No antigo Egito, o azul simbolizava o princípio divino. E os cristãos o consideram um símbolo da verdade. Já no interior, os tons de azul contribuem para um ambiente descontraído. Mas é importante saber usar essa cor, brincando com os tons com competência.
azul por dentro
Tons de azul estão presentes em quase todos os interiores. Não cansa os olhos, fica bem em qualquer ambiente. Esta opção está associada à harmonia e frescura, pelo que é perfeita para escritórios ou espaços de trabalho. Muitas vezes, apenas complementa as nuances de cores principais. Estudos provaram que o azul:
- Ajuda a estimular a atividade mental.
- Promove o relaxamento físico.
- Melhora a percepção por todos os sentidos: alcance visual e auditivo. Também aumenta as sensações táteis.
- Reduz a sensação de fome.
- Harmoniza todos os detalhes do interior.
- Desenvolve a sensibilidade.
A cor azul afeta de forma diferente, dependendo da tonalidade. A versão light adiciona sofisticação a todo o design. E o azul escuro traz ansiedade e acalma. Muitas vezes é escolhido por workaholics ou casais sem filhos. Mas detalhes em cores vivas ajudam a reduzir o efeito sombrio.
Cor azul e suas combinações
Usar o azul requer coragem. Muitas pessoas acham desnecessariamente frio e formal. Mas esses elementos no interior contribuem para acalmar e harmonizar o mundo interior. A pessoa começa a pensar mais na vida, nos valores. Os médicos dizem que a cor azul normaliza a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. É necessário dar preferência a ele se quiser conter o apetite excessivo.
Essa tonalidade ajuda a criar o contraste necessário no interior. Há uma atualização visual do design geral. Portanto, os designers aconselham o azul para janelas voltadas para o leste. É preciso ter cuidado no caso de quartos pequenos, pois estarão muito frios. Em geral, essa tonalidade é universal, mas você precisa saber combiná-la corretamente com a gama geral.
Adicionando branco ao azul
A cor azul é melhor não usar solo. Os designers estão cada vez mais recorrendo à combinação de azul e branco. Essa combinação resolve vários problemas ao mesmo tempo: o espaço na sala aumenta visualmente devido à tonalidade branca. Além disso, a cor azul confere um frescor especial ao ambiente. A partir disso, podemos concluir que é perfeito para pequenos espaços.Tons esbranquiçados são mais usados na hora de decorar o teto e as paredes.
Azul - móveis e janelas. Mas outras variações também são possíveis. Mas o piso ainda é aconselhado a torná-lo o mais neutro possível. Uma das principais vantagens do azul é a sua versatilidade. No futuro, não entrará em conflito com outros esquemas de cores. Uma tonalidade semelhante vai agradar a quem ainda não decidiu exatamente o resultado final. Mas, ao mesmo tempo, a cor azul não é tão sombria quanto o preto.
O artigo te ajudou?