O próprio mezanino é considerado uma das subespécies do guarda-roupa embutido, que fica suspenso, quase no teto da sala, principalmente da cozinha. É permitido tocar no mezanino ao reformar um apartamento ou quarto, pois muitos proprietários gostariam que o cômodo parecesse mais espaçoso, pelo menos externamente. Mas há uma questão importante que interessa a quem decide demolir mezzanines - é possível demolir, sem aprovação ou não?
Como coordenar a disposição dos mezaninos no apartamento?
No que diz respeito à coordenação da disposição dos mezaninos nos apartamentos, podemos dizer o mesmo que sobre a instalação de guarda-roupas embutidos comuns.Se durante a construção não for planejado cortar ou demolir paredes de forma alguma, nada precisa ser acordado com o BTI. O mesmo se aplica às inspeções habitacionais. Caso esse gabinete já tenha sido instalado e o proprietário esteja preocupado com a legalidade dele, a resposta é a mesma - você não precisa se preocupar. Como se o mezanino for instalado em uma área residencial sem violar seu layout, as portas não foram ampliadas ou as paredes foram destruídas, nada de ilegal é observado em tal instalação.
Mezanino e remodelação das instalações
Redesenvolvimento significa que o arranjo das instalações e o layout que já existe no momento serão alterados de alguma forma. Em resultado da remodelação do apartamento, a situação será diferente face à registada na documentação técnica das IPV. No caso de, durante o trabalho de reparo, quaisquer instalações individuais indicadas nos documentos BTI serem afetadas ou completamente removidas, isso será considerado uma reurbanização.
Essas coisas precisam ser acordadas. Instalações separadas são:
- quartos (residenciais e não residenciais);
- salas de cozinha;
- salas sanitárias;
- despensas;
- corredores;
- Móveis embutidos.
Quartos, corredores e banheiros - claro. No entanto, as coisas são um pouco diferentes com móveis embutidos. Móveis embutidos incluem não apenas armários localizados ao longo das paredes. Roupeiros e despensas, assim como mezaninos - também pertencem aos móveis embutidos. No entanto, nem todos eles são refletidos nos documentos de IPV. Os mezaninos não são indicados nos planos.Então, o que fazer com os mezaninos se o redesenvolvimento for planejado? É possível considerar que a requalificação está sendo realizada se os mezaninos forem desmontados ou, ao contrário, montados?
É permitido demolir o mezanino sem aprovação?
O mezanino refere-se ao tipo de móvel embutido, um pequeno armário que é montado próximo ao teto. Esse design geralmente está disponível inicialmente em apartamentos residenciais, mas nem todos os proprietários os usam. Por causa disso, os proprietários geralmente decidem desmontá-los. Mas nem todo mundo sabe se isso se aplica ao redesenvolvimento ou não. Nesse caso, podemos voltar ao fato de que os mezaninos não são indicados nos documentos de IPV. Portanto, tudo o que acontece com eles também não será fixado neles. Consequentemente, cada proprietário do local pode com calma, sem se preocupar em infringir a lei, demolir ou erguer um mezanino em seu apartamento.
O artigo te ajudou?