Naquela época, quando os apartamentos no país eram distribuídos gratuitamente, ninguém prestava muita atenção a ninharias como portas internas. Os apartamentos, via de regra, eram típicos, com acabamento completo, o que era sua vantagem indiscutível, mas tudo dentro da residência era igual - papel de parede, janelas, encanamentos, parquet ou linóleo, entrada e portas internas.
Isso foi uma desvantagem, no entanto, poucas pessoas mudaram o interior do apartamento. As portas interiores e de entrada, por exemplo, permanecem nelas há muitas décadas sem substituição. Sim, e não havia nada de especial para trocá-los, o mercado desses produtos praticamente não existia como desnecessário, e as portas desempenhavam regularmente suas funções, protegendo os cômodos de odores e ruídos estranhos.
Hoje em dia, a gama de portas interiores está transbordando.Para os usuários, a cor das portas, o material de que são feitas e suas características de design tornaram-se importantes. Com um grande número de produtos diversos oferecidos em lojas de móveis e na Internet, o consumidor invariavelmente se pergunta - o que escolher para o seu apartamento em meio a toda essa abundância?
Portas de correr
Os produtos deste design podem ser divididos em grupos:
- dobramento deslizante. As portas deste grupo são compactas, não ocupam espaço extra ao serem abertas. Eles são feitos de várias tiras interligadas, a última das quais é fixada na abertura da parede. Todas as tiras são equipadas com rolos que podem ser fixados tanto por cima quanto por baixo;
- deslizamento paralelo, são portas de compartimento, portas de cassete, raio, interior, cascata. O mais popular deles são portas de correr. Eles podem se mover em ambas as direções, ter uma ou duas asas.
- As portas cassete funcionam com o mesmo princípio das portas de compartimento, mas diferem delas porque sua folha fica escondida em um nicho quando aberta.
- Portas de forma arredondada são chamadas de raio. Na maioria dos casos, eles são vitrificados.
- As portas em cascata podem consistir em várias telas, uma das quais permanece estacionária, enquanto as demais se movem. A faixa, localizada na borda, puxa o restante junto com ela ao se mover.
Escolha da cor da porta
Uma maneira de escolher a cor de uma porta interna é combinar com a cor do piso. Esta opção é adequada para apartamentos onde todo o piso é revestido com o mesmo tipo e cor.Os designers aconselham, neste caso, escolher uma cor de porta um pouco mais clara que a cor do piso, embora não haja regras rígidas, você pode escolher um tom mais escuro.
Se os quartos tiverem revestimentos de cores diferentes, isso não é um problema. Você sempre pode escolher uma porta que corresponda à tonalidade geral de diferentes revestimentos. Se o piso do apartamento for de madeira, a tonalidade “amadeirada” deve prevalecer na cor das portas. Nada mal se a textura da porta se assemelhar a uma árvore. Uma porta de madeira maciça é bastante cara, por isso requer alguns cuidados.
Maçanetas equipadas com fechaduras podem ser instaladas em portas internas. Isso permite que você feche a porta com mais força para proteger a sala de ruídos e cheiros desnecessários vindos da cozinha. Os acessórios não são apenas um elemento funcional, mas também uma decoração da porta, pelo que devem ser combinados com a sua aparência e cor.
O artigo te ajudou?