Ao longo dos anos, as pessoas com entusiasmo muitas vezes criaram algum tipo de desenvolvimento que tornou a vida mais fácil ou melhor para a sociedade. No entanto, também houve casos em que terceiros retiraram ou roubaram seu desenvolvimento do autor para apropriar-se dele. Até o momento, a probabilidade de tais casos foi reduzida a zero devido à legislação vigente que permite o patenteamento do desenvolvimento.
Qual é a essência de uma patente de desenho industrial?
O termo "desenho industrial" significa uma solução tecnológica para um produto industrial que determina sua aparência.
Uma patente para esta amostra é o fornecimento de proteção legal para uma solução tecnológica.
Qual é o processo de registro?
Processo registro de desenho industrial implica a provisão de proteção legal adicional para um modelo de utilidade existente ou outra invenção. Para obter simultaneamente proteção legal para as características de design e construção de um produto, é necessário depositar dois pedidos - uma patente de modelo de utilidade ou invenção, bem como uma patente de desenho industrial.
Por que você precisa de uma pesquisa preliminar de patentes?
Antes de iniciar as etapas para solicitar e posteriormente obter uma patente, é importante analisar os produtos existentes e registrados. Isso permitirá que você verifique a singularidade do produto para o qual planeja obter uma patente, além de reduzir as chances de recusa em realizar essa operação legal.
Uma pessoa pode realizar a análise por conta própria ou entrar em contato com especialistas que verificarão o produto proposto em relação aos bancos de dados existentes de produtos patenteados. Além disso, eles fornecerão algumas recomendações para ações futuras.
Como posso obter a patente de um produto?
Para obter a patente de aparência de um objeto, é necessário registrá-lo como desenho industrial.
Os seguintes itens podem ser patenteados como este projeto:
1. Design de embalagem do produto.
2. Projeto do carro.
3. Fontes e símbolos.
4. Projeto de interiores de um objeto arquitetônico.
5. Interface do local.
Estes são apenas alguns dos objetos passíveis de patenteamento.A legislação oferece a oportunidade de dar proteção legal a qualquer produto que atenda ao critério de novidade e à possibilidade de seu uso para fins industriais.
Antes de solicitar uma patente, você precisa coletar um determinado pacote de documentos:
1. Pedido de patente.
2. Descrição das características essenciais do produto.
3. Um conjunto de imagens e desenhos do produto.
4. Cartão de confecção.
O processo de patenteamento de um objeto como desenho industrial é uma ferramenta eficaz que permite privatizar a aparência de um determinado produto. No entanto, para obter a aprovação de um órgão especial, é necessário levar em consideração todos os aspectos legais relativos ao objeto que se pretende patentear.
O artigo te ajudou?