As cortinas japonesas são chamadas de cortinas para janelas de correr. Eles combinam com sucesso a beleza e o conforto das cortinas familiares com a funcionalidade das persianas. Eles apareceram no interior do nosso país há relativamente pouco tempo, mas imediatamente se apaixonaram pelos usuários domésticos. Eles também são chamados de cortinas de tela, cortinas de tela ou painéis de tecido).
Regras para fixação de cortinas japonesas
O trabalho de instalação é simples. Cornijas especiais para este tipo de cortinas são equipadas com guias, os chamados trilhos para movimentação conveniente de cortinas. Os movimentos são realizados manualmente, por meio de bengala, cordão e sistema automatizado.
Você pode colocar cores e texturas diferentes em uma cornija
Você também pode fixar a cortina japonesa na cornija de forma que precise de velcro e cabides especiais para presilhas de cortina. Não há nada complicado aqui: o velcro é costurado na parte superior do produto, é preso ao painel com a segunda parte da fita. Por meio de rolos, as cortinas se movem no plano da janela.
Escolha do tecido
Deve-se dar preferência a uma colheitadeira de algodão, cetim, tafetá, organza transparente. Não será um erro combinar texturas leves com densas ou escolher telas de materiais como:
- Bambu;
- Palha de arroz;
- Juta.
Para cozinhas, tecidos sintéticos ou mistos são adequados. Os materiais modernos encantam com uma abundância de texturas que não perdem a forma mesmo com lavagens regulares. Os tecidos para cortinas em estilo oriental são selecionados com base na funcionalidade da sala. O chique especial é considerado composições que combinam diferentes texturas. Por exemplo, um véu de luz com blackout será uma adição requintada à abertura da janela de um quarto e, para um hóspede ou estudo, você precisará de painéis transparentes que não bloqueiem a luz natural e espalhem suavemente os feixes de luz. Se você tiver habilidades básicas de costura, poderá costurar persianas de tecido você mesmo. Mas cornijas, perfis, clipes para fixadores, bem como velcro com pesos, terão que ser comprados em uma loja de ferragens. Pranchas serão necessárias para alinhar as bordas e manter a forma perfeita.
As principais vantagens das cortinas japonesas
As cortinas japonesas tornaram-se muito populares nos interiores modernos devido aos seus méritos. Além disso, trarão frescor e originalidade a qualquer ambiente. Não requerem acessórios adicionais.São simples e elegantes ao mesmo tempo. Listar as vantagens pode demorar, mas vale a pena prestar atenção nas principais:
- Facilidade de manutenção. O tecido é bem esticado, não há dobras, então praticamente não há poeira neles. A lavagem é realizada na máquina de lavar automática usual, não é necessário passar a ferro.
- Eles criam tecidos japoneses a partir de uma variedade de tecidos, densos e translúcidos.
- Mesmo costureiras iniciantes podem fazê-los, além disso, será necessário muito menos material para costurar, em comparação com as cortinas de janela comuns.
- A possibilidade de combinar cores e texturas. Para ajustar a iluminação e transformar o design, basta mudar a localização dos painéis.
- Versatilidade. Eles podem ser usados não apenas nas aberturas de janelas ou portas, mas também para substituir as portas de um armário, adequado para zonear o espaço.
As cortinas japonesas devem sempre ser bem apertadas ou perderão sua forma e atratividade.
O artigo te ajudou?