Uma das opções de cobertura que você pode equipar em pouco tempo é um telhado de ondulina: você pode equipar esse telhado com suas próprias mãos, mesmo sem o envolvimento de especialistas terceirizados.
E isso significa que você pode não apenas economizar muito, mas também controlar a qualidade do trabalho - e no final obterá um telhado bonito, durável e confiável.

Algumas palavras sobre ondulina
Ondulina como material de cobertura
Antes de descrever o dispositivo do telhado da ondulina, é necessário entender - o que é ondulina?

De acordo com sua estrutura, a ondulina é uma espécie de ardósia feita de material flexível. A base da ondulina é uma massa orgânica impregnada com betume.
Para garantir a ondulina (e, portanto, o telhado dela) resistência à água e alta resistência, a impregnação é realizada em uma câmara de alta pressão, aquecendo o betume a uma temperatura de 120 - 140 graus.
A composição da ondulina inclui:
- Base de fibra de celulose
- Carga (componente mineral)
- Resinas para aumentar a resistência térmica da ondulina
- Pigmentos de natureza mineral (corantes)
A base de fibra orgânica utilizada proporciona uma textura de superfície única que distingue a ondulina - um telhado feito deste material tem uma aparência muito apresentável e mantém sua beleza original por muito tempo.
Ondulina: benefícios
Os telhados de ondulina são bastante populares tanto nos países da UE (o que é compreensível, porque foi na Europa que a ondulina foi introduzida no amplo mercado da construção em massa) e no nosso país.
Essa popularidade da ondulina é explicada por suas excelentes características:
- Teto telhados ondulin permite obter um telhado praticamente impermeável. O fato é que a ondulina, feita de acordo com a tecnologia, é caracterizada por absorção de água quase nula e, mesmo quando molhada por muito tempo, não absorve umidade.
- Além disso, a ondulina é altamente resistente aos efeitos da temperatura: tolera igualmente bem o calor e o frio.Além disso, com mudanças bruscas de temperatura (por exemplo, durante a primeira geada), a ondulina não apresenta tendência a rachar, ao contrário de alguns outros materiais de cobertura.
- Apesar de a ondulina ser baseada em matéria orgânica (na maioria das vezes é celulose), a ondulina é biologicamente inerte. Graças à impregnação betuminosa, a ondulina não é danificada por bactérias, fungos e também não interessa aos insetos carpinteiros. A resistência química da ondulina também é suficiente - a maioria dos ácidos e álcalis usados na vida cotidiana não a danifica.
- Uma vantagem importante que justifica a instalação de uma cobertura de ondulina para edifícios industriais é a sua resistência ao óleo.
Além de todos os itens acima, a ondulina é resistente à radiação ultravioleta (não muda de cor mesmo após vários anos de operação) e também possui uma pequena massa. O último argumento é muito importante se você cobrir o telhado com ondulina por conta própria. Você não apenas economizará energia ao levantar a ondulina até o local de instalação, mas também poderá usar caibros mais finos com menor capacidade de carga.
Como você pode ver, existem argumentos suficientes a favor do uso da ondulina. A seguir, consideraremos a própria tecnologia de arranjo de um telhado com esse material.
Instalação de um telhado onduline
Preparando para instalação
Na verdade, instalação de telhado o uso de ondulina não difere da instalação de um telhado de ardósia; no entanto, ainda existem algumas nuances que devem ser levadas em consideração.
Então vamos começar com a instalação. Para começar, é necessário calcular a ondulina no telhado - ou seja, determine quantas folhas de ondulina você precisa comprar.A maneira mais fácil de calcular o volume de ondulina necessário para compra é usar um programa de calculadora especial.
Via de regra, esses programas podem ser encontrados nos sites dos fabricantes de ondulina, mas, além deles, há um número suficiente de aplicativos semelhantes. Se você está consertando um telhado de ondulina, tudo é muito mais simples: você precisa comprar exatamente quantas folhas precisar para a substituição.
Após o cálculo e a compra da ondulina, você pode prosseguir com o trabalho de instalação.
Observação! Ondulin pode ser montado apenas sob certas condições. A maioria dos fabricantes recomenda a instalação de ondulina em temperaturas positivas (de 0 a 30 graus).
Isso se deve ao fato de que no frio a ondulina se torna quebradiça por fratura: um telhado de ondulina já colocado não sofre com isso, mas ao manipular uma folha de ondulina, e principalmente ao quebrá-la com um prego, existe o risco de um rachadura.
- A ondulina é fixada à caixa por meio de pregos com tampas de formato especial. A taxa de consumo de fixadores para coberturas de ondulina para uma ondulina padrão de dez ondas é de 10 pregos para a parte superior da folha e 10 para a parte inferior.
- Para inclinações suaves do telhado (até 10 graus), montamos uma caixa contínua de compensado resistente à umidade sob a ondulina. Em encostas com maior inclinação, é permitido equipar uma caixa esparsa de uma barra e, quanto maior o ângulo da inclinação, menos frequente é a inclinação da caixa.

- A tecnologia de cobertura do telhado com ondulina não prevê a obrigatoriedade da aplicação de impermeabilizantes.No entanto, é melhor “exagerar” e colocar uma camada de hidro e barreira de vapor em cima da caixa. Especialmente - se houver um sótão aquecido ou sótão sob o telhado.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Colocação e fixação de ondulina
Após a colocação da impermeabilização, os preparativos podem ser considerados completos. É hora de passar a colocar as folhas de ondulina e consertá-las.

Observação!
A ondulina devido à estrutura da base de celulose tem a propriedade de "esticar".
No entanto, é impossível colocá-lo bem em qualquer caso, caso contrário, como resultado de deformações de temperatura, o telhado definitivamente vazará!
- Durante a instalação, separamos as folhas de ondulina - de modo que as juntas da linha horizontal fiquem opostas a todas as partes das folhas da linha adjacente.
- A sobreposição da ondulina durante a colocação depende da inclinação: se o ângulo da inclinação for inferior a 10 graus, fazemos uma sobreposição vertical de 30 cm ou mais e uma sobreposição lateral em 2 ondas. Para encostas de maior declividade, é permitida uma redução de sobreposição de até 20 cm e uma onda, respectivamente.
- Fixamos a ondulina em “ziguezague”: a parte inferior é fixada em cada onda, após o que, alternando ondas, cravamos pregos alternadamente nas partes superior e média.

Observação!
Se for utilizada uma caixa de perfil de metal galvanizado para o telhado, fixamos a ondulina não com pregos, mas com parafusos de metal com broca e tampa de formato especial.
A instalação é concluída com a fixação das tiras e patins da cornija.

É de acordo com esta tecnologia que o telhado é coberto - a ondulina neste caso é um dos materiais mais adequados para um mestre inexperiente.Portanto, mesmo que você nunca tenha encontrado trabalho de telhado antes, não se desespere - mas tente seguir estas instruções com a maior precisão possível.
O artigo te ajudou?