Quais áreas precisam ser devidamente planejadas para uma cozinha confortável

As cozinhas são exatamente os cômodos em que todos os habitantes da casa costumam se reunir. Eles levam comida neles, encontram convidados nas cozinhas. Mas, claro, o principal objetivo das cozinhas é cozinhar. Uma cozinha confortável não significa que seja apenas bonita, com móveis elegantes e muitos equipamentos de cozinha. O conforto da dona de casa na cozinha é criado por um zoneamento competente, dividindo-o em determinados locais com diferentes finalidades funcionais convenientes.

As principais regras do planejamento conveniente

Planejar uma cozinha não é tão fácil quanto parece. Há muitos fatores diferentes a serem considerados aqui. Entre os principais: o tamanho da sala, a localização no apartamento, a geometria da cozinha, a localização das comunicações, o número de pessoas que moram e alguns outros.Em geral, todos esses argumentos são levados em consideração antes mesmo da compra dos móveis, na fase de elaboração do projeto de design da cozinha. Existem certas regras que determinam o espaço correto e funcional da cozinha.

regra do triângulo

Os vértices de um determinado triângulo criado na cozinha são o fogão, a geladeira e a pia. São os locais mais utilizados na culinária e devem ser organizados de forma que a anfitriã despenda o mínimo de tempo e esforço para utilizá-los.

O comprimento do lado desse triângulo hipotético não deve exceder dois metros.

  1. Lavando. O primeiro passo é determinar o local de lavagem, pois água quente e fria são adequadas para isso. Esta é a área de atividade máxima na cozinha. A partir dela, como ponto de partida, inicia-se o cálculo e o planejamento dos locais para móveis e eletrodomésticos.
  2. O fogão é colocado de forma que haja algum espaço à direita e à esquerda dele, com pelo menos 40 cm de tamanho. Não é recomendável colocar o fogão próximo à janela e à pia, assim como não pode colocá-lo em uma esquina. Deve estar a pelo menos meio metro das portas da varanda. Acima do fogão, via de regra, são instalados exaustores de cozinha, que devem estar acima dele a uma altura de pelo menos 60 cm.
  3. A geladeira deve ser posicionada de forma que sua porta, ao ser aberta, não interfira na movimentação do ambiente. Por via de regra, coloca-se em um canto do triângulo de trabalho. Importante: devemos lembrar que o refrigerador não deve ser colocado próximo a radiadores de aquecimento central. Isso pode levar ao aumento do trabalho e falha rápida.
Leia também:  Apostas online no boxe: vantagens e desvantagens

Todos os outros itens são colocados na cozinha no turno seguinte, após determinar o local do triângulo de trabalho. Móveis grandes não devem ser colocados na área de trabalho. Nesse caso, diminuirá significativamente. Os armários da cozinha devem ter um número suficiente de gavetas que possam armazenar todos os utensílios de cozinha e, em particular, itens que raramente são usados.

Essas gavetas devem ficar próximas ao chão, mas não muito baixas. A altura dessas caixas deve ser tal que você não precise se abaixar para colocar ou tirar algo de lá.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC