Iluminação da cozinha: regras e características

A cozinha é um dos lugares mais importantes do apartamento para muitos, principalmente para as donas de casa. Para torná-lo confortável para cozinhar e estar nele, é muito importante pensar no design certo. E antes de tudo, cuide da iluminação. O humor e a saúde dependem diretamente da correção da intensidade da luz escolhida. Vamos descobrir quais opções de iluminação existem e qual é a melhor escolha dependendo das condições da sala.

Características do planejamento de iluminação na cozinha

Todas as áreas da cozinha usadas com frequência devem ser adequadamente iluminadas. É bom que muita luz natural entre na sala durante o dia. Mas à noite você também precisará.Ao projetar a iluminação, é importante escolher a intensidade certa das luminárias, não deve ser brilhante, não causar desconforto aos olhos e, ao mesmo tempo, não ofuscar. A iluminação escolhida deve estar em harmonia com o resto do interior da cozinha e, idealmente, ecoar a sala de estar. Não é necessário torná-los iguais, mas uma forte diferença será evidente. Na iluminação da cozinha, o uso simultâneo de lâmpadas de teto, parede, spot e LED dá bons resultados.

iluminação de teto

A luz na cozinha é dividida em superior e inferior. É impossível prescindir do superior, e o inferior é instalado à vontade para comodidade adicional. A luz superior é dada classicamente por uma lâmpada com lustre. Mas esta é uma opção um pouco desatualizada, geralmente não fornecendo iluminação suficiente. Principalmente se a cozinha for grande. A decoração de um designer profissional pode corrigir um pouco essa situação, permitindo iluminar visualmente o espaço.

Para isso, tons especiais são escolhidos em móveis e interiores, talvez até elementos de dispersão de luz. Mas é melhor, se possível, instalar luzes embutidas no teto. Têm uma série de vantagens: não roubam espaço em altura e iluminam melhor. Luz inferior adicional pode ser organizada com a ajuda de lâmpadas LED em locais onde é especialmente necessário. Por exemplo, ao lado de uma geladeira ou de uma jarra com água potável.

Leia também:  Vale a pena comprar uma máquina de lavar louça em uma cozinha apertada

Iluminação da área de trabalho

A bancada onde você cozinha na maioria das vezes precisa de uma boa iluminação. Alguns conjuntos de móveis de cozinha estão ainda disponíveis com iluminação embutida para esta área.Mas você mesmo pode organizar essa iluminação. Basta perguntar a alguns mestres, pois o custo desse serviço costuma ser inflado. Mas também não vale a pena economizar muito, lembre-se que os profissionais devem lidar com a parte elétrica e fiação.

Com a iluminação certa em harmonia com o interior, a sua cozinha ficará acolhedora e agradável para todos os familiares e convidados. E o trabalho de cozinhar em casa não parecerá muito cansativo.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC