Tapete de chão: 5 argumentos a favor e contra

No passado recente, em qualquer apartamento ou casa particular em todos os assentamentos do nosso país, os tapetes serviam como decoração principal da casa. Eles foram pendurados na parede, cobriram o chão em todos os cômodos e até na cozinha. Em geral, a tecelagem de tapetes na Rússia se originou sob Pedro, o Grande. Ele mesmo trouxe a moda dos tapetes da Europa, onde apenas a nobreza podia comprá-los.

Sob Peter, foram abertas as primeiras fábricas para a produção de tapetes. A maioria dos tecelões europeus trabalhavam neles, e apenas pessoas ricas podiam comprar seus produtos. Hoje, muitas pessoas decidem recusar tapetes, argumentando que não está na moda, eles os chamam de coletores de pó. Na verdade, os tapetes no chão têm suas vantagens.

Prós de tapetes de chão

  1. Em alguns estilos de interiores, a presença de um tapete é bastante justificada.Deixa o quarto mais confortável.
  2. Você pode deitar no tapete, brincar com seu filho, é bom até pisar com o pé descalço, não como no chão frio.
  3. O tapete pode servir como um toque de cor no interior em tons calmos e próximos uns dos outros. Com ele, você pode enfatizar a área de estar na sala de estar.
  4. O tapete no chão serve como isolamento acústico adicional, os passos no chão nu podem ser ouvidos pelos vizinhos de baixo, mas não no tapete.

Concordo, os argumentos a favor do tapete da casa são bastante pesados. Para alguns, parece que o interior parece desatualizado, mas ainda assim é mais confortável do que com outros pisos.

Quais materiais são usados ​​para fazer tapetes

Esta é uma importante questão. Por exemplo, materiais 100% naturais não são a melhor opção, pois um tapete de lã pura é um ótimo refúgio para os ácaros. Portanto, é preferível um produto feito de polímeros artificiais: polipropileno, náilon, acrílico. A pilha é anexada à base adesiva. Mas os polímeros também têm desvantagens: são inflamáveis, ao mesmo tempo em que emitem fumaça acre, a cola pode ser tóxica, além disso, seca com o tempo, suas pequenas partículas se misturam com a poeira e causam alergias.

Leia também:  Zoneamento de um apartamento com cortinas

A produção moderna de tapetes de fibra artificial é diferente para melhor, pois as substâncias tóxicas são abandonadas em favor das seguras. Mas, infelizmente, não se pode prescindir do tratamento fungicida, e isso também é pouco útil. Os tapetes sintéticos, especialmente os baratos, desgastam-se rapidamente, perdem a cor rica. Após o fim de sua vida útil, os tapetes vão para aterros sanitários e poluem o meio ambiente porque não se decompõem por centenas de anos. Do exposto, segue-se que os tapetes naturais ainda são preferíveis, mas isso se aplica apenas a produtos de alta qualidade.

Como escolher um tapete

Com a ajuda de um carpete, você pode corrigir visualmente as deficiências da sala. Assim, um produto de cores claras vai tornar um pequeno espaço mais amplo, e os escuros, ao contrário, vão torná-lo ainda menor. A propósito, o tapete nunca é colocado perto das paredes. A folga deve ser de pelo menos 20 cm.

Perto da cama ou do sofá, você pode colocar um tapete comprido para pisar com os pés descalços. Antes de comprar, o produto deve ser cheirado. Um tapete sintético não deve exalar um forte cheiro químico, e um natural não deve cheirar a lã, exceto talvez ligeiramente. Se você tem alergia a poeira, os sintéticos devem ser preferidos.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC