Cômodos como varanda e loggia costumam ser usados de maneira errada, tornando-os uma toutinegra para guardar suas coisas. Se você equipar adequadamente a loggia, poderá criar um quarto aconchegante em seu apartamento a partir dela. Neste local poderá fazer um mini jardim, um escritório, bem como uma zona de lazer. Para realizar essas ações, é necessário combinar a loggia com a sala, seguindo algumas regras.
Qual é a diferença com uma loggia e uma varanda
Muitas pessoas acreditam que loggias e varandas são a mesma coisa, mas não são. Nas varandas, ao contrário das galerias, existem paredes salientes do próprio edifício, bem como uma vedação. A loggia é a própria parte do edifício, que fica dentro da casa, sem sair, e por isso tem pelo menos três cercas. Existem também algumas nuances nessas coisas.
A varanda, juntamente com a loggia, é uma parte real do edifício, pelo que a varanda suporta menos peso, ao contrário da loggia, pelo que muitas vezes é necessária autorização para combinar a loggia com a divisão. Também é possível combinar varanda com quarto, mas isso é muito difícil e muitas vezes muitas pessoas desistem dessa atividade. Ao combinar uma varanda com uma sala, obtém-se uma bela e espetacular sala.
Espaço utilizável adicional
Antes de fazer essa mudança no apartamento, você precisa descobrir todos os prós e contras dessa permuta. A princípio pode parecer que ao combinar instalações não residenciais haverá apenas vantagens, mas não é assim:
- A área de estar aumentará;
- O apartamento em si vai custar mais do que antes;
- Muitas ideias de design podem ser concretizadas;
- É preciso muito dinheiro e tempo para preencher toda a papelada;
- Leva muito tempo para desmontar as paredes e o vidro.
A complexidade da própria reestruturação depende da estrutura da casa. Por exemplo, em muitas casas de tijolos existem apenas paredes portantes, por isso, ao desmontar a parede sob a janela perto da porta da varanda, você terá que fazer projetos especiais para fortalecer a própria abertura. Em muitas casas de bloco, é um grande problema obter consentimento para combinar uma loggia com uma sala. Isso se deve ao fato de que a própria laje, que sustenta a loggia, é a estrutura mais importante entre as lajes da parede, sem a qual tudo pode simplesmente desabar. Nesses casos, é preciso começar a fazer um projeto de planejamento, que irá considerar a presença de paredes sob a janela, além de vencê-la em forma de mesa.
Quando a loggia é isolada, fica mais confortável, mas também menor.É por isso que, se a loggia não for muito grande, você deve pensar nesse planejamento. Muitas vezes, o planejamento pode ser bastante econômico. Por exemplo, você pode instalar as chamadas janelas francesas. Essas portas com dobradiças e vidros fecharão completamente a varanda e ficarão lindas e espetaculares, graças às quais a loggia parecerá cada vez mais larga, o que visualmente dará mais espaço. Vale sempre lembrar da vistoria habitacional e da gestão arquitetônica, onde você precisará aprovar seu projeto antes de colocar mãos à obra.
O artigo te ajudou?