Os etnoestilos estão se tornando cada vez mais procurados, à medida que mais e mais pessoas se libertam dos estereótipos que lhes são impostos pela sociedade e pela educação. Eles se cercam ansiosamente de itens de decoração originais, se esforçam para implementar ideias de interiores incomuns. Portanto, muitas pessoas preferem solicitar um teto extensível para criar um interior original, que pode ser feito em qualquer formato e cor. O uso de estilos étnicos é uma das principais tendências da última década, que se tornou uma tendência sustentável.
Estilos populares:
- russo (o chamado rural),
- Escandinavo,
- francês, conhecido como estilo provençal,
- Africano,
- Oriental.
Ao mesmo tempo, os orientais são subdivididos em direções étnicas indianas, marroquinas e outras coloridas. Separadamente nesta série é japonês.
No desenvolvimento de tais projetos, muitas vezes recorre-se ao uso de estruturas tensionadas.Em muitos casos, o sistema de tensão é a solução ideal.
Acredita-se tradicionalmente que tetos esticados para estilos étnicos precisam de decoração. Isso geralmente é verdade, mas há muitas reservas sobre isso. A principal delas é a necessidade de manter um equilíbrio razoável para não ir a extremos, tornando o teto muito colorido. Se o interior tiver muitos fragmentos autênticos - ornamentos nas paredes e móveis, itens de decoração específicos tradicionais para uma determinada cultura, você não deve saturar demais o teto com elementos cativantes. Tal requisito está relacionado com o fato de que a sala corre o risco de se transformar em uma pilha insípida de "árvores atrás das quais a floresta não é visível". E para um interior rico em elementos decorativos, recomenda-se um teto tenso de dois níveis em cores extremamente calmas.
Em alguns casos, a melhor solução em um dos estilos étnicos é uma construção branca de um nível. Mas, ao mesmo tempo, a frase “construção branca” deve ser entendida não como uma solução em um tom clássico de branco como a neve, mas como sua implementação.
Tons básicos:
- branco cremoso,
- branco bege,
- branco leitoso, etc.
Apenas um teto tenso de nível único sem decoração em um dos tons de branco, os designers geralmente preferem apresentar:
- no interior japonês, montando lâmpadas nele alinhadas com o nível do tecido elástico. Lâmpadas para tais estruturas de tensão são usadas dependendo de qual é o propósito da sala e qual é a intensidade e direção desejadas dos fluxos de luz;
- com sabor africano;
- para quartos em estilo egípcio;
- em estilo marroquino, complementando-o tradicionalmente com um grande lustre central ricamente decorado com muitos chifres.
Se as paredes da sala forem lisas ou não supersaturadas com uma abundância de cores e padrões, e as formas e cores dos móveis forem mais ou menos contidas, é recomendável fazer tetos tensos com impressão de fotos. Nessa qualidade, digamos, um ornamento sustentado em cânones étnicos, tomado como base, é bom.
Outra ideia quase ganha-ganha são os padrões florais e desenhos em um tecido elástico. Por exemplo, é bom cercar um lustre localizado no centro da sala com um padrão floral. Ou você pode representar animais simbólicos ao redor do perímetro da tela. A propósito, esta é uma opção muito boa para o estilo africano. Nesse caso, pode-se usar, por exemplo, uma imitação de pinturas rupestres como base para um desenho em tela.
Quanto à textura das pinturas do teto, o fosco é mais adequado para interiores em estilos étnicos, independentemente de ser tecido ou PVC para montar a estrutura. Isso significa que se você decidir usar a 2ª opção, precisará dar preferência a um filme com baixo efeito reflexivo.
O artigo te ajudou?