A moda das tradições orientais de vez em quando rola pelo mundo. No entanto, existem aqueles que não são influenciados por ele e são um firme adepto do Oriente em tudo, desde comida e filosofia até arquitetura. Como o telhado chinês é organizado, se pode ser equipado em uma sala residencial ou despensa por conta própria - mais adiante neste artigo.
O edifício, erguido no estilo da arquitetura do Extremo Oriente, pode ser distinguido de longe e à primeira vista.
O principal motivo são os característicos telhados chineses (que acabaram migrando para o Japão), com cantos suavemente curvos. Para um não especialista, esta forma de cobertura é absolutamente original e original.
Embora, após um exame mais detalhado, seja possível encontrar análogos na tradição arquitetônica européia - são os chamados telhados de enxaimel ou "holandeses". Eles se distinguem por uma quebra em ângulo e pela ausência de uma dobra reversa das nervuras.
Assim, aparentemente para a classificação ocidental, o desenho do telhado chinês não é uma revelação, mas um quadril com inclinação quebrada (onde diferentes partes das encostas têm uma inclinação diferente), ou meio quadril, se empenas ou águas-furtadas são instalados em duas inclinações opostas.
No entanto, isso é verdade apenas para a forma do telhado, uma vez que as estruturas de suporte na Europa e na Ásia diferem drasticamente. Assim, antes de construir um telhado de estilo chinês, é necessário determinar se ele repetirá absolutamente o design original - ou apenas o imitará.
A primeira opção é muito mais complicada e, de fato, requer a construção de todo o edifício de acordo com o cânone chinês. Enquanto a imitação é relativamente fácil de implementar usando as soluções de design usuais.
CONSELHO! Nem todo material de revestimento é adequado para telhados curvos. O telhado tradicional em estilo chinês nas casas pobres era coberto com casca de cipreste, telhas ou bambu, nas casas ricas com telhas de barro. Agora faz sentido usar materiais betuminosos macios - material de euroroofing, telhas ou - vários tipos de revestimentos de chapa metálica.
Diferença de abordagens

A maneira mais fácil de explicar a diferença é com o exemplo de vigas suspensas:
- braçadeira
- perna de viga
- avó
- sopro
- barra de suporte
- aparador
- parafuso
- sobreposição
Neste projeto, o puff funciona para quebrar - não permite que as vigas se separem e explodam as paredes de suporte. A carga principal do telhado é suportada pelos suportes.
Em contraste, os suportes chineses não têm telhados em princípio, e a carga é transferida através de sopros horizontais B e C diretamente para suportes verticais (pilares, pois na tradição oriental paredes de suporte de carga, devido ao seu material - bambu, papel, argila crua , não foram arranjados).
E os puffs aqui funcionam para dobrar. Considerando que os troncos de bambu eram os mais usados para esses fins, não é de admirar que os cantos do telhado se dobrassem naturalmente para cima, especialmente sob o peso das telhas.
Mais tarde, essa forma entrou no cânone e foi usada mesmo quando se usavam materiais mais duros.
Como você pode ver, a tradição européia aposta na distribuição de cargas em uma forma triangular, enquanto o Oriente prefere um retângulo.
Com base no exposto, podemos deduzir as seguintes características que um telhado “clássico” de estilo chinês possui:
- Estrutura de quadro, onde todas as cargas são distribuídas apenas no plano horizontal e vertical
- cantos revirados
- As saliências do telhado são colocadas muito além do perímetro das paredes externas do edifício para proteger as paredes da chuva e o interior da luz solar excessiva
- O telhado tem uma inclinação muito acentuada no topo, cujo ângulo diminui bastante na parte inferior.
- Para descarregar a precipitação do telhado, é utilizada uma parte das saliências localizadas entre as nervuras dos cantos.
- Muitas vezes, existem soluções multicamadas
especificidade japonesa

Embora no Japão você também possa encontrar um telhado de "tipo chinês" - no entanto, historicamente, o telhado de estilo japonês ainda não tinha curvas de canto e geralmente se distinguia por sua simplicidade de construção.
Aqui, as decorações arquitetônicas típicas da arquitetura continental praticamente não eram usadas, tudo estava sujeito ao bom senso.
No entanto, tradições culturais, clima e ambiente semelhantes contribuem para a semelhança da arquitetura em outros aspectos - o sistema de estrutura, o telhado com inclinação variável, a tendência a soluções de várias camadas.
Uma nuance separada que os telhados historicamente japoneses têm é sua leveza especial, explicada pela ameaça constante de terremotos.
telhado de vários andares

Os edifícios religiosos no Japão, na China e em toda a região circundante eram tradicionalmente altos e tinham vários andares.
Ao mesmo tempo, o desenho da cobertura do pagode depende muito da região, da religião da população e da época. A princípio era o mais simples possível, as camadas eram separadas apenas por uma cornija estreita.
Essas estruturas eram construídas em pedra e tinham uma força monumental. Mais tarde, os chineses começaram a construí-los em madeira, devido à facilidade de sua extração e processamento.
Graças a isso, o telhado do pagode adquiriu cantos curvos característicos e também passou a ser ricamente decorado com vários elementos decorativos.
Características da construção do telhado oriental
CONSELHO! Como são necessárias paredes suficientemente grossas para a zona climática do norte e geralmente são feitas para suportar cargas, não faz sentido copiar a estrutura chinesa em suportes, é muito mais fácil e econômico usar vigas comuns. A exceção são as estruturas de estrutura, onde o peso de qualquer telhado repousa sobre suportes verticais.Vale a pena prestar atenção aos projetos em enxaimel - eles estão mais próximos das formas de cobertura desejadas.
Opções possíveis de como construir um telhado chinês:
- Copie o projeto original do edifício em todos os detalhes, "desde a fundação até o cume"
- Instale a treliça do formato desejado com apoio nas paredes
- Com a ajuda de elementos decorativos, dê a forma característica apropriada ao telhado em vigas suspensas comuns
- Recuse soluções de madeira e faça estruturas de suporte dobradas a partir de vigas metálicas mais flexíveis e tecnologicamente avançadas
- Construção de acordo com todos os cânones históricos e vigas do telhado- a solução não é muito prática e faz sentido para aqueles para quem uma correspondência exata com o original é mais importante do que possíveis custos e inconvenientes. Essa casa será menos durável do que uma construída com tecnologias modernas, exigirá isolamento e fortalecimento das paredes.
- Complexo sistema de treliça de telhado de casa, que não carrega carga funcional - essa é uma complicação adicional do trabalho de instalação do telhado e seu aumento de preço. Mas o telhado será quase idêntico ao chinês natural
- O uso de elementos decorativos - patins, patins, etc. - uma maneira muito econômica que permitirá criar uma aparência bastante próxima da desejada. Ao mesmo tempo, o proprietário do edifício pode organizar as estruturas restantes sem quaisquer restrições. O único inconveniente é que nem todas as formas podem ser alcançadas usando a decoração.
- A estrutura de suporte de metal é bastante cara e é mais difícil embainhá-la com materiais de cobertura. Mas ao usar ligas leves, o formato do teto pode ser qualquer um e a resistência será muito alta.
CONSELHO! Se o edifício for inequivocamente planejado no estilo oriental, o telhado japonês custará menos que o chinês, pois a principal dificuldade do projeto são justamente as arestas curvas das nervuras do telhado, e nesta opção você pode prescindir delas. Além disso, a escolha de materiais de revestimento está se expandindo.
Os telhados no leste foram dispostos de acordo com as características naturais e culturais locais, e eles lidaram bem e continuam a lidar com essa tarefa.
Porém, antes de fazer um telhado chinês em sua casa russa, você deve pesar todos os prós e contras: como vai se adequar ao clima local, será prático (por exemplo, em termos de remoção de neve), quanto vai custar , e o que ele dará em troca.
Se os argumentos "para" superarem - você pode pegar os catálogos de arquitetura e começar a projetar.
O artigo te ajudou?