Parece um telhado de duas águas simples que você mesmo pode construir
Como realizar a construção do telhado da casa, sem ter nenhuma habilidade? Minha experiência mostra que isso é bem possível. A seguir, contarei em detalhes como fazer isso e descreverei todas as etapas da construção de um telhado, e as instruções passo a passo confirmarão claramente minhas palavras.
Antes de começar a construir um telhado com as próprias mãos, você precisa escolher um design que corresponda à configuração, dimensões e aparência da casa.
Ilustração
tipo de telhado inclinado
telhado de galpão - o tipo de sistema de cobertura mais simples, pois existe apenas uma inclinação e um apoio vertical.
telhados de duas águas - a solução mais comum para casas de campo. Existem coberturas simétricas, onde ambas as inclinações são iguais, e existem coberturas assimétricas, onde uma inclinação é menor.
Coberturas de quadril e semi-quadril. Este é outro tipo de telhado inclinado, mas sem empenas. Em vez de empenas, inclinações menores são usadas aqui.
telhados de quatro águas. Nesses sistemas, são dispostas três ou mais vertentes, que convergem em um ponto na parte superior.
Telhados de mansarda (quebrada ou em duas águas) - telhados de duas águas, nos quais as vigas têm um corredor na metade ou um terço do comprimento.
Projeto do telhado
A construção do telhado e vigas começa com o projeto. A principal tarefa é desenvolver a aparência do telhado e calcular as dimensões da estrutura, levando em consideração várias cargas.
O esquema que usaremos para construir um telhado com duas inclinações simples e, portanto, não será difícil lidar com sua construção
Para projetar o sistema de cobertura, são utilizados softwares especiais: Google Sketch UP, AutoCAD, etc. Se o telhado for simples, os cálculos podem ser realizados sem programas especiais, levando em consideração o ângulo mínimo e máximo de inclinação da inclinação, a área da inclinação, a carga de vento e a carga de precipitação.
Ilustração
Recomendações para o projeto do sistema treliçado
Levamos em consideração a relação entre as dimensões das vigas e a distância entre elas. Pernas de vigas longas com uma pequena seção transversal cederão sob a carga de neve. Espessura excessiva com um comprimento pequeno é um excesso de materiais e um aumento na carga nas paredes de suporte de carga.
Com um comprimento de viga de teto de 6 metros ou mais, devemos fornecer suportes. Sua tarefa é evitar a deflexão das vigas na parte central.
Escolhendo o ângulo certo de inclinação do telhado. Existe uma regra universal:
Em áreas abertas - na estepe ou perto de grandes corpos d'água, a carga de vento é alta e, portanto, o ângulo de inclinação ideal é de 30 °.
Em áreas acidentadas ou montanhosas, onde a carga de vento é menor, fazemos um ângulo de inclinação de 45°.
Telhado e carga de neve. Não é aconselhável lidar com a carga de neve aumentando a inclinação da encosta. Um aumento na inclinação da encosta leva a um aumento na carga de vento.
Para aumentar a resistência do telhado à carga de neve, é melhor fornecer escoras adicionais e limitar-se à escolha de um material de cobertura com superfície lisa.
Aquisição de materiais
Ilustração
O que será necessário
Madeira. Para montar o sistema truss você vai precisar de:
Viga 50 × 150 mm (para Mauerlat e deitado);
Tábua 25 × 100 mm (para pernas de caibro, puffs e sarrafos);
Barra 50 × 25 mm (para a contra-rede).
Montando hardware. Para fixar os elementos do sistema de treliças, são necessárias placas metálicas perfuradas. À venda, existem placas moldadas em ângulo reto e reto.
Pinos roscados com porcas e arruelas, pregos de construção, parafusos autorroscantes e chumbadores. O hardware listado é necessário para fixar o sistema de treliça e as paredes estruturais da casa, bem como para montar os elementos estruturais do sistema em um só.
Vapor e impermeabilização. Em um telhado com isolamento térmico, há uma alta probabilidade de condensação do material do telhado.Portanto, no intervalo entre o material da cobertura e o isolamento, um filme necessariamente se espalha.
isolamento térmico. O isolamento é usado em telhados quentes e frios. Em estruturas quentes, é colocado entre as vigas e, em um telhado frio, é forrado no teto.
materiais de cobertura. Você pode comprar materiais de cobertura macios e duros.
Um exemplo de cobertura de telhado rígido é a ardósia de metal e fibrocimento, telhas de metal ou cerâmica, etc.
Materiais de cobertura macios são coberturas laminadas e telhas.
Elementos adicionais. Esses elementos são selecionados de acordo com o tipo de material de cobertura utilizado. Elementos adicionais incluem guarnições de cornija e cumeeira, guarnições para acabamento do vale, etc.
Parece um telhado de duas águas simples que você mesmo pode construir
Recomendações para colheita e armazenamento de madeira
Ilustrações
Recomendações
Tábuas e vigas devem estar secas. Para fazer isso, mantemos a madeira antes da construção em uma sala ventilada ou sob um dossel.
O armazenamento adequado garante a circulação do ar e a madeira seca.
Tábuas e barras devem estar niveladas. Empilhamos a madeira para armazenamento em pilhas para que as tábuas não caiam com o peso.
A madeira precisa ser separada e separada - tábuas e vigas tortas.
Desinfetamos a madeira. A madeira deve ser pré-tratada com compostos anti-sépticos. Para fazer isso, você pode usar impregnações industriais ou óleo de motor usado.
Montagem da viga
Ilustração
Descrição das ações
Instalação Mauerlat. A impermeabilização laminada é revestida ao longo das duas paredes laterais externas da casa. Sobre a impermeabilização, uma viga ou, no nosso caso, uma placa grossa é fixada a uma âncora de 12 mm.
A instrução permite a instalação do Mauerlat apenas em uma superfície plana das paredes.
Instalação da cama. Na verdade, esta também é a instalação de um Mauerlat, mas não na parede externa, mas na parede intermediária. A tecnologia é a mesma - nivelamos e impermeabilizamos a superfície, colocamos a prancha e fixamos com chumbadores.
As âncoras de fixação não devem estar localizadas a mais de 60 cm uma da outra. Neste caso, as âncoras não devem cair na costura de alvenaria.
.
A construção de empenas. As empenas podem ser montadas em madeira no final da montagem do sistema de treliças, mas no nosso caso foi mais fácil trazer as empenas ao nível das vigas do bloco de espuma.
Os frontões eram dispostos antes da montagem das travessas, pois assim as travessas atrapalhariam a obra de alvenaria.
Instalação de racks com uma corrida. Em ambas as bordas da cama, um rack vertical é instalado.
Uma placa é colocada em cima de dois racks e fixada com parafusos autorroscantes. No intervalo com degrau de 1 m, são instalados racks verticais intermediários.
Todos os elementos estruturais são fixados com parafusos autorroscantes através das placas de montagem.
Preparação da viga. Elevamos as vigas uma a uma até o telhado e aplicamos uma ponta na corrida e a outra no Mauerlat.
Fazemos marcações para recortes. Fazemos recortes para que a prancha com um recorte fique na corrida e a outra no Mauerlat.
Cortamos o alinhamento das vigas na corrida. Para fazer isso, combinamos as vigas para que se encontrem.
Desenhamos a linha central e cortamos as vigas ao longo da linha central. Em seguida, conectamos as vigas preparadas ao longo da linha de corte.
Nós fixamos as vigas. Usando placas e cantos perfurados de metal, conectamos as vigas na parte inferior e na parte superior.
Instalando o resto das vigas. Um cordão é puxado entre as vigas extremas já instaladas nas partes superior e inferior. As vigas intermediárias são expostas e presas ao longo do cordão como guia.
Alinhando o topo do frontão. Como a alvenaria foi feita ao longo do frontão, cortamos as partes salientes da alvenaria. De acordo com a forma dos recessos restantes dos blocos, vimos elementos adicionais e os colocamos na argamassa.
Instalando puffs. Medimos metade da altura dos racks extremos. De acordo com a marca feita, fixamos a prancha, cujas arestas ficarão ligeiramente salientes para além das arestas das vigas.
Nivelamos a prancha e prendemos as bordas nas vigas. Corte o excesso de placa ao longo da borda.
Instalamos os mesmos puffs nas vigas intermediárias.
Definindo baforadas curtas. Na parte superior das treliças do telhado, prendemos baforadas curtas. Como resultado, as vigas serão fixadas rigidamente nas partes superior, intermediária e inferior e isso fornecerá a rigidez necessária.
Dispositivo de torta de cobertura
Ilustração
Descrição das ações
Cortamos as vigas sob o gotejamento. Conforme mostrado na foto, as bordas das vigas são aparadas de forma que a extremidade vertical fique totalmente vertical e a borda inferior seja horizontal.
Como a marcação e a poda precisam ser feitas em altura, você terá que montar andaimes sustentáveis com antecedência
.
Instalando um gotejamento. Um gotejamento é uma barra de metal dobrada ao meio ao longo da qual a água fluirá para a calha.
O conta-gotas é colocado ao longo da borda da saliência e pregado com pregos de telhado. As pranchas vizinhas são combinadas em comprimento com uma sobreposição de 10 cm.
Colocar uma membrana permeável ao vapor. Uma fita de borracha K1 e uma tira de boa fita dupla face são coladas ao longo da borda superior do conta-gotas. Uma faixa de membrana é espalhada pelas vigas instaladas.
Instalamos a contra-rede. Na membrana forrada no topo das vigas, fixamos uma barra de 50 mm de altura. Como resultado, a faixa de membrana no vão entre as vigas deve ser esticada.
Instalamos a caixa. No topo da contra-treliça, conforme mostrado na foto, as placas são recheadas em incrementos de 20 a 30 cm.
Impermeabilizamos o skate. Depois que a contra-treliça com a caixa atingiu a cumeeira, espalhamos uma tira de membrana ao longo da linha da cumeeira e a enfiamos cerca de 20-30 cm sob a contra-ripa e aparafusamos os parafusos.
Aparar e fortalecer o final da inclinação. No final da saliência do telhado, todas as vigas são cortadas no mesmo tamanho. No final da saliência, como mostra a foto, uma placa é fixada nas bordas das vigas com parafusos auto-roscantes.
Instalação de coberturas. Folhas de papelão ondulado são levantadas alternadamente no sistema de vigas e fixadas com parafusos especiais para telhados com arruelas de pressão.
A construção do telhado é concluída com a instalação de elementos adicionais, como uma faixa de cornija e uma cumeeira.
Para concluir
Agora você sabe como é feita a construção dos telhados. O cumprimento de regras simples permite que você construa um telhado de duas águas não pior do que os especialistas, e o preço será significativamente menor. Recomendo assistir ao vídeo deste artigo, e se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários.