Uma luminária de chão não é apenas uma luminária. É uma parte importante do interior e dá ao quarto um charme especial. Os candeeiros de chão antigos, herdados ou comprados numa loja com artigos retro, são especialmente valorizados. O único problema que todo sortudo proprietário de uma lâmpada rara quase certamente terá que enfrentar é a necessidade de atualizar sua aparência. Existem várias formas de dar um toque moderno a um candeeiro de pé sem perder a sua individualidade.
Atualização do abajur
Embora à primeira vista atualizar um abajur pareça uma tarefa difícil, não é o caso. Tudo que você precisa é a disponibilidade de material interessante e sua própria imaginação. Decida a finalidade da lâmpada e escolha o esquema de cores que se adapta ao seu interior.Os materiais podem ser usados absolutamente qualquer: seja tecido ou papel grosso.
Para facilitar sua tarefa, você pode usar o antigo quadro de luminária de pé. Se você decidir fazer você mesmo, meça as superfícies com antecedência e adquira o arame e as ferramentas adequadas para isso. Todas as manipulações com o teto devem ser realizadas após removê-lo e devolvê-lo ao seu lugar somente após a conclusão do trabalho e a secagem de todos os materiais.
Do papel
A maneira mais fácil de mudar radicalmente a aparência do produto é colar o teto com papel de parede. Para não se confundir com a densidade do papel e o efeito de iluminação, verifique como fica na luz. Ligue a luminária de chão e prenda-a a ela. Depois disso, meça a área do teto e corte a peça necessária para colá-lo. Antes de aplicar a cola, certifique-se de desengordurar a base na qual o papel de parede será fixado. Em seguida, aplique cola e cole o papel.
Observação! Não pressione os materiais com força, pois isso pode causar corrosão e bolsas de ar.
De tecido
Se sobrar material após a costura de cortinas ou estofamento de móveis, seu uso ajudará a fazer um abajur que se encaixe perfeitamente no interior da sala. Para prender o tecido, utilize agulha, linha e fita dupla face. Bordados, apliques e franjas darão ainda mais individualidade ao seu produto.
Outras opções
Entre as formas não padronizadas de decorar o abajur, destacam-se as seguintes:
- Estojo de malha feito em casa;
- Decoração de superfícies com lantejoulas, miçangas, miçangas, pedrinhas, botões, rendas, fitas e outros elementos decorativos;
- Pintura com tintas;
- Enrolamento de fios;
- Uso de material inusitado (tecidos velhos, palha, arame);
- Decoração com materiais a granel (brilho, areia colorida).
A iluminação é uma parte importante de qualquer espaço. Afeta nosso humor e saúde. Mostre um pouco de perseverança e, com um custo mínimo, você terá um produto artesanal que definitivamente não terá análogos.
O artigo te ajudou?