Quando se trata de substituir o sistema elétrico da casa, muitos de nós ficamos intimidados com o custo de tal empreendimento. Infelizmente, a substituição de uma instalação elétrica não é um serviço barato, mas é necessário no caso de uma instalação muito danificada ou desatualizada. Saiba quando é necessário substituir a instalação elétrica e qual o custo?
Por que a fiação está mudando?
A principal razão para substituir uma instalação elétrica é a segurança. Isso se aplica tanto à proteção dos eletrodomésticos quanto, principalmente, à saúde e à vida das pessoas. A instalação incorreta pode causar um incêndio, por isso vale a pena conhecer as informações mais importantes sobre a necessidade de colocar novos cabos.
Quando trocar a fiação?
Não há previsão na legislação que especifique exatamente após quantos anos é necessário substituir a instalação elétrica em prédios residenciais. Existe apenas um registro de que os proprietários são obrigados a mantê-lo em condições técnicas adequadas. No entanto, a instalação de novos cabos é necessária em diversas situações. Mais sobre isso abaixo:
instalação elétrica antiga
Uma instalação elétrica antiga pode ser definida como um sistema com mais de 20 a 30 anos. As duas últimas décadas trouxeram novos padrões técnicos para a instalação de redes. Por exemplo, no passado, eram colocados principalmente cabos de alumínio, que são facilmente aquecidos e danificados. Hoje, os instaladores usam fios de cobre, muito mais resistentes a altas temperaturas. Portanto, vale a pena considerar a instalação de novos cabos no banheiro e na cozinha, onde funcionam os equipamentos mais sobrecarregados.
Além disso, com um grande número de eletrodomésticos na casa, a antiga instalação elétrica pode ser ineficiente. Isso se manifesta no fato de que a inclusão simultânea de vários dispositivos (por exemplo, uma máquina de lavar louça, um forno e uma máquina de lavar ao mesmo tempo) causa muita carga e os fusíveis “queimam” ou derrubam as máquinas.
Instalação elétrica quebrada
Muitas vezes, uma instalação elétrica antiga precisa ser substituída. Isso pode ser diagnosticado com curtos-circuitos e avarias frequentes. Talvez já esteja tão danificado que serão necessários novos fios. Para fazer isso, você deve primeiro verificar a instalação com eletricista qualificado.
Um eletricista inspeciona a instalação e determina se parte ou toda a instalação precisa ser substituída.Apenas parte do sistema pode ser substituída se isso for suficiente para garantir o funcionamento correto. Esta é uma solução mais barata e menos invasiva. Então os fios antigos permanecem, mas a energia é desligada deles.
Ampliação da casa e substituição da fiação elétrica
Se você planeja expandir sua casa, considere instalar uma nova fiação ou pelo menos atualizar a antiga. Especialmente se o edifício tiver um tipo de instalação mais antigo. Lembre-se que a adaptação nem sempre é mais barata do que uma nova instalação e nem sempre é possível. Isso será avaliado por um especialista que indicará a melhor conduta em determinado caso. Depois disso, o designer selecionado preparará um projeto de extensão ou substituição. Para garantir que uma instalação nova ou atualizada esteja operacional e resistente a picos de energia repentinos.
O custo de substituição de uma instalação elétrica
EM custo de substituição de uma instalação elétrica inclui não só a compra de novos fios, mas também a instalação de novos pontos de iluminação, pontos de comutação e novos equipamentos. Assim o preço final vai depender do tamanho da casa bem como da qualidade dos materiais utilizados. Além disso, existe o preço da mão de obra, então a diferença de valor pode ser significativa. O custo final da substituição da instalação elétrica ou sua modernização será de várias centenas a vários milhares de rublos.
.O artigo foi escrito em colaboração com o site de trabalhos elétricos Jelektrik.by
O artigo te ajudou?