O isolamento acústico do teto do carro ajuda a reduzir significativamente o nível de ruído na cabine. Para isso, deve ser feito com materiais e tecnologia adequados. Vamos descobrir se você precisa de isolamento acústico desta zona e quais nuances você precisa levar em consideração ao executá-la.
Por que você precisa de isolamento de telhado?
À primeira vista, o isolamento acústico do teto de um carro não parece ser uma tarefa primordial - o local não pertence às principais fontes de penetração de ruído. Na verdade este não é.
O telhado é um elemento metálico plano sem reforços. Ele ressoa ao ritmo das vibrações ao dirigir em superfícies irregulares. Devido às especificidades da aerodinâmica da máquina, o fluxo de ar está localizado em um plano horizontal. A área desta área é significativa.
A parte superior da máquina na estação quente torna-se uma fonte de altas temperaturas. No tempo frio, pelo contrário, é uma fonte de escoamento de calor.
Outro fator importante é a precipitação. Ruídos de granizo ou chuva reduzem significativamente o conforto acústico dentro da cabine.
O isolamento acústico eficiente do teto do carro leva a: diminuição do ruído geral de fundo da cabine ao dirigir em superfícies irregulares, fortalecimento do corpo ao superar solavancos e normalização do equilíbrio de temperatura.
Quais materiais são necessários
Antes do começo insonorização do telhado é realizado trabalho preparatório. É aconselhável entrar em contato com um centro de instalação certificado: artesãos experientes sabem como evitar danos à pele. Para isolamento acústico, são utilizados materiais com diferentes propriedades:
- A primeira camada é o isolamento de vibração. É bem colado à superfície do metal e enrolado com um rolo.
- A próxima camada é isolante de som e calor. Ajuda a evitar a formação de condensação na estação quente. A camada é feita de materiais à base de espuma de polietileno ou espuma de borracha. A instalação é realizada em toda a superfície.
- A terceira camada é material de absorção de ruído. Bloqueia a propagação das ondas sonoras.
Para evitar o aparecimento de rangidos, os elementos de plástico e a fiação são tratados com materiais especiais anti-rangidos. O processamento é realizado em locais de fixação ao corpo. São materiais tecidos ou não tecidos especiais que limitam o movimento dos elementos plásticos, eliminando o aparecimento de sons desnecessários.
Certifique-se de considerar esses pontos antes de solicitar isolamento acústico. É melhor verificar com os mestres como esse retrofit é feito para ganhar confiança no resultado de qualidade.
O artigo te ajudou?