A proteção contra raios de uma casa particular com telhado de metal ou qualquer outro material de cobertura é muito importante. A instalação adequada do circuito de proteção permite proteger o edifício de um incêndio resultante de um raio. O design da proteção contra raios é bastante simples e, portanto, você mesmo pode criar esse sistema. O que é necessário para isso e como instalar - contarei a seguir.

Elementos do sistema
Um raio em um telhado desprotegido de um edifício pode levar às consequências mais graves. Incêndios causados por tempestades não são incomuns, especialmente se o prédio afetado for feito de materiais combustíveis. É por isso que a presença de proteção contra raios ajudará você a salvar não apenas propriedades, mas também saúde e, às vezes, vidas.

O princípio de operação do circuito desviador de raios, instalado em residências particulares, é simples:
- O para-raios é responsável por captar a descarga elétrica. Geralmente é representado por uma estrutura metálica, localizada na cumeeira do telhado (às vezes indo para as encostas).
- A descarga atmosférica, captada pelo pára-raios, é transmitida mais adiante ao longo do circuito de transporte de corrente. Este circuito é feito de cobre, alumínio ou fio de aço. Ele conecta o pino receptor, cabo ou malha a uma estrutura de aterramento localizada no solo.
- Aterramento - um circuito de tiras ou hastes metálicas, que garante a descarga da descarga na espessura do solo. Como regra, ele é enterrado a pelo menos 0,8 - 1 m de profundidade no solo, o que fornece neutralização eficaz contra raios e aumenta o nível geral de segurança.
De acordo com este princípio, a chamada proteção passiva contra raios da casa é equipada. Não requer fontes de energia adicionais para o seu funcionamento.

Uma alternativa é um sistema de proteção ativa:
- A parte principal de tal sistema é um pára-raios ativo, que é montado pelo menos 1m acima do ponto mais alto do edifício (na maioria das vezes é uma chaminé).
- O dispositivo ioniza o ar a uma certa distância ao seu redor, o que permite interceptar raios com eficiência em um raio de até 100 metros.
- No futuro, a carga do raio, assim como no caso de um sistema passivo, é transmitida através de um circuito condutor de corrente para o sistema de aterramento.

A desvantagem de tal sistema é a necessidade de conectá-lo à rede elétrica, além de um preço bastante alto. Por outro lado, a eficiência dos dispositivos ativos é maior do que a dos dispositivos passivos, portanto, por exemplo, vale a pena gastar dinheiro em uma casa de madeira cara.
Os principais documentos que regulamentam a instalação de circuitos de proteção são:
- RD 34.21.122-87 "Instrução para proteção contra raios de edifícios e estruturas";
- SO 153-34.21.122-2003 "Instrução para proteção contra raios de edifícios, estruturas e comunicações industriais".
Instalação de circuito de proteção
Pára-raios de vários tipos
A proteção contra raios em uma casa particular pode ser montada de forma independente. Nesta seção, direi em que partes ele consiste e começarei com o mais importante - com um pára-raios.
É um elemento de metal que recebe o primeiro golpe e fornece retenção de carga. Assim, ao invés de causar danos, a energia do raio é redirecionada para o loop de terra.
O pára-raios pode ter um design diferente. Os tipos mais comuns vou descrever brevemente na tabela:

Tipos de pára-raios
Tipo | Peculiaridades |
Haste | O design mais simples adequado para um telhado de metal. O detalhe é um pino metálico de 1,5 a 2 m de altura, instalado verticalmente no ponto mais alto da cobertura.Via de regra, uma chaminé ou antena é usada para prender a haste, com menos frequência um para-raios é colocado em um suporte de madeira fixado na cumeeira. Para a fabricação, você pode usar materiais que estão sujeitos a oxidação mínima quando em contato com a precipitação - cobre, aço inoxidável, etc. A espessura ideal da haste redonda é de 12 mm ou mais. Se um tubo de metal oco for usado para montar o receptor, sua extremidade superior deve ser soldada ou enrolada. |
Corda | É um torso de metal ou arame montado em suportes de madeira acima da cumeeira. É permitido o uso de armação de suporte de metal, mas neste caso o próprio pára-raios é isolado dos suportes por meio de inserções de cerâmica.
Para telhados de madeira, a altura ideal de tensão do cabo é de 1 a 1,8 m da cumeeira, para telhados de material incombustível - de 10 cm. |
Reticulado | Para um telhado de telhas, uma malha de captura é a melhor opção para um contorno protetor. Ele é montado em uma crista e os condutores de descida conectados a um loop de aterramento comum partem dela por toda a superfície da encosta. |

O receptor de carga, especialmente o da haste, pode ser fixado não apenas na cumeeira do telhado, mas também em uma árvore que cresce nas proximidades. Ao mesmo tempo, a altura da árvore deve ser pelo menos 10-15 m mais alta que a casa, caso contrário o sistema não será suficientemente eficaz.

