruturas também são chamadas de visualização. Janelas trapezoidais também podem ser úteis se forem necessários reparos no telhado. Através deles você pode chegar com segurança ao telhado.

Tipos de janelas de mansarda

Existem muitos tipos de janelas de sótão. Mas cinco deles são considerados os mais populares.

janela que se projeta

Essas janelas se projetam além do telhado e são o tipo mais popular e difundido de estruturas de ventilação. Na maioria das vezes, as mansardas são assentadas na inclinação de um telhado de duas águas ou quadril. A vantagem dessas janelas é que elas, embora ligeiramente, aumentam o espaço do sótão.

lucarna

Lucarna é uma das variedades de dormer. A diferença reside no fato de que os pilares frontais dessas estruturas repousam na parede da casa. O frontão da própria janela está no mesmo plano vertical da fachada do edifício.

Antidormer

As janelas desta variedade são um "nicho" na inclinação do telhado com uma parede vertical em forma de janela. Montar essas estruturas com suas próprias mãos é mais fácil do que mansardas. No entanto, este tipo de dormers tem sérias desvantagens que os tornam menos populares do que outras variedades.

Durante o arranjo, os antidormers devem ser cuidadosamente impermeabilizados. Afinal, muita água vai se acumular em um nicho durante a chuva.

A maior desvantagem dos antidormers é que eles ocupam parte do espaço do sótão. Estruturas acústicas desse tipo são equipadas com mais frequência apenas nas encostas mais baixas dos telhados de duas águas.

Clarabóias

As clarabóias são uma invenção moderna que ganhou grande popularidade entre os proprietários de casas de campo. Essas janelas são simplesmente construídas na inclinação do telhado entre as vigas e são dispostas obliquamente.

Interessante! Cercas seccionais de alta qualidade

Equipe janelas deste tipo com mais frequência em casas de estilos arquitetônicos modernos. Além disso, essas estruturas são montadas no sótão, caso seja necessário o máximo de luz natural aqui. As vantagens das clarabóias incluem a facilidade de instalação.

Hoje você também pode comprar janelas de telhado prontas. Tais projetos são janelas de vidro duplo seladas e isoladas em uma moldura. As águas-furtadas compradas costumam ter 80 cm de tamanho, ou seja, as dimensões das estruturas são iguais ao passo padrão entre as vigas, o que facilita sua instalação no telhado.

Janelas em empena

Este é o tipo mais simples de trapeira, equipado apenas nas empenas dos telhados de duas águas. Essas janelas podem parecer muito bonitas e desempenhar bem a função de ventilação. Ao mesmo tempo, monto-os da mesma forma que as janelas comuns, ou seja, diretamente no frontão da moldura.

Leia também:  Como expandir o espaço de um apartamento de um quarto com cortinas

Forma de trapeiras no telhado: descrição, foto

As águas-furtadas instaladas nos telhados também podem diferir na configuração.

Cuco

O tipo mais popular de trapeira, como nos tempos da construção do Manege, hoje são "casas" de empena, popularmente chamadas de cuco. Esses designs parecem esteticamente agradáveis ​​​​e, ao mesmo tempo, não são muito difíceis de instalar.

triangular

Essas janelas são uma versão simplificada do cuco. Nesse caso, uma estrutura com declives, mas sem paredes laterais, é disposta no telhado.

Cabana

Estas mansardas têm um telhado plano.Ao mesmo tempo, tem uma inclinação ligeiramente menor que a inclinação. Os racks são instalados no plano frontal em uma diferença de altura. Janelas de mansarda de galpão são mais fáceis de instalar do que janelas de cuco. Mas, ao mesmo tempo, eles parecem menos esteticamente agradáveis ​​​​no telhado.

Quadril

Essas janelas, como o nome sugere, têm telhados de quatro águas. Eles se estabelecem em telhados de quadril.

Arqueado

Este é um tipo bonito e incomum de mansarda, no qual o telhado é arqueado. Normalmente, apenas profissionais montam essas estruturas e seu dispositivo é complexo.

Olho de morcego ou olho de boi

O morcego é o tipo mais espetacular de trapeira com pontas afiadas e teto arqueado. Para fazer tal estrutura no telhado, você precisa ser fluente em carpintaria. Janelas deste tipo são equipadas apenas em edifícios de design.

Dispositivo de moldura: como fazer uma mansarda no telhado

O projeto da mansarda costuma ser elaborado simultaneamente com o projeto do sistema de treliças da casa. A tecnologia para montar a estrutura do quadro depende de sua forma e variedade.

A moldura da mansarda no quadril do telhado do quadril

Essa janela de mansarda pode ser equipada, por exemplo, assim:

  • as barras são enchidas nas vigas em um plano - assim, um suporte horizontal é organizado;
  • o triângulo do plano frontal da janela é derrubado;
  • o topo do triângulo é cortado;
  • a janela é instalada nas barras sob a cumeeira projetando-se para a frente;
  • a cumeeira é conectada ao topo aparado da treliça com pregos.
Leia também:  Despensa em Khrushchev: como maximizar o espaço do apartamento

Esquema de design de janela trapeira
Furo para janela de mansarda
aparar caibros

André, carpinteiro:

“Uma janela em uma treliça triangular em um quadril do telhado pode ser considerada bastante confiável.Mas nas regiões onde cai muita neve, é desejável fortalecer adicionalmente o quadro com uma bujarrona.

A moldura da janela de mansarda cuco na inclinação do telhado de duas águas

A estrutura dos cucos populares é equipada com a seguinte tecnologia:

  • em duas vigas adjacentes no mesmo nível horizontalmente, dois racks verticais do mesmo comprimento são recheados;
  • os racks são conectados entre si por um jumper horizontal;
  • cada rack é conectado por uma travessa às vigas no topo;
  • um pequeno sistema de vigas de treliças na janela está sendo equipado.

revestimento

Após a montagem da moldura, uma mansarda de qualquer configuração:

  • impermeabilizado;
  • isolado;
  • revestido com material de cobertura.

Interessante! Construir uma casa de blocos de cerâmica: características e benefícios

As juntas entre as telhas das encostas do próprio telhado e as paredes da janela são fechadas com tiras de encosto para vedação. Em seguida, o frontão é revestido, no qual é equipada uma abertura de ventilação com grade.

Dicas úteis

Ao elaborar desenhos e montar janelas de águas-furtadas nos telhados de arranha-céus, é necessário cumprir certos padrões. Para casas particulares, não é necessário cumprir os requisitos de GOST e SNiP para o arranjo de tais estruturas. Mas ainda vale a pena levá-los em consideração.

GOSTs

Acredita-se que:

  • a janela da mansarda não deve estar localizada a menos de 1 m da saliência, da cumeeira, da última treliça do sistema de treliças - ao violar esta regra, você pode enfraquecer o telhado;
  • a distância entre as mansardas adjacentes deve ser de pelo menos 80 cm - uma violação fará com que a neve se acumule entre as casas no inverno.

Quantas janelas fazer no sótão

De acordo com o GOST, a área de todas as águas-furtadas no telhado do sótão deve ser de pelo menos 14% da área do piso.Só neste caso é possível conseguir uma boa iluminação do sótão. Mas, ao mesmo tempo, a área das janelas não deve ultrapassar a metade da área do piso.

Janelas trapezoidais são um importante elemento estrutural do telhado de uma casa. Não vale a pena negligenciar o seu arranjo, embora tornem o telhado mais caro. Sem tais estruturas, a vida útil do telhado será significativamente reduzida.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC