O parquet é um revestimento de piso elegante e de elite. Nem todas as casas e apartamentos o utilizam, pois além de excelentes propriedades estéticas, esse material é caro e de difícil manutenção. Este piso não é adequado para todos os quartos. Por exemplo, não é recomendado usá-lo na cozinha, banheiro e banheiro. Se você violar as dicas de processamento do material, poderá notar seu rápido desgaste.
Tipos de parquet e cuidados
Existem dois tipos principais de placas de parquet - envernizadas ou oleadas. Claro, eles têm diferentes especificidades e características de atendimento. Vamos considerar cada um deles separadamente:
- Parquet lacado - não é recomendado fazer limpeza úmida aqui. Em vez disso, varrer e aspirar regularmente é a solução certa. Se houver poluição local, eles serão eliminados por meios especializados.Para prevenção, é necessário instalar almofadas de feltro nas pernas de mesas, cadeiras, sofás ou outros móveis. Então será possível evitar danos ao material. As diretrizes de manutenção também incluem a obrigatoriedade de lixar e renovar o revestimento do piso a cada cinco anos. Caso contrário, a camada protetora fica mais fina e a árvore escurece. Em situações difíceis, mesmo a raspagem não salva. E isso leva à necessidade de uma substituição completa do piso;
- Parquet oleado... É melhor cuidar desse revestimento diariamente. Neste caso, deve-se usar um aspirador de pó. A limpeza úmida também é necessária. Em sua implementação, são utilizados remédios especializados ou populares para lavar pisos. A renovação da camada protetora é necessária aproximadamente uma vez a cada seis meses. No entanto, com tudo isso, não há necessidade de retificação preliminar muito frequente.
Uma variedade separada é o parquet laminado. Em casa, é limpo com sprays de perfil ou lavagem a seco. Um limpador a vapor definitivamente não é adequado para tais fins.
Cuidados semanais com parquet
Ao trabalhar com parquet a óleo, deve-se usar a limpeza a seco. Além disso, é importante usar produtos especializados para placas de parquet. Na presença de contaminação, mas não forte e não pronunciada, limpe a superfície com um pano limpo e levemente úmido. Com a abordagem correta do procedimento, o parquet deve secar em 1-2 minutos.
Se você levar em consideração sua aparência ao cuidar do parquet e seguir certas regras, o material encantará seu dono com atratividade e durabilidade por muito tempo.Em uma situação com manchas difíceis, você precisa usar produtos de limpeza especializados que contenham um solvente .Assim, é necessário embeber um pano macio no produto. Ela precisa limpar os vestígios de sujeira e, depois de alguns minutos, remover os restos com outro pano limpo. Se necessário, o tratamento pode ser repetido várias vezes.
Mesmo após o desaparecimento da mancha, não se deve esquecer da prevenção. Trapos de tecido de algodão devem ser embebidos em óleo e passados \u200b\u200bcom um pano sobre a cobertura nua, movendo-se primeiro perpendicularmente e depois paralelos às fibras do parquet. O óleo não absorvido deve ser removido com pano seco e o piso polido. A área após o tratamento pode secar até doze horas. É melhor cuidar com antecedência para que ninguém ande no chão durante esse período.
O artigo te ajudou?