Com o advento da Internet e da alta tecnologia informática, ocorreram mudanças significativas na vida de milhões de pessoas que afetaram quase todas as esferas da vida. Em particular, as coisas mais comuns que as pessoas usam há muitas décadas receberam propriedades e características completamente novas e podem ser usadas nas situações mais inesperadas. Por exemplo, vamos pegar um dispositivo familiar como um soquete. Complementado por um controlador de controle, o soquete recebeu a possibilidade de controle remoto, o que aumentou significativamente sua eficiência.
Quando e para quem as tomadas "inteligentes" podem ser úteis
As chamadas tomadas inteligentes podem ser de dois tipos:
- Este dispositivo está na forma de uma certa adição (sobreposição) a uma tomada clássica.
- Este é um módulo especial que é instalado em vez de uma tomada convencional.
As tomadas inteligentes são equipadas com um microprocessador que pode realizar a função mais simples - controlar o ligar e desligar, obedecendo a um comando externo transmitido de um painel de controle especial ou via World Wide Web. Um soquete moderno, chamado de inteligente, pode ser conectado a um computador via Wi-Fi, GSM, Ethernet ou RS232. O computador controla o plugue inteligente por meio de determinados aplicativos. A conexão também pode ser feita a um servidor na "nuvem". Quase todos os modelos de soquetes inteligentes são controlados por meio de gadgets - um smartphone, tablet e similares. Modelos mais baratos podem se conectar a um roteador comum.
O que um plugue inteligente pode fazer?
Recentemente, as pessoas estão cada vez mais criando casas inteligentes a partir de habitações comuns onde moram. Um papel significativo nessas casas é desempenhado pelas tomadas controladas, que podem ligar ou desligar o fornecimento de tensão a qualquer eletrodoméstico por um sinal recebido de fora ou obedecendo a um programa que controla um determinado processo. Por exemplo, eles podem ligar o aquecimento da casa algum tempo antes da chegada de seu dono ou manter uma certa temperatura predeterminada do ar nela. Esta é uma função muito útil e extremamente importante, especialmente para aquelas pessoas que estão frequentemente fora de casa - o dono saiu, a temperatura cai ao limite e não há necessidade de pagar a mais por excessos de energia.
Além disso, os soquetes inteligentes modernos podem:
- desligue a fonte de alimentação em caso de mau funcionamento do dispositivo ou se for detectada uma colisão na fonte de alimentação - sobrecarga, curto-circuito, aumento da frequência da corrente e assim por diante;
- ligar e desligar qualquer dispositivo em um sinal através da rede;
- mostrar o consumo real de eletricidade do dispositivo no momento atual;
- enviar mensagens sobre falha de energia;
- trabalhar de acordo com um determinado programa, e assim por diante.
Como uma tomada inteligente pode ser configurada para quase qualquer modo de operação, pode haver um grande número de opções para usá-la. O uso dessas tomadas pode transformar qualquer apartamento em uma casa inteligente. O principal é instalá-los de acordo com as instruções do fabricante e não violar as regras de operação.
O artigo te ajudou?