Ondulina - o que é isso? Muitos, mesmo aqueles que estão longe da construção civil, provavelmente já ouviram essa palavra. Alguém sabe que é um material de construção e alguém sabe que é um material para telhados. No entanto, nem todo construtor profissional conhece todas as sutilezas e propriedades desse material, mesmo aqueles que se deparam com sua colocação todos os dias.
Hoje vamos tentar preencher essa lacuna e falar sobre a ondulina e tudo relacionado a ela, com o máximo de detalhes possível.
Informações gerais sobre ondulina
Ondulina - o que é isso? Este é um material muito durável para coberturas, cuja garantia emitida pelo fabricante é de 15 anos, embora na prática a vida útil chegue a meio século.
Folhas material do telhado não contêm amianto, que ocorre na ardósia comum e é bastante prejudicial à saúde, e são feitos exclusivamente de materiais ecologicamente corretos.
O material passou na certificação obrigatória e recebeu uma conclusão higiênica e um certificado de incêndio.
A cobertura Ondulin é muito resistente a vários tipos de condições climáticas, é capaz de suportar calor extremo e geadas severas.
Além disso, o material lida bem com uma carga significativa de neve, desde que a caixa esteja devidamente arrumada.
De acordo com cientistas dos EUA e do Reino Unido que testaram coberturas de ondulina, elas são capazes de resistir a ventos de furacão de até 53 m/s, ao contrário de outros tipos de coberturas.
Vantagens da cobertura de chapa de ondulina

O revestimento Ondulin tem as seguintes vantagens inegáveis:
- Baixa absorção de água, que permite que mesmo uma pequena quantidade de umidade não passe para o espaço sob o teto, e também evita a destruição da estrutura da chapa com uma queda subsequente da temperatura abaixo de zero.
- Boa resistência às intempéries. O material não tem medo de chuva, neve, granizo, vento ou outras influências climáticas.
- Alta resistência ao impacto biológico na superfície foliar de fungos, bactérias e outros microorganismos.
- Fortaleza material de cobertura quando em contato com ácidos, álcalis, gases industriais e outros compostos químicos.
- Amizade ambiental. A água que flui do telhado onduline é adequada para regar plantas e beber animais.
E embora Andulin também seja chamado de Euroslate, ele tem uma relação bastante indireta com este último. É bastante fácil de cortar, não racha durante a pregagem, tem uma grande variedade de cores, é bonito e elegante, além de ser durável.
Conselho! Se o revestimento perdeu sua riqueza de cores após décadas de uso, você pode tentar pintá-lo. Porém, antes de pintar a ondulina com tintas acrílicas, vinílicas ou epóxi-vinílicas, é necessário preparar e preparar bem a superfície do revestimento.
A tecnologia de instalação e reparo da ondulina é um pouco semelhante à ardósia, a única diferença está nas características e composição dos materiais.
A composição da ondulina inclui resíduos perfilados da produção de papelão, altamente saturados com betume.
Recentemente, tornou-se um material de cobertura autossuficiente, embora tenha sido originalmente criado como um material para a reconstrução de telhados já existentes. As cores principais da ondulina são tons foscos de marrom, vermelho, verde e preto.
A composição da ondulina, sua tecnologia de produção, características técnicas e físicas e mecânicas
Agora considere como e do que a ondulina é feita. Para a fabricação de telhas de ondulina, são utilizados resíduos de papel, betume e componentes minerais.
Antes de iniciar a produção, as matérias-primas incluídas no composição da ondulina, sujeito a verificação do cumprimento de todos os requisitos.
No primeiro, chamado estágio "úmido", a pasta de papel é preparada a partir de resíduos de papel, limpos de detritos, que servirão de base para a folha de ondulina no futuro. Na segunda etapa, a etapa de secagem, a polpa é enviada para uma esteira, que lhe confere um formato ondulado e a seca.
A folha seca é cortada no comprimento, após o que é enviada para um departamento especial de impregnação, onde, sob a ação de alta temperatura e pressão, as folhas secas são totalmente impregnadas com betume e, a seguir, empilhadas em paletes.
Ondulina: de que é feito este material?
A impregnação com betume após a pintura do material é fundamental, pois essa é uma das principais diferenças entre a ondulina e os análogos - com a ajuda do betume, as chapas ficam protegidas da perda de cor.
A etapa final da criação da ondulina é a embalagem - as folhas são empilhadas e o palete é protegido por embalagem com filme retrátil para evitar danos mecânicos ao material antes de ser entregue aos pontos de venda.
A capacidade do transportador é de 1 folha em 4 segundos. Um ciclo completo de produção da folha leva aproximadamente 45 minutos desde o momento em que a pasta de papel entra no transportador até o empilhamento da folha fabricada em um palete.
Se considerarmos a ondulina com mais detalhes, a composição do material é a seguinte:
- fibras de celulose.
- Betume que sofreu uma limpeza profunda.
- Enchimento mineral.
- endurecimento da resina.
Agora considere quais parâmetros técnicos uma folha de ondulina possui:
- Comprimento da folha - 2000 mm.
- Largura - 950 mm.
- A espessura total é de 3 mm.
- Altura da onda - 36 mm.
Além disso, a ondulina - cujo peso da folha é de 6,5 kg, é uma das coberturas mais leves.

A seguir, vamos nos debruçar sobre as características físicas e mecânicas do material de cobertura:
- Carga de ruptura telhados de ondulina é 960 kgf/sq.
- O módulo mínimo de elasticidade da ondulina é 3.940, o máximo é 8.160 kgf/m2.
- Condutividade térmica a uma temperatura de 35 graus - 0,19 Kcal / mhoC, a 40 graus 0,20 Kcal/mhoC, a 50 graus - 0,195 Kcal/mhoCOM.
- A resistência térmica da folha é de até 110 graus. Ao mesmo tempo, o material de cobertura não perde suas propriedades, mantém sua elasticidade e forma.
- O valor de isolamento acústico da ondulina é de 40 dB.
- O material resiste a 25 ciclos de congelamento e descongelamento em água sem alterar sua aparência e mantendo a integridade de sua estrutura.
Áreas de aplicação da ondulina
As folhas onduladas de onduline são amplamente utilizadas para cobrir casas de campo e casas particulares. Como o material é muito leve, é conveniente usá-lo para cobrir telhados antigos, mesmo sobre metal e ardósia.
Ao mesmo tempo, praticamente não há carga adicional no sistema de treliças do telhado.
Através da utilização deste sistema, não é necessário abrir os espaços interiores e expô-los ao risco de influências atmosféricas.
Conselho! Ondulin deve ser escolhido entre os distribuidores oficiais da empresa com o mesmo nome, pois eles poderão oferecer toda a gama de produtos necessários para cobrir o telhado.
Aparência estética, facilidade de instalação e flexibilidade tornaram a ondulina bastante popular ao cobrir telhados, pavilhões comerciais, cafés, vários toldos, marquises e outros edifícios e elementos semelhantes.
Coberturas leves para edifícios comerciais pré-fabricados são o caminho a seguir.

As folhas de ondulina também se dobram bem ao longo da onda. Se o raio de curvatura do plano curvo for de 5 m ou mais, folhas de material podem ser usadas com segurança para cobri-lo.
Para os fãs da aparência dos ladrilhos, que não aceitam custos extras, com a ajuda da ondulina e de uma tecnologia especial de assentamento, pode-se criar um ladrilho de ondulina tão macio, surpreendentemente semelhante a um revestimento de ladrilho real.
Para isso, as folhas de ondulina são cortadas em tiras de 50 cm de comprimento e colocadas em uma caixa cujo passo é de 30 cm.
O sistema ondútil de placas de ondulina é uma forma de utilizar o material como substrato para ladrilhos. Esse substrato torna o piso de ladrilho mais avançado tecnologicamente, ao mesmo tempo em que reduz significativamente o risco de vazamento.
As folhas de ondulina são utilizadas não apenas para coberturas, mas também como revestimento de superfícies verticais, por exemplo, para criar cercas ou uma tela à prova d'água.
Agora você sabe o que é a ondulina, como pode ser usada e quais as vantagens que tem.
Quase ninguém duvida do Prof. a adequação deste material como telhado, e temos certeza de que você, tendo testado este material na prática, não será uma exceção.
O artigo te ajudou?