Durante o transporte ou operação imprecisa, podem ocorrer amolgadelas nos móveis, é claro, a aparência dos móveis e as qualidades estéticas sofrem. Corrigir um defeito não é tão fácil, mas as propriedades especiais da madeira ainda permitem que isso seja feito.
Amassado em móveis de madeira
Os móveis devem ser de madeira maciça e não envernizados. Também é necessário levar em consideração a dureza das espécies de madeira.
- Um amassado em um material macio ajudará a eliminar a água comum. É necessário aplicar algumas gotas no amassado para que as fibras de madeira inchadas preencham o defeito.
- Rochas mais duras requerem exposição a altas temperaturas: umedeça a área danificada com água, aplique o pano úmido diretamente no amassado e passe o ferro por cerca de 15 segundos.É importante não exagerar aqui, senão a superfície do ferro vai danificar ainda mais os móveis, basta queimá-los. Não aqueça muito o ferro e use o aparelho ligado na tomada.
- Se o tratamento térmico não trouxer o resultado desejado, você pode colocar água na seringa com uma agulha e preencher o amassado resultante "injetando" diretamente no amassado. Isso fará com que as fibras fiquem salientes por dentro e alisem a superfície.
Se o defeito for pequeno, a cera salvará. Você pode encontrá-lo em lojas de ferragens. Normalmente é vendido em muitas variações de cores, o que permite escolher uma tonalidade que combine com os móveis danificados com bastante precisão. Se isso não for possível, você pode corrigir a cor usando uma caneta hidrográfica comum ou um marcador especial. Uma pequena quantidade de cera deve ser aplicada na espátula e espalhar suavemente sobre o amassado, evitando o contato com as bordas da espátula na superfície ao redor, caso contrário causará arranhões, o excesso deve ser removido.
A cera é talvez uma das formas mais eficazes e eficientes de restaurar os danos nas superfícies de madeira. Depois de usar a cera, a superfície provavelmente ficará como nova, mas se o dano ainda for visível ou houver saliências, deve-se lixar com lixa macia e trabalhar com muito cuidado para evitar atrito.
Restauração de superfícies de móveis envernizados
É muito mais difícil eliminar defeitos nos móveis se forem envernizados. Se o dano for pequeno, você pode preenchê-lo com verniz a óleo, é vendido em lojas de construção e reparos.Se após a primeira camada de verniz secar, a superfície ainda estiver irregular, será necessário repetir o revestimento. Quando o amassado estiver totalmente preenchido, a área coberta precisará ser lixada com lixa macia em movimento de polimento.
Se for difícil selecionar os materiais necessários ou realizar manipulações por conta própria, você deve recorrer à ajuda de especialistas. Eles irão restaurar a aparência original dos móveis.
O artigo te ajudou?