O telhado é um elemento da casa que precisa de monitoramento e reparo periódico. Para isso, quando instalado, são fornecidos elementos adicionais, um dos quais é uma escada de teto.
Um proprietário zeloso necessariamente controla a condição do telhado de sua casa. Somente neste caso é possível notar danos a tempo e realizar pequenos reparos oportunos.
Defeitos de telhados despercebidos no tempo aumentarão com o tempo, como resultado, em vez de pequenos reparos, serão necessários trabalhos de substituição de telhados em grande escala.
Além disso, periodicamente é necessário monitorar a saúde do sistema de drenagem e das chaminés. Pode ser necessário instalar retentores de neve ou outros elementos no telhado.
Para realizar qualquer um dos trabalhos acima, é necessário subir de alguma forma no telhado, e até se mover ao longo dele sem colocar em risco a sua vida.
Claro, se o telhado da casa for plano, não há problemas especiais. Você também pode subir no telhado usando uma escada e mover-se ao longo de uma estrutura como telhado plano, pode ser feito sem dificuldade.
Mas se teto inclinado, então realizar qualquer trabalho no telhado torna-se uma tarefa difícil.
Mover-se em tal telhado não é apenas extremamente inconveniente, mas até perigoso. Para reduzir o risco e aumentar a comodidade de trabalhar no telhado, é utilizado um elemento como uma escada de telhado.
Existem vários tipos de tais escadas, a saber:
- Escada de parede;
- Escadas localizadas no telhado ou escadas inclinadas;
- escada de emergência.
Escadas de parede

As escadas de parede são chamadas de escadas de telhado, que servem para permitir que uma pessoa suba no telhado a partir do solo.
Essas escadas podem servir simultaneamente como escadas de emergência que ajudarão a salvar a vida das pessoas em caso de incêndio ou outra emergência quando for impossível sair de casa da maneira usual.
Para posicionar a escada de parede corretamente, os seguintes requisitos do código de construção devem ser atendidos:
- O degrau superior da escada de parede deve estar no nível da borda do telhado ou na borda do beiral do telhado. O desvio permitido deste nível em uma direção ou outra não é superior a 10 centímetros.
- A altura do degrau inferior da escada da parede deve estar no nível de um metro do solo (é permitido um desvio de 20 cm em uma direção ou outra).
- A fixação das pernas superiores das escadas deve estar localizada no nível do primeiro degrau, ou seja, o mais próximo possível do beiral do telhado.
- Se as escadas de telhado de parede forem complementadas com tubos de suporte cujo comprimento exceda 60 cm, os suportes superiores devem ser fixados aos beirais com elementos adicionais.
- A distância da escada até a parede pode variar em uma ampla faixa. Valores permitidos de 20 a 130 centímetros.
- A distância entre os degraus adjacentes da escada de parede deve ser de cerca de 10 cm.
- Os locais para instalação de escadas de parede devem ser determinados antes da construção da casa e registrados na documentação do projeto.
Em alguns casos, em vez de escadas de parede, é usada uma escada para o telhado, que leva do sótão à escotilha do telhado.
escadas inclinadas
Para ir da borda do telhado até a chaminé ou outros objetos que requerem manutenção, uma escada de telhado inclinado é usada. Esse desenho é preso à cumeeira e, a seguir, com o auxílio de suportes baixos, é fixado na encosta, atingindo a cornija, onde desemboca na escada da parede.
Além disso, uma pequena plataforma é instalada ao longo da encosta, paralela ao nível do solo.
Este elemento é chamado de ponte. Passarelas e escadas de telhado facilitam muito a subida da ladeira e reduzem o risco de queda do telhado.
Projeto de escadas de telhado

Como regra, as escadas de telhado são feitas de perfil de alumínio. Este material é durável e resistente a influências externas.Os degraus da escada são feitos de papelão ondulado para evitar que o pé escorregue.
O design das escadas permite encurtá-las ou alongá-las. No primeiro caso, eles simplesmente cortam o excesso, no segundo, usam tiras de conexão.
À venda, você pode encontrar escadas pintadas em várias cores. Portanto, não é difícil escolher uma cópia que se harmonize com a cobertura.
Conselho! Como acessório adicional para as escadas, você deve adquirir um suporte de montagem. Utilizando esta peça, que é equipada com um rolo, a escada de instalação do telhado pode ser fixada temporariamente na posição, permitindo trabalhar em qualquer área do telhado. A utilização do suporte de montagem não prejudica a cobertura.
Instalação de escada

Instalação escadas de telhado feito com colchetes. Esses fixadores são colocados nas prateleiras da escada e presos com parafusos.
Em seguida, por meio de parafusos, os suportes são fixados no telhado e as juntas são seladas para que não haja risco de vazamento.
As escadas são montadas em seções ao longo da encosta, a montagem é feita no solo, ou seja, uma estrutura pronta sobe até o telhado. A parte superior da escada é fixada à viga da cumeeira por meio de suportes especiais.
Se a seção superior for muito longa, ela será cortada serrando as seções em excesso com uma serra convencional.
Conselho! É necessário determinar o comprimento da escada com antecedência para cortá-la enquanto a escada ainda está desmontada.
A instalação de escadas de parede começa com a instalação de corrimãos.Em seguida, os suportes de parede são colocados nas prateleiras. Eles são aparafusados acima da parte inferior e abaixo dos degraus superiores.
A seguir, os suportes são fixados na parede, as âncoras são selecionadas de acordo com o material de que são feitas as paredes. Na fase final, os corrimãos são colocados nas prateleiras superiores da escada, e esse projeto é aparafusado.
conclusões
Assim, as escadas para o telhado são um elemento necessário que deve estar presente no telhado. Com a ajuda dessas estruturas, a tarefa de cuidar de telhados e manutenção de chaminés pode ser muito facilitada.
O artigo te ajudou?