
A instalação do tipo faça-você-mesmo de papelão ondulado para telhados permite, com custos financeiros mínimos e em um tempo bastante curto, obter um telhado que não apenas pareça aceitável, mas também forneça proteção eficaz contra a precipitação. Peso relativamente pequeno, resistência mecânica e resistência à corrosão das chapas onduladas as tornam bastante versáteis.

Portanto, basta estudar cuidadosamente a tecnologia e aplicá-la na prática com habilidade suficiente.Neste artigo, revelarei os principais aspectos da cobertura com esse material, começando pela forma como é feita a caixa para papelão ondulado e terminando com a tecnologia de instalação de uma chapa metálica perfilada.
O que precisamos para trabalhar?
materiais

Naturalmente, a primeira questão a que se deve prestar atenção é a seleção do próprio material de cobertura. Para o dispositivo do telhado, uma variedade de marcas de chapas perfiladas são adequadas, variando de C8 - C21 a C44 ou H60.
Naturalmente, para a construção do telhado de uma casa pequena, é melhor usar um material leve com espessura de 0,5 a 0,7 mm e uma altura de ondulação relativamente pequena, enquanto para instalações industriais é desejável usar os modelos mais maciços disponíveis .


Além da folha de perfil, precisamos:
- elementos adicionais feitos de metal perfilado - vales, patins, tiras de canto, final e cornija, forros para paredes adjacentes, etc.;
- barras e tábuas de madeira com seção de 30x100 mm para uma caixa esparsa;
- madeira compensada ou placa de fibra orientada com espessura de 15 mm ou mais - para uma caixa contínua;
- membrana impermeabilizante;


- fita de vedação (universal e especial, com saliências para papelão ondulado);
- parafusos auto-roscantes para montagem da caixa;
- parafusos auto-roscantes especiais para papelão ondulado.

Além disso, deve-se ter em mente que o papelão ondulado possui alta condutividade térmica. Portanto, ao usar este material para coberturas, será altamente desejável isolá-lo.
Como isolante térmico, prefiro usar painéis de cobertura especiais à base de fibra mineral - embora sejam bastante caros, retêm perfeitamente a energia térmica em ambientes fechados.

Ferramentas
A automontagem de um telhado de metal envolve o uso de um conjunto de ferramentas especialmente selecionado.
Meu kit de ferramentas inclui:

- mordedores elétricos;
- bico para broca para cortar metal;
- tesouras manuais para metal para corte preciso e formação de pequenos entalhes;

Lembre-se de que é impossível cortar uma chapa perfilada com uma retificadora - quando o disco gira, o metal esquenta muito, o que leva à destruição do revestimento protetor tanto na parte externa quanto na interna da chapa perfilada . Como resultado, quando em contato com a umidade atmosférica, a corrosão se desenvolve nas áreas onde foram realizadas podas.
- uma serra para madeira para trabalhar os detalhes do caixote;
- grampeador de construção;
- faca para cortar materiais isolantes de calor e hidro;
- chave de fenda com bico para cabeça de parafuso auto-roscante "corrugado";
- um conjunto de ferramentas de medição - um nível longo, fita métrica, linha de prumo;
- ferramentas manuais - vários martelos, alicates, cinzéis, etc.

Relembro ainda que na cobertura é aconselhável proteger-se contratando um seguro de deslocação na cobertura.
A ferramenta é melhor usada nos bolsos de um cinto especial - portanto, a probabilidade de cair e se tornar inutilizável (ou causar ferimentos a uma pessoa que passa abaixo) será mínima.

base do telhado
Algumas palavras sobre térmica e impermeabilização
Como observei acima, apesar de uma série de vantagens objetivas, o papelão ondulado também apresenta desvantagens - em particular, suas características de isolamento térmico e acústico são puramente simbólicas.
É por isso que, ao construir um telhado de chapa perfilada, ele é adicionalmente isolado:

- No vão entre as vigas, painéis de material isolante de calor - lã mineral ou análogo - são colocados por dentro. O poder de isolamento térmico é determinado pelo desempenho térmico do projeto, mas pelo menos 75 mm devem ser colocados sob o papelão ondulado.

- Por dentro, a lã mineral é coberta com uma membrana de barreira ao vapor e fixada com barras transversais - uma contra-rede. Essas barras não apenas fixam o isolamento no espaço entre as vigas, mas também fornecem uma abertura de ventilação.
- O forro do espaço sob o teto é montado na contra-treliça: pode ser feito de forro, compensado, OSB, drywall resistente à umidade, etc.

- Do lado de fora, colocamos uma membrana impermeabilizante nas vigas (altamente desejável - permeável ao vapor).Estendemos a membrana horizontalmente, passando da cumeeira até o beiral, com sobreposição obrigatória. Com uma inclinação do telhado de 30 graus ou mais, a sobreposição mínima é de 100-150 mm, com uma inclinação de 12 a 30 graus - 250 mm. A membrana é fixada com grampos de aço galvanizado ou pregos especiais com cabeças largas.

Para uma conexão mais confiável, colo as juntas das placas de impermeabilização com fita adesiva, o que evita que a água escorra.
Cálculo dos principais parâmetros da base
O próximo elemento importante do telhado é a caixa. A capacidade de carga de uma chapa perfilada (especialmente modelos de alto perfil) é bastante alta, mas ainda assim, o cálculo exato da caixa para papelão ondulado é muito importante.
O tipo de fundação e a inclinação dos elementos de suporte determinam a rigidez do revestimento e, se o projeto não for escolhido corretamente, existe o risco de o telhado “brincar”, dobrando sob a força do vento e do próprio peso. Como resultado, o aperto será violado principalmente nos pontos de fixação - e daqui não está longe de vazamentos.

O melhor é escolher a etapa ideal da caixa para papelão ondulado de acordo com a tabela abaixo:
Tipo de papelão ondulado | Espessura, mm | Inclinação do telhado, graus | Passo de torneamento, mm |
C-8 | 0,5 | 15 anos ou mais | sólido |
C-10 | 0,5 | até 15 | sólido |
15 anos ou mais | 300 | ||
C-20 | 0,5 – 0,7 | até 15 | sólido |
15 anos ou mais | 500 | ||
C-21 | 0,5 – 0,7 | até 15 | 300 |
15 anos ou mais | 650 |
Na grande maioria dos casos, a caixa é feita de tábuas de 30x100 mm ou vigas de 50x50 mm. Ao instalar uma base sólida, é usado compensado resistente à umidade com espessura de 15 mm ou mais ou um material com capacidade de carga semelhante.
Com base nos dados obtidos no passo do papelão ondulado, realizamos cálculos: por exemplo, se precisarmos terminar a inclinação do telhado com dimensões de 3 x 5 m com uma caixa com passo de 500 mm, então precisamos de pelo menos 7 barras de cinco metros da seção desejada.
Além disso, não se esqueça da remoção do telhado (saliência horizontal do telhado fora da empena) e da saliência - uma saliência vertical fora da parede. Portanto, o valor final será um pouco maior.

Vale a pena descobrir inicialmente qual comprimento de madeira está disponível e já fazer cálculos para eles. Uma coisa é se for possível encomendar barras de seis metros, e outra bem diferente se apenas painéis de três metros estiverem disponíveis e, quer queira quer não, eles terão que ser unidos.
O estoque de material para a caixa deve ser de pelo menos 15 - 20%. Isso nos permitirá não nos preocupar em aparar e encaixar as peças no tamanho.
instalação de torneamento
O processo de preparação para a instalação da caixa é bastante simples:
- Para o trabalho, selecionamos o material descrito na seção anterior. As tábuas e vigas mais utilizadas são as de pinho, abeto, lariço (em algumas regiões esta madeira tem o preço mais acessível), faia, etc.

- Antes de comprar, certifique-se de verificar a qualidade do material. É aconselhável construir uma caixa de madeira com um teor de umidade não superior a 18 - 20%. Grandes rachaduras, danos por brocas de madeira, podridão, nós, etc. também são inaceitáveis.
Não é necessário pagar a mais e comprar uma placa / viga articulada: a qualidade da superfície durante a instalação da caixa desempenha um papel secundário.Mas é preciso ficar atento à geometria - quanto mais lisas forem as peças, menos teremos que mexer, alinhando-as quando instaladas no telhado.
- Tratamos todas as peças de madeira com um anti-séptico indelével. Não vale a pena economizar no tratamento antibacteriano: 90% de todos os reparos de telhado com os quais tive que lidar foram causados \u200b\u200bjustamente pela falha da caixa devido à madeira podre.

O design da caixa é bastante simples:
- Nas extremidades das vigas preenchemos os suportes das vigas - barras com seção de 50x50 mm. Eles não apenas pressionam o material impermeabilizante, mas também formam o espaço de ar do telhado.

- Sob os suportes da viga, você pode colocar uma estrutura metálica especial - um conta-gotas. É colocado sob o material impermeabilizante e serve para drenar o condensado. O conta-gotas é anexado diretamente às vigas.

- Fixamos os elementos da caixa às vigas perpendicularmente, para instalação com pregos ou parafusos auto-roscantes. Fixamos a viga com um elemento no centro, a prancha com dois: superior e inferior. Essa abordagem permite compensar a carga, e a placa, fixada em dois pontos, não irá "hélice".

- O encaixe das peças é realizado apenas nas vigas. Nesse caso, a extremidade de cada viga é pregada com um prego separado, após o que os elementos são “conectados” com um suporte.
- Ao instalar a base para o telhado, controlamos a geometria de todos os detalhes: é desejável que as tábuas fiquem perfeitamente planas, com um desvio da horizontal não superior a 1-2 mm por 1 m. Para controle, é conveniente usar um cordão esticado.

- Na parte inferior da encosta, ao longo do beiral, instalamos a placa de base - ela deve ser mais espessa que as partes principais. Esta placa será usada como base para a prancha da cornija.
- A faixa da cornija pode ser fixada juntamente com os ganchos da calha.

- Nos vales, instalamos as faixas de vale inferiores, fixando-as na caixa.
telhados
Regras de instalação de folha perfilada
As instruções para prender chapas de metal perfiladas a uma caixa feita de tábuas, compensado ou madeira são fornecidas abaixo. É aconselhável seguir essas recomendações o mais próximo possível, pois depende de quão apertado o telhado ficará.

O principal fator que determina a sequência de nossas ações será o tamanho do material. A tecnologia de fabricação de papelão ondulado permite fazer peças cuja largura é igual à largura do telhado, para que você não precise unir as placas.
Se trabalharmos com chapas perfiladas de tamanho padrão, a instalação deverá ser realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Começamos a colocar as telhas na parte inferior da inclinação do telhado. Como regra, o canto inferior esquerdo é escolhido, pois assim podemos sobrepor de maneira ideal os sulcos capilares das placas adjacentes.

- Colocamos uma folha de material de cobertura na caixa, levando em consideração a saliência da empena e a saliência da cornija, alinhamos e fixamos com um parafuso auto-roscante.
Neste local, é desejável instalar uma fita de vedação que bloqueie o espaço sob as ondulações da chapa perfilada. A mesma fita também pode ser fixada nos pontos de contato com superfícies verticais, ao longo de vales, etc.
- Em seguida, colocamos mais duas ou três folhas na horizontal, cada uma das quais também fixada com um parafuso auto-roscante - apenas para que não caiam. Ao colocar as folhas, certifique-se de sobrepor a onda mais à esquerda na onda mais à direita da peça já instalada.

- Finalmente, alinhamos todos os detalhes e procedemos a corrigi-los. Para a fixação utilizamos parafusos auto-roscantes com furadeira, cabeça hexagonal e arruelas-juntas de neoprene. Quando o fixador é apertado, a gaxeta se autovulcaniza, garantindo assim a estanqueidade no local da perfuração do metal.

- Torcemos os parafusos auto-roscantes na parte inferior de cada segunda onda, ao longo da própria folha os fixadores são distribuídos em um padrão quadriculado (4 - 12 peças por m2). Ao mesmo tempo, é extremamente importante controlar a força de aperto: a tampa deve pressionar firmemente a arruela elástica contra o metal, mas ao mesmo tempo não dobrá-la.
Ao trabalhar com chapas com espessura superior a 0,5 mm, prefiro fazer as fixações por pré-furação (basta “passar” o metal e ir um pouco mais fundo na árvore). Ao mesmo tempo, escolho um diâmetro de broca um pouco maior que o diâmetro do parafuso auto-roscante: o aperto não sofre com isso, mas com a dilatação térmica do telhado ocorre muito menos tensão no ponto de fixação.

- O local da sobreposição também é fixado com parafusos auto-roscantes. É aconselhável usar fixadores longos que cheguem à base de madeira através da onda, mas se não for o caso, você pode se limitar à conexão usual.
Às vezes, é aconselhável conectar as folhas com rebites, mas esse é um processo tão trabalhoso que geralmente todos se limitam a parafusos auto-roscantes.
Junções e outros elementos do telhado
Depois que a inclinação é coberta com papelão ondulado, procedemos à instalação de peças adicionais:

- Ao longo do frontão, instalamos uma barra final, que deve cobrir uma onda da folha localizada na borda. A barra é presa à placa no final da caixa e ao papelão ondulado.

- Instalamos um patim de cima, que deve passar nas duas encostas. Descansamos o skate em uma prancha montada em uma borda e fixamos com parafusos autorroscantes. Para minimizar a perda de calor, colocamos uma vedação universal ao longo da aresta.

- Colocamos os vales superiores nas juntas dos planos.
- Cobrimos todas as junções da chapa perfilada com superfícies verticais com tiras de junção. No ponto de contato entre a prancha e a chapa perfilada, colocamos uma tira de material de vedação. É melhor prender a barra de junção ao papelão ondulado com um parafuso auto-roscante longo - ele atinge a caixa e fixa rigidamente toda a estrutura.

Conclusão
Sabendo por quais regras a caixa é montada sob a folha perfilada e como o próprio material de cobertura é preso à base, você pode cobrir independentemente o telhado de quase qualquer forma e área. Claro, é melhor começar com objetos simples, principalmente porque a princípio o vídeo deste artigo vai te ajudar, assim como as dicas que você pode obter fazendo uma pergunta nos comentários.
O artigo te ajudou?