5 dicas para cuidar de móveis laqueados

Móveis lacados são frequentemente usados ​​​​para decoração de casa. Mas é muito difícil cuidar do revestimento: produtos de limpeza domésticos simples não podem ser usados, pois podem estragar o verniz e danificar o próprio móvel. Além disso, não use escovas e esponjas duras. O que fazer neste caso? Vamos considerar mais.

As principais características dos móveis lacados.

O brilho é relevante no interior. É por isso que o verniz é usado para criar um efeito semelhante. Para isso, os móveis do armário são limpos com lixa ou outro material e depois envernizados. Depois disso, a superfície deve ser polida com meios especiais. Devido à criação de brilho, brilho, os móveis tornam-se visualmente mais caros e o interior torna-se mais limpo e expressivo.

Mas existem alguns aspectos negativos de tais móveis:

  • Mesmo a poeira pequena é fortemente visível no revestimento;
  • A sujeira desse revestimento "atrai" fortemente;
  • A resistência ao estresse mecânico é baixa, pois mesmo um leve golpe pode deixar pequenas lascas e rachaduras.

Mas, para “remover” essas qualidades negativas, as dicas de cuidados certas irão ajudá-lo.

Regras básicas de cuidado

Para que o revestimento de verniz fique limpo e arrumado, você não deve usar formulações à base de sabão. Para remover pequenas manchas e poeira, você pode usar água e amônia. Você precisa diluir na proporção de 6 para 1. As manchas de água também costumam se formar em móveis laqueados. A opção de limpeza mais fácil é usar óleo vegetal. Ele precisa ser aquecido um pouco e, em seguida, adicionar cera a ele. Assim que estiver completamente dissolvido, é necessário aplicar a composição no revestimento do móvel. Para aplicação, use um tecido feito de materiais naturais. Por exemplo, linho.

Você pode usar tais composições - o uso de óleo automotivo e farinha (é melhor usar peneirado); perfume e óleo vegetal (a quantidade deve ser a mesma). Você pode usar terebintina, é misturado com óleo vegetal e bem misturado. A proporção é de 1 para 2. Depois de pronta a composição, aplicamos em móveis laqueados com material de lã. Em seguida, esfregamos com um simples pano seco ou úmido.

Leia também:  Quais áreas precisam ser devidamente planejadas para uma cozinha confortável

A cera de abelha é outro ótimo limpador. Permite não apenas limpar o revestimento, mas também criar proteção contra umidade e influências mecânicas. Se o verniz acrílico foi usado para móveis, é fácil limpar o revestimento. Você pode usar álcool, limpa-vidros.A amônia é frequentemente usada (deve ser diluída em água). Se as manchas forem gordurosas, você pode limpar a superfície com querosene ou terebintina. As manchas de água podem ser removidas das seguintes maneiras:

  • Esfregue a superfície com farinha de trigo. Depois disso, trate com óleo automotivo;
  • Adicione cera ao óleo vegetal quente e derreta-o. Em seguida, aplique a composição no revestimento de laca.

Os móveis lacados são sempre bonitos, adaptam-se a qualquer interior. Mas apenas o cuidado adequado ajudará a manter a aparência e a qualidade estéticas.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC