Tentando criar um interior em estilo eclético, vale a pena entender duas coisas: você precisa combinar o incongruente e fazê-lo com elegância e bom gosto. Tal design inclui dois ou mais estilos heterogêneos, às vezes até diametralmente opostos, por exemplo, clássico e moderno. Ao mesmo tempo, tal “mistura” deve parecer o mais orgânico possível, para que os outros não tenham dúvidas de que tudo foi tão refinado, original e concebido.
cores ecléticas
Tentando projetar uma sala neste estilo, você precisa harmonizar estilos diferentes o máximo possível. Uma boa solução seria escolher um fundo de cor neutra para a sala que não "interfira" em outros elementos da decoração. Acentos brilhantes também devem ser escolhidos, combinando-os entre si na sombra. Em geral, qualquer cor é aceitável no ecletismo.Para a base, escolha tons pastel ou branco - bege, marfim, creme e assim por diante. Você pode diluir esses tons com azul suave, rosa, cinza, bordô e outras cores mais perceptíveis.
É importante entender que apesar do caráter democrático do ecletismo, todas as tonalidades devem se adequar de maneira ideal, além disso, não se deve incluir mais de 5 cores no interior.
Importante! Não use contrastes muito nítidos, especialmente em uma área grande. Isso levará ao fato de que a sala não será percebida como um todo e, portanto, violará o próprio princípio do ecletismo.
Características do estilo
O ecletismo tem as seguintes características:
- É importante observar linhas verticais estritas, enquanto os próprios cantos podem ser arredondados;
- É permitido o uso de molduras douradas nas quais podem ser inseridas pinturas e espelhos;
- Tapetes brilhantes, almofadas coloridas, móveis coloridos originais - tudo isso pode ser usado com moderação no ecletismo;
- Uma boa escolha para o piso seria o parquet;
- Como decoração, você pode usar pratos de cristal ou lustres;
- O mais importante é a combinação orgânica de história e modernidade, seu entrelaçamento lógico e natural.
A diferença entre o ecletismo e outros estilos é a concisão, limitando o supérfluo. Este é um projeto muito funcional. Ao mesmo tempo, pode ser pretensioso em ninharias, por exemplo, são vasos da forma original ou pernas cinzeladas incomuns ao lado do sofá.
A quais detalhes prestar atenção?
Muito do ecletismo moderno foi retirado do estilo Art Nouveau, que foi difundido no início do século XX. A primeira e mais importante coisa que ela adquiriu dele foi compacidade, funcionalidade e concisão.Ao escolher móveis e decoração, eles são guiados não por um estilo único, mas pelos tons iguais ou correspondentes. Harmonize o resultado com um fundo neutro. Ao mesmo tempo, os próprios objetos podem ter uma variedade de designs.
Não é necessário pensar em um plano complicado de 1000 pequenas coisas. Às vezes, o ecletismo "repousa" em um detalhe, em uma coisinha, graças à qual, por exemplo, rococó e moderno se misturam. Torna-se um destaque do interior e muda a percepção de toda a sala. Quanto mais original e incomum tal coisa for tecida no design principal, mais bem-sucedido todo o trabalho pode ser considerado.
O artigo te ajudou?