O que é uma placa de parquet e quais são suas vantagens no interior

A placa de parquet é um tipo relativamente novo de piso de madeira. Como a placa de parquet difere do laminado e do parquet e quais são suas principais características, descreveremos mais adiante.

Diferenças entre uma placa de parquet e uma matriz

A principal diferença é a sua estrutura. Uma placa maciça é uma placa de madeira sólida especialmente processada com uma camada decorativa artificial aplicada. É a camada decorativa que proporciona toda a variedade de cores e texturas. Pode ser claro ou preto, pode ser envernizado, áspero ou liso. Tudo depende apenas da camada superior, a base é uma tábua de madeira.É por isso que esse tipo de piso está incluído na classe dos pisos premium, pois custa muito mais do que o piso laminado.

Vantagens e desvantagens do piso em parquet

A placa de parquet tem uma estrutura multicamada. É composto por três camadas principais. A parte inferior, via de regra, é feita de madeira de coníferas e a parte superior de madeira nobre valiosa. Essas duas camadas são fixadas com um adesivo especial à base de poliuretano. As características desta composição são que ela não tem medo de temperaturas extremas, umidade e não contém componentes tóxicos em sua composição que podem ser prejudiciais à saúde, como linóleo ou outros revestimentos de piso baratos.

Fibras de madeira de diferentes camadas são dispostas umas em relação às outras estritamente perpendiculares. Esta condição garante maior resistência da placa de parquet. Se a primeira camada for colocada longitudinalmente, a camada superior deve ser colocada transversalmente e vice-versa, respectivamente. A espessura de cada camada de madeira é geralmente de 3 a 4 mm.

Benefícios do parquet

  • Preço. O comprador recebe um piso visualmente indistinguível de um array, mas a um custo menor. Como a camada superior da placa é feita de madeira cara, o que significa que é de boa qualidade, esse piso manterá sua aparência por pelo menos 20 anos.
  • Durabilidade. A vida útil média de uma placa de parquet é de 20 a 25 anos. Em parquet real, é necessário atualizar periodicamente o verniz e realizar a raspagem. Com uma placa de parquet, essas operações não são necessárias.
  • A vida útil média de uma placa sólida é de cerca de 50 anos, enquanto um parquet real feito de madeira cara pode durar vários séculos, como pode ser visto em edifícios históricos e castelos medievais. No entanto, como mostra a prática, um apartamento médio passa por uma grande reforma a cada 20 a 25 anos.É por esse período que a vida útil da placa de parquet é calculada.
  • Facilidade de colocação de soalhos. Esta placa é baseada no princípio do laminado mais comum e esse trabalho pode ser feito sem habilidades e treinamento especiais. Essas placas não são coladas à base de concreto, mas presas com travas especiais.
Leia também:  Quantas tomadas devem existir na cozinha e como escolhê-las corretamente

A placa de parquet pertence ao segmento de preço médio. Ao mesmo tempo, você pode economizar decentemente na colocação fazendo esse trabalho sozinho, sem a ajuda de especialistas.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC