Para economizar espaço livre em uma casa particular, costuma-se usar um dispositivo auxiliar como uma escada retrátil para o sótão, que é retirada no momento certo, liberando a área do cômodo. O design de tais dispositivos pode diferir no princípio de montagem, no tamanho e na estrutura dos materiais para sua fabricação, mas, no entanto, todos servem ao mesmo propósito.
Abaixo falaremos sobre esses dispositivos e seu uso, bem como assistiremos ao vídeo temático deste artigo.

Tipos de estruturas e suas características
Economia de espaço

- As possibilidades que as escadas retráteis do sótão abrem, ou melhor, seu uso, são bastante amplas, mas por algum motivo são usadas extremamente raramente, em qualquer caso, menos de 70% da população que vive no setor privado e tem sótão. Além disso, quando a entrada no sótão ou sótão é feita pela rua e, via de regra, pela lateral escada para o telhado, então resta a maior parte da área do cenáculo não é utilizada - na maioria das vezes, há algumas coisas que você pode prescindir.
- Atualmente, quando a riqueza das pessoas está crescendo, mas o preço da habitação está crescendo muito mais rápido, é muito razoável usar cada metro quadrado para o fim a que se destina, sem deixá-lo vazio. Portanto, nessas instalações é possível equipar banheiros, estúdios e até aumentar o espaço de convivência fornecendo aquecimento ali. Tudo isso é possível se a entrada no andar de cima for feita não pela rua, como costuma acontecer, mas pelo apartamento, ou seja, o sótão se tornará uma continuação da sua casa.

- Também no sótão, você pode equipar um depósito para aquelas coisas que não precisamos para uso permanente - podem ser vários equipamentos de pesca, uma bicicleta, esquis e assim por diante.. A escada que leva ao sótão não precisa parecer algo estranho - os fabricantes desenvolvem projetos especialmente levando em consideração este ou aquele interior.
- Para colocar o dispositivo em condições de funcionamento, geralmente é suficiente usar uma ferramenta especial abra a escotilha e as escadas do sótão ou ele sai sozinho ou você precisa puxar o anel preso ao degrau inferior novamente.O mecanismo também é montado sem problemas, e todas essas ações ocorrem sem problemas, sem a menor ameaça à saúde (probabilidade de lesão) de uma pessoa. No momento da compra, uma instrução é anexada ao mecanismo, o que ajudará não apenas a entender os modos de operação, mas também a mantê-lo adequadamente.
Especificações

Ao contrário das escadas dobráveis, as escadas deslizantes do sótão ocupam muito menos espaço, e tudo isso se deve às peculiaridades de seu design. O fato é que, quando dobrados e desdobrados, agem como um pantógrafo de bonde ou trólebus e, quando dobrados, praticamente não precisam de espaço adicional, mas são colocados na tampa da escotilha.
Acontece que tais estruturas requerem muito menos espaço do que as dobráveis, o que significa que a abertura no teto não precisa ser aumentada, focando nas dimensões do mecanismo, mas apenas em sua inclinação, de acordo com GOST 26887-86 e 24258-88.

Mas, para tais dispositivos, existem restrições de materiais; portanto, se os produtos dobráveis podem ser feitos de aço, alumínio ou madeira, as escadas retráteis do sótão são limitadas apenas ao metal, embora a madeira possa estar presente como elementos decorativos.
A superfície do metal é tratada com tintas em pó, que permitem dar-lhe quase qualquer cor de acordo com a tabela RAL, o que permite combiná-lo com qualquer interior. Uma característica importante é o fato de que mesmo pessoas idosas com deficiência podem separar esse acordeão.
A carga máxima por degrau que uma escada deslizante de sótão pode suportar costuma ser de até 150 kg, e esse é o peso de uma pessoa com muito excesso de peso. Mas isso não significa de forma alguma que tal massa seja o limite - o fabricante, via de regra, utiliza um estoque de pelo menos 30 a 50 kg, embora não se deva concluir disso que a estrutura possa estar constantemente sobrecarregada.
Recomendação. Se você quiser fazer o seu próprio design dobrável ou mesmo deslizante das escadas do sótão, então você tem que calcular o comprimento da escotilha.
Deve começar onde a distância do teto ao degrau diminui para dois metros.
Elementos estruturais

Um lugar importante no projeto é ocupado pela tampa do bueiro, que geralmente é feita de aglomerado ou materiais OSB, colados em ambos os lados com papelão ou poliuretano. A espessura dessa placa montada geralmente varia de 15 a 20 mm, mas também existem opções isoladas, onde espuma de poliuretano ou espuma de poliestireno extrudado serve como isolamento térmico e, em seguida, sua espessura chega a 32 mm.
Em regiões com clima particularmente frio, pode-se solicitar isolamento adicional para tampas de bueiro, cuja espessura não será superior a 30 mm.
A documentação indica o comprimento da escada e a altura da sala para a qual é adequada. Se você cometer um erro na escolha do comprimento, não desanime - se o desenho for maior, pode ser cortado e, se for menor, adicione elementos ao piso.
Recomendação.Se o passaporte não indicar as dimensões da escotilha a ser feita no teto, mas apenas os parâmetros da caixa, acrescente 10 mm a eles de cada lado e obtenha o perímetro da abertura necessária.
Conclusão
Essas estruturas não precisam ser usadas exclusivamente para sótãos - elas podem se tornar uma saída de incêndio ou escadas para o próximo andar. Também deve-se ter em mente que um dispositivo deslizante na maioria dos casos custará menos do que um estacionário.
O artigo te ajudou?