A árvore deve crescer a uma distância de 5 a 10 m da estrutura que estamos protegendo.
Existem duas maneiras de calcular se a estrutura protegerá toda a casa contra raios:

- A maneira mais fácil é traçar uma linha imaginária em um ângulo de 450 do ponto mais alto do pára-raios até o solo.Tudo dentro do círculo descrito por esta linha é protegido.
- Para um cálculo mais preciso, utilizamos a fórmula do raio de proteção R = 1,73*h, onde h é a altura do para-raios.
Instalação de pára-raios
O trabalho de instalação do circuito de proteção começa com a instalação da parte receptora. A sequência de operações aqui depende diretamente das características da estrutura do telhado, então aqui darei apenas as dicas mais gerais.

Vamos começar com o modelo de barra:
- Para capturar as descargas, usamos uma haste de metal com diâmetro de 12 mm ou mais ou um tubo com seção transversal de 15 a 20 mm. Você também pode comprar kits de proteção contra raios prontos da J Propster, GALMAR, etc.

- Primeiro, instalamos a cama, que servirá de base. O papel da cama pode ser alto chaminé, mastro de antena, etc. Também é possível fazer uma moldura separada de uma viga de madeira ou tubo de perfil, fixando-a firmemente na cumeeira e fortalecendo-a com chaves / estrias.
- Fixamos a haste de metal na estrutura por meio de soldagem ou com grampos. Pára-raios de um canto ou tubo perfilado podem ser aparafusados.
A versão a cabo é feita assim:

- Instalamos suportes verticais nas bordas da cumeeira. Para uma casa particular, uma altura de 1 m é suficiente.O passo de suporte ideal é de aproximadamente 1,5 m, o que minimiza a flacidez e o vento do cabo.
- Se os suportes forem de madeira, o cabo de captura pode ser preso a eles sem dispositivos adicionais. . Compramos isoladores cerâmicos para postes de aço.
- Entre os suportes puxamos um cabo com diâmetro de 6 mm.

A malha de proteção contra raios é montada tendo em conta os seguintes requisitos:

- A espessura ideal do condutor é de 6 mm ou mais.
- Nas interseções, os condutores são soldados ou conectados com acoplamentos especiais.

- Deve haver uma folga de pelo menos 20 mm entre o telhado e os elementos de captura. Para fazer isso, a grade é colocada em suportes especiais com base dielétrica.
Onde a malha estiver em contato com materiais combustíveis, a folga deve ser aumentada para 15 - 20 cm.

Após a montagem de qualquer pára-raios, é necessário verificar sua resistência elétrica. O valor máximo deste parâmetro é 10 ohms.
linha condutora

O próximo elemento, que inclui o circuito de proteção contra raios da casa, é o condutor de baixada:
- A base do condutor descendente é um fio com um diâmetro de pelo menos 6 mm. A seção transversal ideal do fio depende do material e é de pelo menos 16 mm2 para cobre, 25 mm2 para alumínio ou 50 mm2 para condutor de aço.
- O fio condutor de corrente pode ser conectado ao para-raios por meio de soldagem ou aparafusamento. Do meu ponto de vista, a fixação mais confiável será uma luva de fixação, que fornece uma fixação forte e um contato confiável.

- O condutor é baixado do telhado ao solo, fixando-o nas paredes ou tubos de descarga. Para a fixação mais simples, são utilizados grampos, mas hoje em vez deles podem ser adquiridos fixadores especiais.
Se o telhado for grande, os fios condutores devem descer a cada 25 metros.
- Ao colocar um fio condutor nas paredes e no telhado da casa, todas as voltas devem ser desenhadas na forma de arcos suaves. Isso é feito para minimizar o risco de uma descarga de faísca.

