Todos os anos, o número de balneários artificiais em lotes suburbanos e domésticos está se tornando cada vez maior. Mas, ao mesmo tempo, surgem muitos problemas: a poeira e as folhas que caem poluem a água, nos meses de verão o sol aquece demais a estrutura e muito mais. Você pode se livrar de problemas construindo um galpão de piscina com as próprias mãos, porque o design é muito simples e a implementação do projeto não causará muita dificuldade para a maioria das pessoas.

Vantagens das coberturas para piscinas
Se você ainda está pensando se precisa de um dossel sobre a piscina, é importante entender quais vantagens a instalação da estrutura oferece:
Proteção | Sua piscina estará protegida de folhas caídas, detritos e poeira trazida pelo vento. Além disso, a precipitação não cairá nele. Isso é especialmente importante no inverno, quando neva e há grande probabilidade de glaciação, que pode destruir as paredes. |
Criação de condições confortáveis | O sol escaldante do verão não é a melhor opção, por isso é preciso fechar a piscina de seus efeitos. Além disso, você pode fazer uma estrutura sólida - e não será incomodado pelo vento. Além disso, você ficará escondido dos olhares de estranhos, o que é importante quando você está perto de estradas. |
Aparência estética melhorada | Você pode erguer copas para um reservatório artificial de várias formas e tamanhos, que terão não apenas uma função prática, mas também se tornarão uma verdadeira decoração do seu site. |
Importante!
É melhor usar policarbonato celular resistente a impactos como material de cobertura.
Este é um material muito confiável que não impede a penetração da luz, mas a espalha e não transmite raios ultravioleta.

Características da obra
A solução mais simples e racional hoje são os galpões de piscina de policarbonato. Isso se deve a muitas qualidades positivas que simplificam o trabalho, enquanto o preço do material é muito acessível. Considere como fazer um design você mesmo.
Fase preparatória
Nesta fase são realizados os seguintes trabalhos:
- É selecionado um projeto que deve corresponder exatamente à sua piscina e seu tamanho. Você mesmo pode fazer um plano ou encontrar uma solução pronta na Internet. É muito importante que o projeto leve em consideração todas as características da futura construção, pois muitas vezes a alteração causa mais dificuldades do que a obra inicial.
- Em seguida, você precisa calcular todos os materiais necessários. Para isso, é importante ter em mãos um desenho detalhado com todas as dimensões e demais dados necessários.
- Para montar a estrutura, é melhor usar um perfil tubo quadrado ou retangular para um dossel. A opção pela madeira não é adequada, pois a exposição constante à umidade destrói muito rapidamente o material, mesmo que esteja impregnado de compostos protetores.
Importante!
Se você ainda decidir usar uma árvore, precisará optar por rochas resistentes à umidade.
O larício é o mais adequado, pois possui uma estrutura que não absorve água.

- O principal material de cobertura é o policarbonato, podendo ser tanto transparente quanto com diversas cores. É importante escolher a melhor opção, pois cada cor dá seu tom, como mostra a prática, os mais populares são o policarbonato transparente e o azul. A espessura também é de grande importância: quanto mais espesso o material, mais forte e resistente ele é à deformação.

- É muito importante escolher fixadores fortes e duráveis. A opção ideal são os parafusos auto-roscantes especiais com arruela, na parte inferior da qual existe uma camada de borracha. Graças a isso, os furos são protegidos de forma confiável e a probabilidade de deformação durante a fixação é muito menor.
Trabalho de instalação
Primeiro você precisa decidir sobre o tipo de estrutura, se for móvel, então o quadro inferior é soldado primeiro. Se o sistema estiver estacionário, primeiro são concretadas as estantes principais, que devem ter capacidade de carga suficiente.
O trabalho é realizado tendo em conta as seguintes recomendações:
- A estrutura é mantida unida por solda elétrica ou por furos e parafusos (aço inoxidável é melhor).
- Antes de tudo, a estrutura é montada, após o que sua resistência é verificada, se necessário, jumpers de reforço são instalados adicionalmente. É muito importante que o sistema não tenha folga e esteja bem preso em todos os pontos.

- Além disso, todos os elementos são cuidadosamente pintados, para isso vale a pena usar uma tinta especial com aditivos anticorrosivos. Isso protegerá o metal dos efeitos nocivos da umidade e melhorará a aparência de toda a estrutura. É melhor pintar em duas camadas e preparar todas as partes da estrutura.
- O próximo passo é a fixação das chapas de policarbonato, a forma mais fácil de fazer isso é com uma chave de fenda. Os furos são pré-perfurados em plástico e metal, que devem ser ligeiramente menores que o diâmetro do parafuso auto-roscante (se o fixador for de 4,8 mm, a broca deve ser de 4,2 mm, se for de 5,5 mm, depois de 5,0 mm e assim sobre). É importante combinar corretamente todos os elementos.
- Para o melhor encaixe, é melhor usar um perfil de encaixe especial, uma placa final é usada para proteger as extremidades, evita que água e sujeira entrem na cavidade de policarbonato.

Conclusão
Como você pode ver, as instruções para o trabalho são simples e quase qualquer pessoa pode lidar com a instalação. O vídeo deste artigo mostrará claramente alguns dos recursos do fluxo de trabalho.
A cobertura de piscina em policarbonato faça você mesmo não requer qualificação de construção, o material é muito fácil de trabalhar devido à sua flexibilidade e leveza.
O artigo te ajudou?