
Tendo decidido construir sua própria casa, você precisará escolher o tipo de telhado. Muito dependerá do acerto de sua escolha e, acima de tudo, da funcionalidade e grau de durabilidade do edifício.
O design do telhado é diferente, dependendo de sua forma, geometria e tipo de materiais de cobertura. Deixe-me falar em detalhes sobre este elemento mais importante dos edifícios.
Tipos de telhado

Dê prioridade máxima ao design do telhado. Afinal, ela transfere as cargas da cobertura, sistema de treliças, vento e neve para as estruturas de sustentação da casa.
Cálculos incorretos do ângulo de inclinação e da estrutura da estrutura da treliça do telhado estão repletos de sua destruição e, em alguns casos, de todo o edifício. Portanto, minha instrução recomenda que você projete um telhado com base nas normas do SNiP No. II-26-76 "Telhados".
Existem muitos tipos de telhados para casas individuais. Eles são selecionados com base no clima da área e no telhado usado.
Os tipos de telhado são classificados de acordo com os seguintes critérios:
- pelo número de pistas;
- por tipo de sistema treliçado;
- pela forma do telhado;
- por ângulo de inclinação.
Todos os tipos de telhados são unidos por dois nós comuns - um sótão e uma torta de telhado. Com base em seu ângulo de inclinação, os telhados são divididos em contrapartes planas e inclinados.
O que é um telhado plano?

Telhado plano — é uma estrutura quase horizontal e nivelada com uma inclinação inferior a 5˚. Esses telhados são usados no local para garagens, banheiros, dependências, gazebos, casas de campo. Não têm sótão, na maioria das vezes são isolados por dentro.
Vantagens das estruturas planas:
- Edifícios adicionais. Esses telhados podem ser usados para edifícios adicionais (jardim de inverno, cozinha de verão, estufa, piscina, etc.). Ou equipar um playground lá para recreação, esportes, etc.
- Despesas mínimas. Tais estruturas não requerem grandes gastos de materiais de construção.

Telhados planos são divididos em três variedades:
- Projeto ventilado. Ela tem uma lacuna livre entre as camadas de isolamento de umidade e isolamento térmico. Devido a isso, o ar flui livremente para o aquecedor e sua corrente remove o excesso de umidade.
- Não ventilado telhado da casa. Esta é uma estrutura hermeticamente disposta, sem o influxo de ar atmosférico.
- Telhado de inversão. Em tal estrutura, é usada a ordem inversa de instalação das camadas isolantes e à prova de umidade. Ao pensar em qual telhado é melhor para uma casa, tenha em mente que esta é a melhor opção para construir telhados "verdes" e aproveitados.
Características das estruturas inclinadas
telhado inclinado - Este é um projeto com um ângulo de inclinação de 5 ou mais graus.
Os tipos mais comuns de tais estruturas são apresentados na tabela.
Todos os tipos de estruturas inclinadas podem ter diferentes alturas. Um telhado íngreme permite equipar as salas de estar no sótão e permite que a chuva e a neve desçam rapidamente. Telhados inclinados têm maior resistência às cargas de vento.
Qual deve ser a estrutura e a cobertura do telhado
O design dos telhados de casas particulares combina muitos elementos. Interagindo entre si, eles criam a proteção necessária para o edifício.
Mesmo quando um dos elementos do telhado é montado incorretamente, isso afeta negativamente a durabilidade e a resistência de todo o telhado da casa. É especialmente importante equipar corretamente o sistema de treliça.
Para que serve o sistema de vigas?

O sistema de treliças forma inclinação do telhado. Consiste em um mauerlat, pernas de viga, prateleiras, escoras, sopros e suportes. Tudo isso é uma moldura para o telhado e seu material de revestimento.
Na maioria dos casos, os elementos do sistema de treliças são construídos em madeira de coníferas. Tem uma massa relativamente pequena, uma longa vida útil e sua resina protege o material da decomposição.

Mauerlat - são barras de grande seção, que são o suporte para o sistema de caibros. Eles são montados acima das paredes externas da casa, em ambos os lados.
O Mauerlat é fixado à base com arame, pregos ou parafusos.
Um material impermeabilizante é colocado entre a madeira e a parede. Protegendo a madeira da humidade, aumenta a sua durabilidade. A seção transversal do Mauerlat é geralmente 10 × 15 ou 15 × 15 cm.
Ao pensar em qual telhado é melhor para uma casa, leve em consideração que seu sistema de caibros é muito significativo. Ela suporta toda a torta de cobertura. Vigas são em camadas ou penduradas.

- Se houver partições ou colunas de suporte dentro do edifício, as vigas em camadas são instaladas. São utilizados para vãos de telhado de 4 a 8 metros. Se a folga for maior que esses valores, então são colocados suportes adicionais.
- Vigas inclinadas consistem em um par de pernas de viga. Em uma extremidade, eles repousam no Mauerlat e, na extremidade oposta, são acoplados ou fixados na viga da cumeeira.
- Para dar rigidez, o par de vigas no topo é conectado por uma barra transversal.
- A madeira ou tábuas para caibros devem ter uma espessura de pelo menos 5 cm.
- O passo ideal entre pares é de 100-150 cm.
- Conforme necessário, suportes de pedaços de madeira são pregados sob as pernas.

O tipo de caibro suspenso é usado quando o vão entre as paredes é de até 6 m e não há divisórias dentro da casa.Eles também são usados na construção do sótão, quando os suportes para as vigas são desnecessários.
A estrutura suspensa consiste em um par de pernas de viga, que são conectadas por um sopro horizontal. É fixado à barra com escoras inclinadas e um suporte vertical. Tal nó não precisa ser reforçado, devido ao fato de que o aperto de ambos os lados recai sobre o Mauerlat.
Tipos de torneamento e coberturas

O torneamento é colocado no topo das vigas e é a base para o revestimento do telhado. Com base no material de acabamento a ser usado, o tipo de caixa é selecionado.
É escasso e sólido:
- Caixa sólida montado à mão se forem usados materiais laminados, telhas e outros acabamentos macios ou frágeis. As lacunas entre as placas de base aqui não devem ser superiores a 1 cm.
É desejável fazer um tipo contínuo de caixa de duas camadas e colocar um rolo de impermeabilização entre os níveis. Esta junta protegerá a estrutura do telhado da umidade e do vento.

- caixa esparsa usado na instalação de chapas duráveis e coberturas de peças. Podem ser telhas cerâmicas e metálicas, ardósia de fibrocimento e betume-celulose, pisos perfilados, etc.
Como aqui as cargas nos elementos individuais da caixa aumentam, recomendo o uso de madeira ou tábuas com espessura de 2,5 cm ou mais. O degrau entre os trilhos não deve ser superior a 0,6 m.
A cobertura selecionada é colocada na base preparada. Dá ao telhado uma aparência acabada e estética.

Se o clima na área estiver frio, o bolo de cobertura deve conter uma camada de isolamento térmico. Estes podem ser de isopor sólido ou placas de espuma de poliestireno extrudado ou rolos macios de lã mineral.
Neste último caso, o isolamento precisará ser protegido com hidro e barreira de vapor, pois a lã mineral tem medo de precipitação.
Conclusão
Escolhendo qual telhado vai decorar sua casa — empena ou quatro inclinações, antes de mais nada, preste atenção à sua funcionalidade e eficiência. Não se esqueça da aparência deste elemento mais importante do edifício. O vídeo deste artigo ajudará você a fazer sua escolha. Se quiser fazer perguntas, deixe nos comentários.
O artigo te ajudou?