Medições precisas podem ser feitas usando uma fita métrica de metal. Nesse sentido, será muito mais eficaz do que uma fita centimétrica. Para calcular corretamente o comprimento necessário das cortinas, os seguintes parâmetros devem ser levados em consideração:
- comprimento da cornija;
- coeficiente de esplendor, ou seja, quanto o material leva no estado montado;
- a alocação de vários centímetros de reserva para processar os lados.
A cornija é considerada montada corretamente se for 20 a 25 centímetros mais longa em todos os lados da abertura da janela. Com tal instalação, para obter a máxima iluminação possível da sala, as cortinas podem ser afastadas para revelar toda a janela.
Tirando medidas
Para determinar as dimensões ideais das cortinas, primeiro você precisa fazer medições. O primeiro passo é decidir a largura e o comprimento das cortinas futuras, e o restante dos parâmetros já dependerá delas.As medições devem ser iniciadas somente após a seleção e instalação da cornija desejada. Existem diferentes opções de cornijas, e se algumas são fixadas na parede, outras no teto, mas qualquer que seja a escolhida, seu comprimento deve ser necessariamente maior que a largura da janela. Se a instalação precisar ser feita em um quarto ou banheiro, então é permitido selecionar uma cornija para toda a largura da parede, o que por sua vez enfatizará bem a área da janela. Quanto às outras salas, a cornija também deve exceder a largura da abertura da janela, mas em 20 a 30 centímetros.
Isso é necessário para que, ao mover as cortinas, os raios do sol possam entrar com segurança na sala. Nesse caso, a única exceção é a cozinha, pois nela costumam pendurar cortinas translúcidas, e o comprimento da cornija muitas vezes não ultrapassa a largura da janela.
Importante! Se você precisar instalar uma cornija o mais rápido possível, deve-se dar preferência a um novo tipo de cornija. Sua característica é o comprimento ajustável. Isso significa que, se necessário, a cornija adquirida sempre pode ser alongada ou encurtada.
Antes de fazer as medições, será útil decidir quais cortinas você deseja comprar. Só que o comprimento e a largura do material desejado dependem diretamente do tipo de tecido, do número de camadas no produto acabado, bem como do tipo de fixação. Para medir a largura das cortinas, você pode usar uma fita métrica ou uma fita centimétrica macia. A medição neste caso deve ser realizada desde a primeira fixação até a última. A medição do comprimento da cortina deve começar na cornija ou nos fixadores selecionados.
Nuances nas medições
Normalmente um rolo de tecidos leves como organza, tule ou véu atinge uma largura de até 280 centímetros. Se a altura da cortina montada corresponder ao valor acima, ao comprar será fácil contar os metros corridos necessários. Quanto aos tecidos para cortinas, tudo é um pouco mais complicado devido às diferentes opções de largura dos rolos. Assim, os menores são 140 centímetros e os maiores são 300. Se o comprimento da cortina não ultrapassar a largura do rolo, a metragem é determinada da mesma forma que no caso de tecidos leves. Caso o comprimento da cortina exceda a largura do rolo, você terá que costurar vários pedaços de tecido para obter uma cortina adequada.
Vai custar mais. Em última análise, o número de telas necessárias também depende do fator de montagem e de qual padrão deve estar no material. As telas precisarão ser conectadas para que o padrão corresponda, e isso pode exigir centímetros adicionais de tecido. Quanto maior a estampa nas cortinas, mais metros você terá que comprar em relação à altura do padrão de repetição. E isso se aplica a todas as peças. Assim, por exemplo, se o comprimento das cortinas for de 5 metros e a altura do padrão for de 30 centímetros, o comprimento necessário do tecido será considerado da seguinte forma: 5 m + 30 cm * 2 = 5 m 60 cm.
O artigo te ajudou?