Corte de espuma: métodos e ferramentas

Quanto melhor a espuma cortada, menos migalhas.
Quanto melhor a espuma cortada, menos migalhas.

Cortar espuma não parece ser uma tarefa difícil, mas para fazê-lo com cuidado é preciso ter habilidade e conhecer alguns segredos. Como e com o que cortar espuma em casa e como fazer você mesmo uma máquina para simplificar esse trabalho? Agora vou te contar!

Corte de isopor

Na foto - um exemplo de corte decorativo de espuma.
Na foto - um exemplo de corte decorativo de espuma.

O escopo da espuma de poliestireno é muito amplo. A partir deste material são feitas peças para modelagem de aeronaves, é utilizado na fabricação de brinquedos e móveis, dele são recortadas letras tridimensionais ou elementos escultóricos para publicidade, etc. Estamos interessados ​​​​em uma área muito específica - a construção.

tipos de corte

Na construção, o plástico esponjoso é usado como aquecedor de telhados, paredes, pisos, tetos, fundações e outras estruturas. Na grande maioria dos casos, o isolamento térmico consiste em placas de poliestireno expandido, que são vendidas em lojas e possuem tamanhos padronizados.

Na construção, são utilizadas chapas padrão do mesmo tamanho, que são cortadas no local.
Na construção, são utilizadas chapas padrão do mesmo tamanho, que são cortadas no local.

Durante a instalação das chapas, elas precisam ser constantemente cortadas, e aqui são possíveis as seguintes opções de corte:

  1. Longitudinal. Isso se refere ao caso em que você precisa cortar uma folha de espuma ao longo de seu plano, por exemplo, em duas partes. Por exemplo, para fazer duas folhas de 25 mm de espessura de uma folha de 50 mm de espessura: nem uma faca nem uma serra ajudarão aqui;
  2. transversal. Quando for necessário cortar um pedaço da forma desejada de uma folha, ou seja, você cortará perpendicularmente ao plano da própria folha. Nesse caso, você pode usar uma faca, serra e outras ferramentas semelhantes;
O cortador de espuma é adequado para corte transversal em linhas retas.
O cortador de espuma é adequado para corte transversal em linhas retas.
  1. através. Muitas vezes é necessário fazer furos na camada de isolamento térmico para a entrada de um cabo elétrico, tubulação ou outras comunicações. Com alguma habilidade, você pode se virar com uma faca, mas existem ferramentas mais eficazes sobre as quais falarei;
Furos lisos podem ser feitos usando um tubo.
Furos lisos podem ser feitos usando um tubo.
  1. encaracolado. É usado quando a borda da folha precisa ser cortada de acordo com um padrão claramente definido com linhas curvas e um perfil complexo. Aqui, uma faca comum não funcionará e você precisará de uma ferramenta especial.
Leia também:  Qual isolamento é melhor para um telhado de mansarda: 6 melhores opções
A máquina para corte figurado de polyfoam.
A máquina para corte figurado de polyfoam.

Ferramenta de corte

Na foto - uma faca térmica para corte preciso de espuma.
Na foto - uma faca térmica para corte preciso de espuma.

O corte de isopor pode ser feito com uma variedade de ferramentas. Mais popular:

  • faca de construção. Durante o trabalho de isolamento, uma faca é mais usada para cortar folhas. Pode ser uma faca de construção, papelaria ou sapato. O principal é que esteja bem afiado. A faca é cuidadosamente desenhada ao longo da linha de corte, não é necessária pressão forte. Se a folha não for cortada, ela está quebrada ao longo do slot;
Uma faca de construção é a ferramenta mais comum para processar espuma.
Uma faca de construção é a ferramenta mais comum para processar espuma.
  • serra. Para cortar chapas grossas, é conveniente usar uma serra para metal ou madeira com dente fino. Serras especiais vendidas para espuma;
É conveniente cortar folhas grossas de espuma com uma serra.
É conveniente cortar folhas grossas de espuma com uma serra.
  • fio de nicromo. Um pedaço de fio fino de nicromo é aquecido pela passagem de uma corrente elétrica através dele. Fixado de certa forma e esticado, um barbante quente corta a espuma como manteiga;
Um fio de nicromo quente é o que você pode usar para cortar a espuma para que ela não se esfarele.
Um fio de nicromo quente é o que você pode usar para cortar a espuma para que ela não se esfarele.
  • faca térmica. Na verdade, trata-se de um ferro de solda, cuja ponta é feita em forma de lâmina de faca. A lâmina aquece e corta perfeitamente qualquer plástico, inclusive espuma;
Uma faca térmica quente cortará qualitativamente a espuma.
Uma faca térmica quente cortará qualitativamente a espuma.
  • Raio laser. O isopor pode ser cortado com laser. Essa tecnologia é utilizada na produção de elementos escultóricos ou na produção em larga escala para corte das mais diversas formas.
O corte a laser de espuma de plástico é usado principalmente na produção.
O corte a laser de espuma de plástico é usado principalmente na produção.

Na construção, o corte de formas retilíneas é mais frequentemente necessário, o que a faca pode manusear muito bem. Uma termo-faca é ideal neste caso.

Se você precisar de corte longitudinal em espessura, uma corda de nicromo é mais adequada.

Como fazer um cortador de fio de nicromo

A máquina para corte longitudinal de chapas em espessura.
A máquina para corte longitudinal de chapas em espessura.

Como cortar isopor na espessura? Essa questão geralmente surge diante do construtor quando é necessário dissolver a folha de isolamento e torná-la mais fina. Para esses fins, um cortador de fio de nicromo é adequado.

O preço do fio de nicromo é baixo.
O preço do fio de nicromo é baixo.

A ideia da máquina é bem simples: um barbante é puxado sobre um tampo de mesa feito de papelão ou compensado, por onde passa uma corrente. A corda é colocada horizontalmente na altura desejada, aquecida pela corrente e corta a folha, que o cortador move ao longo da mesa.

Fazer essa máquina com suas próprias mãos é bastante simples:

Leia também:  Como isolar o telhado por dentro com as próprias mãos
Imagem Descrição
table_pic_att149096027815 Fazendo uma bancada. Escolhendo uma placa para a bancada. Pode ser compensado grosso ou MDF, uma placa sólida, por exemplo, uma porta de armário ou tampo de mesa.
Apertamos os pregos. Prendemos pinos de aço roscados nos cantos de nossa mesa. Para fazer isso, fazemos furos e inserimos âncoras neles, que fixamos com porcas.
Saltos no verso. No verso do tampo da mesa, preenchemos os calcanhares das tábuas. Eles são necessários para que as pontas das vigas não fiquem apoiadas no chão e a estrutura fique nivelada. Além disso, será possível passar fios sob o tampo da mesa.
primeiro fio. Conecte o primeiro fio ao pino. É melhor enrolá-lo na âncora sob a arruela, soldar e apertar com uma porca.
segundo fio. Da mesma forma, conectamos e apertamos o segundo fio com uma porca.
Furos nas arruelas. Pegamos duas arruelas que são colocadas livremente nos pinos. Fazemos furos, conforme mostra a foto.
Afiação de arruela. Em frente aos orifícios ao longo da borda interna do orifício na arruela, afiamos. Isso é necessário para que a arruela se encaixe exatamente nas ranhuras da rosca e não se mova ao longo do pino.
table_pic_att149096029316 Primavera. Colocamos as arruelas nos pinos e colocamos os orifícios no interior. Passamos o final da primavera para um deles. Qualquer mola de aço de tração, como uma mola em forma de concha, servirá.
Prendendo o fio na mola. Amarramos um fio de nicromo na extremidade livre da mola e medimos a distância até o pino oposto. Deixamos uma margem de 30-40 cm e cortamos o excesso.
tensão da corda. Inserimos uma chave de fenda na ponta da mola e a esticamos. Com a segunda mão, passamos o fio pelo orifício da arruela e o amarramos em um ajuste de interferência.
Selecionamos uma fonte de energia. É melhor usar um transformador abaixador, que fornece uma saída de 6-12 V com uma intensidade de corrente de 6-10 A. Carregamento de baterias de carro, fonte de alimentação para computador, transformador de TV antiga são adequados .
Colocamos o fio esticado em altura. Para fazer isso, você pode usar um esquadro, régua ou fita métrica.
Ligamos a máquina na rede. Conectamos os fios de alimentação provenientes dos pinos às saídas do transformador. Aplicamos tensão ao nosso cortador e esperamos 10 segundos para que a linha aqueça.

corte. Pegamos uma folha de espuma e a conduzimos ao longo da bancada. O fio vai cortar pedaços da espessura que precisamos, que definimos anteriormente, da folha.

Cortar isopor com fio quente produz fumaça venenosa. Use um respirador e trabalhe em uma área bem ventilada.

Conclusão

Acho que agora você entende como e como a espuma é cortada. Existem diferentes formas e ferramentas, escolha a que mais se adequa ao seu caso particular. Para entender melhor o tema, assista ao vídeo deste artigo e tire suas dúvidas nos comentários.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC