Construir um sótão é uma das maneiras mais bem-sucedidas e econômicas de aumentar o espaço vital de uma casa. Pensando em como fazer um telhado de mansarda com as próprias mãos, você precisa sintonizar imediatamente o fato de que o processo é bastante trabalhoso e complicado.
Construir uma casa com sótão ou reformar um prédio antigo construindo um sótão é uma ótima maneira de expandir o espaço da casa. O quarto do sótão pode ser usado para uma variedade de propósitos.
Por exemplo, pode fazer aqui um escritório ou um ginásio para desporto.Ou equipe aqui um quarto adicional para os hóspedes, plante um lindo jardim de inverno, faça uma sala de jogos para crianças.
Em uma palavra, cada um decidirá por si mesmo como usar os metros quadrados adicionais. Além disso, o sótão pode decorar o exterior da casa.
Elaborando um projeto
Você não deve iniciar a construção sem ter um projeto detalhado do sótão.
Negligenciar esta etapa da obra fará com que durante a construção possam surgir dificuldades intransponíveis, cuja eliminação exigirá investimentos significativos. Então, como calcular o telhado de mansarda?
Em primeiro lugar, é necessário analisar o layout do edifício a ser convertido. É necessário determinar o tamanho e a forma da estrutura futura, planejar elementos adicionais - janelas, varanda, etc.
Ao planejar, deve-se orientar pelos requisitos dos códigos de construção, em particular SNiP 2.08.01-89. Por exemplo, muitos planejadores privados, por algum motivo, muitas vezes esquecem o requisito de que a interseção da parede da fachada e a linha do telhado esteja em um nível não superior a 1,5 metros do nível do campo.
Projetar a localização desta linha acima é estritamente proibido.
Ao escolher as opções de mansarda e criar um projeto, os seguintes fatores devem ser considerados:
- geometria do telhado;
- Assegurar o trabalho conjunto dos sistemas de engenharia do sótão e pisos principais;
- Material para a construção da casa e pormenores do sótão. O principal requisito na escolha de materiais para a construção de sótãos é o seu baixo peso.
- materiais de cobertura utilizados.Assim, sótãos com telhados fortemente inclinados requerem maior atenção à seleção de material para impermeabilização, proteção térmica e cobertura.
Com esses fatores em mente, o projeto é desenvolvido. O telhado da mansarda pode ser de um ou dois níveis, apenas empena ou empena com uma silhueta quebrada. Existem muitas opções de projetos.
Naturalmente, é extremamente difícil para um não especialista entender todas as nuances e fazer um projeto competente. Portanto, esta etapa do trabalho é desejável para realizar sob a orientação de um designer profissional.
Montando a estrutura de treliça

As treliças de caibro são o elemento principal do telhado de mansarda. Portanto, ao responder à questão de como fazer um telhado de mansarda corretamente, a ênfase principal deve estar na montagem competente dessa estrutura de suporte.
É extremamente importante que o sistema montado seja forte e confiável, por isso terá que suportar não apenas o peso do telhado, mas também as influências externas - vento, neve, chuva.
Assim, no cálculo e na elaboração de um projeto, não só se tem em conta o tipo de materiais de construção que se pretende utilizar, mas também as condições climatéricas da zona onde se vai construir a casa.
Via de regra, a madeira das coníferas, na maioria das vezes larício e pinheiro, é utilizada para a fabricação de caibros. Nesse caso, o teor de umidade do material preparado não deve exceder 22%.
Uma condição importante é a impregnação preliminar dos componentes de madeira das estruturas com compostos que permitem protegê-los de:
- fogo;
- infestação de fungos;
- Infestações de insetos.
Para esses fins, são utilizados compostos retardadores de chama e anti-sépticos.
As vigas podem ser:
- Inclinado;
- Pendurado.
Se a primeira opção for selecionada, as vigas em uma extremidade ficarão apoiadas na parede de suporte através do Mauerlat (viga de suporte). A segunda extremidade fica em um rack ou corredor.
Na cumeeira do telhado, as extremidades das vigas são conectadas com pregos sobrepostos ou usando matrizes suspensas.
Conselho! Os racks são instalados em vigas de suporte de carga se o piso for de madeira. Se lajes de concreto armado forem usadas para pisos, os racks podem ser colocados em qualquer local conveniente.
Ao fixar o Mauerlat em alvenaria de tijolo (concreto de espuma ou gás), uma camada dupla de material de cobertura é colocada entre a madeira e a parede. O Mauerlat é fixado na parede por meio de pinos ou tampões anti-sépticos, que são instalados durante a construção da parede.
Para garantir a estabilidade do sistema, é utilizada a instalação de contraventamentos e escoras diagonais. E para evitar a deflexão, uma barra transversal horizontal é montada.
Se a casa tiver uma largura grande, é mais lucrativo usar vigas suspensas, que são unidas por um elemento adicional - um sopro.
Deve ser lembrado que o desenho do telhado do sótão requer um cálculo preciso. É inaceitável construir sistemas de treliças, focando na experiência prática existente sem fazer os cálculos necessários.
Recentemente, as construtoras passaram a utilizar, além dos elementos de madeira, os metálicos na fabricação de sistemas de treliças.
Tal decisão pode ser justificada, porém, deve-se lembrar que devido à diferença na condutividade térmica do metal e da madeira, podem ocorrer deformações graves.Além disso, na montagem desses sistemas, é extremamente importante realizar uma impermeabilização completa nas junções de elementos metálicos e de madeira.
Isolamento do sótão
O próximo passo para resolver o problema de como montar um telhado de mansarda é isolar o telhado e protegê-lo da penetração de umidade externa.

O sótão precisa de isolamento de alta qualidade, pois tem muita área de contato com o meio ambiente.
Na maioria das vezes, a lã mineral é usada para isolamento. Este material fibroso possui excelentes propriedades isolantes e permite criar uma camada densa.
Mas para que a lã mineral permaneça seca, ela deve ser protegida da penetração de umidade, tanto de dentro quanto de fora da sala. Para isso, são utilizados filmes de membrana especiais.
Os mais altos requisitos são impostos à qualidade do isolamento do piso do sótão, especialmente quando se trata de construir uma casa projetada para ser usada durante todo o ano.
Como regra, um dispositivo de sótão envolve o uso da seguinte estrutura multicamadas:
- A primeira camada é o interior. Isso pode ser drywall, folhas de compensado ou outro material de folha que forma o teto no sótão.
- A segunda camada é um filme de barreira de vapor;
- A terceira camada é lã mineral ou isolamento similar;
- A quarta camada é um filme impermeabilizante colocado de forma que a umidade possa escapar livremente;
- A quinta camada (externa) é a cobertura. Pode ser uma telha de metal, material de rolo macio, etc.
Refira-se que o isolamento do espaço do sótão inclui não só o fabrico competente da mansarda, mas também o isolamento da parede frontal da casa, bem como do piso.
É igualmente importante garantir ventilação suficiente do telhado da mansarda.
Isso protegerá as instalações da umidade e do crescimento de fungos nas paredes. Uma das condições para uma ventilação adequada é fornecer um espaço suficientemente grande entre a camada de isolamento e o telhado.
Conselho! A espessura do espaço de ar entre a superfície do telhado e o isolamento deve ser de 2,5 a 5 cm, dependendo do tipo de material de cobertura usado.
instalação de janela
Ao construir um sótão, um ponto importante é a instalação de janelas.
Existem duas opções possíveis aqui:
- Instalação de janela vertical;
- Instalação de janela inclinada ou inclinada.
A primeira opção é mais complexa, pois requer a instalação de um sistema de treliças separado para acomodar cada janela. A segunda opção de instalação é mais fácil de executar.
Além disso, ao instalar janelas inclinadas, mais luz entrará na sala, tornando mais fácil resolver o problema de iluminação.
Acredita-se que para atingir o nível ideal de iluminação e microclima no sótão, é necessário que as janelas ocupem cerca de 12,5% de toda a superfície das paredes.
Na fabricação de janelas de sótão, é utilizado um tipo especial de vidro, capaz de suportar fortes ventos e cargas mecânicas. Porém, mesmo com um forte impacto, esses vidros não se quebram com a formação de fragmentos, mas se desfazem em grânulos que não possuem bordas afiadas que podem causar ferimentos.
conclusões
Como pode ser visto acima, a construção do sótão e a instalação do telhado exigem não apenas altos custos de mão de obra, mas também uma abordagem profissional.
Portanto, é necessário estudar cuidadosamente as questões teóricas da construção deste elemento da casa e não deixar de consultar especialistas tanto na fase de elaboração do projeto quanto na fase de construção.
O artigo te ajudou?