- Na fabricação deste elemento a partir de um metal sujeito à corrosão, é necessário proteger o condutor da umidade. Um canal de cabo ondulado regular é bom.
Ao projetar a atual rota de assentamento do duto, é necessário levar em consideração as contradições existentes. Por um lado, todos os regulamentos exigem que o condutor seja o mais curto possível. Por outro lado, é necessário colocar o contorno nos locais onde o risco de queda de raios é maior - ao longo de empenas, águas-furtadas, beirais de telhado, etc.

Loop de aterramento
O aterramento deve ser instalado a pelo menos 5 m da casa, caminhos, playgrounds, currais para gado e aves, etc. Para instalar o circuito, é aconselhável escolher um local com solo constantemente úmido, pois o escoamento atual não será tão eficaz em terreno seco.

Para montar o circuito, você pode adquirir um conjunto especial de tubos de metal e conectar elementos. Mas esse kit é caro, portanto, condutores adequados são geralmente usados \u200b\u200bpara o trabalho.
Este elemento de proteção contra raios faça você mesmo em casa é montado da seguinte forma:
- No local selecionado, delineamos os contornos da estrutura na forma de um triângulo equilátero com um comprimento de lado de 1,3 a 3 m.

- Ao marcar, cavamos trincheiras com cerca de 30 cm de largura e 80 a 120 cm de profundidade.
- Nos cantos martelamos eletrodos de aterramento - cantos de aço 40x40 mm ou tubos de metal com parede de pelo menos 3,5 mm.Para a conveniência de dirigir, cortamos uma extremidade do eletrodo de aterramento obliquamente e empilhamos uma placa de metal na outra.

- A profundidade de cravação é de 1,5 a 2,5 m, enquanto pelo menos 20 cm de um canto ou tubo deve permanecer acima do fundo da vala.
- Com tiras de aço, conectamos as partes superiores dos eletrodos de aterramento em um triângulo equilátero. Em vez de tiras de aço, pode-se usar fio de cobre com espessura de pelo menos 8 a 10 mm, aparafusado aos parafusos instalados nos eletrodos. Para evitar a corrosão, os parafusos no ponto de fixação são abundantemente lubrificados com graxa.

- Para conectar ao cabo de transporte de corrente, soldamos uma tira de aço ao triângulo, que trazemos para a superfície.
- Enchemos toda a estrutura metálica com sal (isso aumentará sua eficiência alterando a composição da solução do solo) e enchemos a vala com terra.
- Para a tira de metal trazida à superfície, prendemos o fio condutor de corrente do pára-raios com uma conexão aparafusada ou um acoplamento. Você também pode conectar o fio terra do painel elétrico aqui.

O loop de aterramento fornecerá neutralização efetiva até mesmo de uma descarga bastante forte. No entanto, durante uma tempestade, você não deve estar a menos de 4 m do ponto de aterramento, caso contrário, existe o risco de cair sob tensão de degrau.
Cuidados com o sistema
Para que a proteção contra raios em uma casa particular funcione de maneira eficaz e sem falhas, é necessário realizar as operações preventivas mais simples:
- Todos os anos, antes do início da temporada de trovoadas, inspecionamos todos os elementos do sistema. Se necessário, reparamos, substituímos ou tratamos com compostos anticorrosivos.

- A cada três anos, realizamos um ciclo completo de manutenção preventiva: verificamos as conexões, se necessário, apertamos os acoplamentos para restabelecer o contato. Limpamos superfícies de óxidos. Realizamos medições da resistência elétrica dos circuitos.

- Uma vez a cada cinco a sete anos, abrimos a parte subterrânea do circuito de terra. Inspecionamos as peças para identificar áreas danificadas pela corrosão. Se o tubo, encaixe ou tira estiver mais de 1/3 enferrujado, o elemento deve ser substituído.
Conclusão
Aterramento e proteção contra raios são dois componentes inter-relacionados que fornecem proteção contra incêndio para um edifício. A tecnologia dos dispositivos de circuito de proteção é descrita em detalhes acima e mostrada no vídeo deste artigo. Além disso, você pode obter conselhos sobre a instalação de proteção contra raios fazendo uma pergunta nos comentários.
O artigo te ajudou?