Jardim na cobertura: use o espaço de forma racional

jardim no telhadoQuer dar originalidade e exclusividade ao seu telhado? Então o jardim da cobertura é para você. É verdade que recentemente houve escassez de território para áreas verdes urbanas e o meio ambiente deixa muito a desejar. É por isso que cada vez mais pessoas estão começando a organizar jardins nos telhados das casas para compensar o impacto negativo no meio ambiente.

No entanto, usar o telhado para criar um jardim verde é muito interessante. Os jardins na cobertura podem não apenas decorar a aparência do telhado, mas também trazer benefícios para a pessoa.

Depois de esverdear o telhado, você pode se divertir e, mesmo com benefícios para a saúde, esse é um dos mais úteis opções de telhado de casa.

Atenção! Tal arranjo de telhado criará uma boa proteção contra poeira e ruído e, ao mesmo tempo, se tornará um ótimo lugar onde você pode se divertir, relaxar e aliviar a tensão nervosa, sem sair de casa.

Nas grandes cidades, surgiu recentemente um grande número de cafés, campos infantis e esportivos, dispostos nos telhados de prédios públicos, de escritórios e administrativos.

Jardim de telhado
Canteiro de flores no telhado

Mas antes de organizar um jardim na cobertura, você precisa preparar um projeto especial que leve em consideração os seguintes pontos:

  1. Primeiro você precisa considerar se o telhado pode suportar carga adicional excessiva, que será exercida pelo peso do solo fértil e das plantas, bem como pelo peso dos elementos decorativos e equipamentos diversos.
  2. Forneça condições que não permitam o crescimento do sistema radicular das plantas, o que ocorre periodicamente.
  3. Fazer uma alta impermeabilização do telhado sobre o qual se planeja colocar o jardim.

Conselho! Devem ser implementados sistemas de drenagem e irrigação, que devem ser cuidadosamente pensados, pois os jardins suspensos precisam ser regados, o que significa que será necessário um sistema para remover o excesso de umidade e economizar a quantidade que as plantas precisarão.

  1. É igualmente importante prever a possibilidade de movimento no telhado, que deve ser seguro.
  2. Você também precisa se lembrar de fazer a iluminação do jardim à noite.
Leia também:  Telhado arqueado. Cobertura Feng Shui. cúpula transparente

De referir que existem jardins intensivos e extensos:

  1. Um jardim intensivo na cobertura significa recreação ativa e entretenimento nele.Se tal zona for organizada, deve-se organizar caminhos projetados para mover pessoas, gramados, árvores, canteiros de flores e arbustos.
  2. Um extenso jardim sugere que o telhado seja visitado apenas para servir as plantas. Portanto, seu dispositivo requer menos custo e o processo de refino não é complicado. É verdade que passar um tempo agradável em tal telhado não funcionará, pois não possui as condições necessárias para isso.

Atenção especial deve ser dada ao jardim de inverno. Em sua forma tradicional, é feito em uma extensão adicional da casa, cujas paredes e teto são feitos de estruturas translúcidas. Recentemente, cada vez com mais frequência, começaram a fazer um jardim de inverno no telhado, no sótão e até na varanda.

Deve-se notar que eles são populares não apenas em apartamentos e casas particulares, mas também em prédios de escritórios, restaurantes, bancos, complexos esportivos e teatros.

Claro, um jardim de flores é entendido como um jardim de inverno, mas isso não significa que deva ser.

Se você quiser, pode fazer uma piscina, uma sala de jantar, uma academia ou apenas uma sala para relaxar. Assim, você pode tornar a área útil de sua casa muito maior do que é.

jardim de inverno no telhado
jardins de inverno

No entanto, deve-se levar em consideração o fato de que tal jardim no telhado de uma casa é, antes de tudo, uma estrutura de engenharia, portanto, antes de prosseguir com a construção, tudo deve ser cuidadosamente calculado e planejado.

A moldura do jardim é feita de PVC, alumínio ou aço, claro, também existem opções de madeira, mas são casos raros. Qual material escolher é problema seu, mas, claro, depende muito do que você precisa de um jardim.

Leia também:  Quais são os telhados: tipos de estruturas

Se você vai fazer uma piscina ou estufa, dê preferência a estruturas de aço que não tenham medo de umidade excessiva. É verdade que, na maioria dos casos, todas as estufas são feitas de PVC ou alumínio.

Dica: além de escolher uma moldura, você também precisa escolher o tipo certo de envidraçamento. Materiais transmissores de luz são reforçados, protetores solares, vidros temperados e laminados, vidros duplos, vidros float, coberturas de policarbonato celular e vitrais coloridos.

80% da área da sala é destinada ao envidraçamento, por isso é aconselhável adquirir vidros que economizem energia. desta forma, você pode até criar uma construção como terraço no telhado de sua casa.

Além de manter o calor, eles protegem o jardim do superaquecimento. Quanto ao telhado transparente, ele precisa receber atenção especial.

Deve ser capaz de suportar cargas de neve e vento, bem como danos mecânicos na forma de galhos, granizo e outras coisas. Portanto, vidro temperado ou triplex é usado para o telhado.

É verdade que você pode fazer um telhado de policarbonato para coberturas. Quanto às influências mecânicas, é menos durável, mas espalha a luz com mais força.

Agora sobre a geografia

À sua atenção Ao organizar um jardim de inverno, deve-se prestar atenção especial a que lado do mundo ele será orientado.

jardins na cobertura
jardim no telhado

Deve-se notar que cada um dos pontos cardeais tem suas especificidades. Vamos nos debruçar sobre isso com mais detalhes:

  1. Um conservatório localizado no Norte não será capaz de armazenar tanta energia solar, por isso não é uma opção para o cultivo de plantas. Caso o sistema de isolamento térmico e aquecimento seja cuidadosamente pensado, ele pode ser equipado como uma oficina criativa ou local de trabalho.
  2. Quanto ao lado sul, também não é a melhor opção para cultivar plantas em telhado de casaspor mais paradoxal que possa parecer. No verão, a energia solar se acumula na sala, o que superaquece as plantas. No entanto, você pode fazer uma boa ventilação e escurecimento da sala, e as plantas ficarão confortáveis ​​nela. Ao mesmo tempo, no inverno, essa orientação ajudará a economizar energia.
  3. No jardim de inverno, virado maioritariamente a Poente, será preservado o calor acumulado. Para evitar que os raios solares entrem, basta instalar persianas, toldos ou persianas.
  4. Quanto ao jardim, que está mais exposto a leste, a probabilidade de superaquecimento das plantas é reduzida a zero. Em tal sala, o ar vai esquentar até o almoço e à noite vai esfriar. Este modo será ideal para o conforto da planta, mesmo que você não ventile.
Leia também:  Telhados de casas: projetos de especialistas


Não sabemos qual telhado jardim é ideal para você, mas realmente esperamos que as informações fornecidas o ajudem em sua decisão.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC