Como combinar corretamente as cores no interior do quarto: 5 dicas de especialistas

Muitas vezes acontece que compramos um novo apartamento e imediatamente fazemos reparos nele. Então, compramos e arrumamos os móveis necessários. Depois de um tempo, compramos outros itens de interior: cortinas, espelhos, prateleiras, tapetes. Às vezes, os móveis da casa são reabastecidos ao longo de vários anos. Como resultado, olhando de perto, notamos que a cor das paredes não combina muito com o ambiente.

Um único item parece muito bom, mas se você olhar para o quadro geral, verá algum tipo de desarmonia e mau gosto. Diremos a você como abordar o design das instalações para que a cor das paredes combine perfeitamente com os móveis e itens de interior?

Preparando-se para decorar quartos

Muito antes de consertar e redecorar os quartos, você deve ver toda a imagem do design - a combinação da cor das paredes, móveis e acessórios. Como fazer isso? A combinação de cores e tonalidades pode ser combinada na mesa ou no chão. Compre amostras de tinta na loja. Se possível, pegue emprestado um catálogo de papéis de parede da loja onde vai comprá-los.

  • Da mesma forma, obtenha amostras de tecidos para cortinas, colchas, peças de móveis, elementos de revestimento de pisos.
  • Se você não vai colar o papel de parede, mas vai pintar a parede, pinte vários quadrados de papel ou compensado de cores diferentes e aplique-os em diferentes amostras de tecidos e revestimentos.
  • Coloque tudo em um só lugar e experimente diferentes combinações de cores e tons. Como o papel de parede se encaixa com os móveis ou o piso de uma determinada sala? Como as cortinas combinam com a cor das paredes? Aos poucos, você terá uma imagem nítida de uma combinação harmoniosa de cores diante de seus olhos e saberá exatamente como ficará seu quarto.
  • Caso não seja possível obter amostras e elementos de revestimento, basta tirar uma foto deles e trabalhar a combinação de cores na tela do computador.
Leia também:  As impressões de papel de parede mais elegantes em 2019

Como escolher cores para quartos individuais

Os designers de interiores, ao decorar os quartos, dividem as cores em quentes, frias e neutras. Com a ajuda das cores, você pode mudar a atmosfera da sala, tornando-a mais brilhante e quente ou mais contida e fria. São duas cores de borda que transmitem a atmosfera diretamente, sem meios-tons. Estes são laranja brilhante (às vezes amarelo ensolarado) e azul escuro frio.

Laranja ou amarelo são cores quentes e ensolaradas. Azul é a cor do frescor.Ao experimentar as cores primárias e suas tonalidades, você pode alterar significativamente a atmosfera de qualquer ambiente. Antes de decorar os quartos com determinadas cores, você deve decidir sobre sua finalidade e como elas afetarão o contexto emocional de seus habitantes.

Por exemplo, o quarto de uma criança muito ativa e móvel não deve ser decorado com cores vivas. A partir deles, o sistema nervoso da criança ficará superexcitado. Ele terá dificuldade em adormecer e se concentrar durante as aulas. Por outro lado, o quarto de uma criança quieta e isolada não deve ser decorado com cores azuis frias. Cores claras e claras são mais adequadas para ele. Ideal amarelo ou verde pálido.

decoração do quarto

Como o quarto é um local não só de descanso noturno, mas também de descanso diurno, a paleta de cores é escolhida para ser mais moderada e escura. Mas não deve ser completamente escuro. O quarto deve ter janelas grandes e boa iluminação. Um bom descanso e relaxamento é facilitado pela decoração do quarto em tons pastéis, se as cores escuras não forem do seu agrado.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC