Criar seu próprio pequeno jardim é bem possível, mesmo em um apartamento na cidade. Só é preciso um pouco de entusiasmo e tempo. Além disso, é claro, será necessária uma paixão por plantas, pois para fazer algo assim com as próprias mãos e com qualidade realmente alta, você precisa ter um pouco de gosto pela natureza.
como escolher plantas
Provavelmente, o principal requisito ao escolher é a compacidade. Para um jardim interno, são necessárias plantas pequenas, de modo que, com um tamanho relativamente pequeno, possam produzir mudas suficientes ou simplesmente agradar com sua aparência.
Além disso, existem parâmetros aos quais você também deve prestar atenção, entre eles:
- a capacidade de autopolinização;
- ritmo acelerado de maturação;
- falta de alta fotossensibilidade;
- fidelidade às mudanças de temperatura e umidade;
- necessidades de rega.
É mais conveniente fazer um jardim se você escolher entre diferentes classificações de plantas. Vejamos as principais categorias.
sempre-vivas
São plantas que deixam folhagem durante todo o ano. Das plantas convenientes para os quartos, destacam-se: bambu, tangerina e limão, abacate, louro, alecrim, lima. Há outros.
Decídua
Essas plantas descansam no inverno sem folhagem. No entanto, eles também podem reabastecer o jardim interno. Estes incluem: madressilva, espinheiro, romã, marmelo, sabugueiro, caqui, damasco, ameixa, macieira. As árvores frutíferas são perfeitamente possíveis de cultivar como bonsai, são bastante adequadas para isso e permitem criar composições interessantes.
herbáceo
Isso inclui tubérculos, bem como algumas outras plantas. O resultado final é a ponta atualizada com a vida útil das raízes. Para o jardim interno são interessantes: sálvia, morangos, morangos, pimentões, pepinos, cebolas, cenouras, alho, aspargos, aipo, saladas.
como compor
Um jardim interno bastante compacto pode ser bastante variado e interessante. Para fazer isso, você precisa usar a altura, ou seja, colocar as plantas em diferentes camadas e níveis. Até mesmo um recipiente simples pode ser usado, mas você precisa criar uma estrutura escalonada e colocar várias plantas ali. Além disso, muitas vezes são feitos compartimentos separados para plantas que são substituídas dependendo da estação (por exemplo, plantas bulbosas são plantadas na primavera, depois outras) e os chamados fundos, onde crescem plantas não substituíveis que compõem o fundo para a composição. Se você distribuir corretamente as plantas, o jardim ficará encantado durante todo o ano.
Além disso, você precisa se lembrar do componente estético.Em particular, procuram selecionar as plantas de forma que, em primeiro lugar, se combinem com a forma do recipiente em que crescem e, em segundo lugar, sejam diferentes. Escolha plantas com diferentes formas e cores de folhagem, então a composição ficará mais interessante. É necessário correlacionar os tamanhos e representar os limites de desenvolvimento de um ou outro espécime. Você também precisa se lembrar da presença de espaço livre entre as diferentes plantas, para que se sintam ótimas nas condições propostas.
O artigo te ajudou?