Geralmente, essa é uma pergunta bastante simples, especialmente se você comprar um dispositivo em uma grande loja com consultores experientes. As dimensões dos exaustores para cozinha são padronizadas e você não terá que escolher muito. Ao mesmo tempo, como em qualquer outro negócio, vale a pena estudar algumas nuances antes de comprar.
A largura da cúpula precisa corresponder ao tamanho da laje?
O principal parâmetro ao escolher um capuz será a largura. É desse valor que depende o quão bem o aparelho vai lidar com fumaça, gordura, queima e outros problemas de cozinha. Existe uma regra bastante simples aqui: a largura deve ser igual ou superior às dimensões da laje. A dependência é óbvia - um pequeno capô simplesmente não conseguirá cobrir todo o volume do fogão, e uma parte significativa da poluição cairá nas paredes, utensílios de cozinha e teto.
Ao mesmo tempo, deve ser proporcional ao fogão - não há necessidade de comprar uma unidade enorme que simplesmente "conduza" o excesso de ar e "coma" eletricidade. Nos casos em que a coifa é adquirida primeiro, seu tamanho deve corresponder ao espaço vazio entre os armários reservados para o fogão. Boas opções seriam capuzes de 60, 80 ou 90 cm de largura.
Existem os seguintes modelos de coifas:
- 30cm;
- 45cm;
- 50cm;
- 60 cm - opção comum para cozinhas pequenas, mas adequada para fogão padrão de 4 bocas;
- 80 cm - muito usado, mais eficiente para uma placa padrão;
- 90 cm - relevante para cozinhas grandes, ideal para fogão normal;
- 100 cm - é considerada uma opção profissional;
- 120 cm - comprado apenas para cozinhas em restaurantes e cafés.
Deve-se notar que os capuzes de 60-90 cm são os mais comuns no mercado. Todas as outras opções terão que ficar bem em lojas profissionais.
Como devem ser as dimensões dos fogões e exaustores elétricos?
As placas também têm suas próprias dimensões. O tamanho ideal para uma pequena cozinha será de 50 a 60 centímetros. Nesse caso, vale a pena se preocupar com a instalação do aparelho com antecedência. Deve caber exatamente no espaço alocado e com alguma margem de espaço - isso facilitará a instalação. Se o exaustor for embutido, é necessário ajustar seu tamanho ao tamanho do próprio gabinete. Depois disso, você deve prestar atenção à profundidade e altura do dispositivo. O primeiro indicador também oscila entre 30-120 centímetros. É muito desejável que a profundidade coincida com o tamanho da própria laje e cubra toda a sua área.
Acontece, durante a instalação, que a altura do aparelho pode ultrapassar o valor pretendido no armário de parede, porém, é inaceitável que o exaustor fique mais próximo da placa - essa distância é estritamente regulada e é de 65 a 75 centímetros, dependendo no tipo de fogão - mais a gás, elétrico talvez um pouco menos. Se o capô começar a mudar de cor e não for lavado, essa lacuna é insuficiente e a alta temperatura afeta negativamente o próprio dispositivo.
O artigo te ajudou?