Você pode comprar um queimador ou fazer você mesmo em 10 minutos
Quer aprender a fazer um queimador com as próprias mãos em casa? Ofereço 2 instruções ao mesmo tempo: montar um queimador convencional para colocar materiais de cobertura e fazer um cortador de alta temperatura. Tendo feito ferramentas de acordo com os esquemas propostos, você pode aquecer betume para telhados, derreter estanho e cortar metais fusíveis.
Tudo o que você precisa saber sobre queimadores a gás
Queimador de gás (acetileno ou propano) é uma ferramenta com a qual você pode obter uma chama com temperatura e tamanho de chama variáveis;
Um queimador de gás para telhados é usado ao aquecer um substrato de material betuminoso para telhados
tocha de propano convencional - trata-se de um bocal com regulador conectado a uma alimentação de gás sob pressão;
maçarico acetileno - Este é um cortador para o qual é usada uma mistura de oxi-combustível.
Usando gás sob pressão como combustível, não será possível obter uma temperatura elevada. Mas, se você misturar propano com oxigênio, a temperatura da chama aumenta significativamente.
Dispositivo do queimador de gás: 1 - tubo do queimador, 2 - trava de porca, 3 - bico, 4 - bico, 5 - misturador, 6 - injetor, 7 - válvulas, 8 - conexão.
A figura mostra dois tipos de queimadores:
injeção — devido à pressão maior, o oxigênio suga o gás e o envia para o misturador;
sem injetor - oxigênio e gás são fornecidos separadamente, mas com a mesma pressão.
Os cortadores sem injetor são estruturalmente mais simples que os queimadores com injetor. Mas os cortadores de injeção, devido à alta pressão da mistura de combustível, são usados na soldagem e corte de metais.
Um gravador infravermelho portátil também funciona com gás, mas não é uma ferramenta.
Há também um queimador de gás infravermelho, mas não se aplica a ferramentas de corte, mas a aquecedores. O elemento de aquecimento para distribuição uniforme de calor está localizado com o emissor no topo e transforma a energia térmica em radiação infravermelha. O ajuste de temperatura e intensidade de aquecimento é realizado por uma válvula de ajuste.
Montamos um queimador para colocação de feltro em 10 minutos
Na foto, o bico, a válvula de controle e o tubo de conexão são tudo o que você precisa para montar um queimador de gás com as próprias mãos
Para montagem você vai precisar de:
Bocal e torneira de um velho fogão a gás (ambas as peças podem ser compradas no mercado de construção. O preço é barato);
cilindro de gás (você pode sobreviver com um cilindro de acampamento com um volume de 10 a 20 litros);
Conectando o bocal à torneira. Conectamos a válvula através do bico ao bico.
Conectamos o cilindro de gás ao queimador com uma mangueira. As conexões devem ser apertadas com braçadeiras de colar.
teste. Com a torneira do queimador fechada, abra a alimentação da botija. Levamos um fósforo aceso ao bocal e abrimos a válvula de abastecimento de gás.
Ajuste da tocha. O fluxo da chama é regulado girando a válvula: no sentido anti-horário - mais, no sentido horário - menos.
Um queimador de gás caseiro não é pior do que uma ferramenta comprada em termos de eficiência e segurança de uso. Tenho certeza de que a ferramenta, montada de acordo com as instruções propostas, será útil para você.
Montando um cortador portátil para a oficina doméstica
Derretendo metal com um cortador de gás portátil, feito de forma independente de acordo com as instruções em anexo
Esta ferramenta compacta, apesar de sua baixa potência, produz uma chama com temperaturas de até +1000°C. Para fazer um queimador de gás em casa, precisamos dos seguintes materiais:
Agulha de bombeamento para inflar bolas;
Uma agulha fina de uma seringa descartável;
Garrafa de plástico com volume de 1,5-2 litros;
Dois conjuntos de conta-gotas com clipes;
Fio de cobre com diâmetro de 0,5 mm;
Fluxante e acessórios para solda;
Mamilo de uma câmera de bicicleta ou carro;
Cola quente e pistola.
Esquema de montagem de um queimador portátil que vamos montar
O diagrama de fiação mostra uma tocha portátil sem tocha.A seguir, direi como fazer uma ferramenta com as próprias mãos de acordo com o esquema proposto.
Ilustração
Descrição do palco
Fazendo um furo na agulha. Afastando-se da ponta da agulha 10 mm, fazemos uma incisão transversal com uma lima triangular, de forma que se forme um pequeno orifício.
Dobramos a agulha. A agulha da seringa, com a ajuda de um alicate, é dobrada em um ângulo de 135 °.
Procuramos trabalhar com cuidado para não beliscar ou deformar o canal de passagem da agulha
.
Nós moemos a borda afiada da agulha. Afiamos a agulha curva em uma lima ou rebolo, para que não fique nenhuma ponta.
O comprimento da seção da agulha da dobra até a ponta do solo deve ser igual ao comprimento da ponta da agulha grossa até o orifício feito nela.
Conectamos as agulhas em um nó. Uma agulha fina dobrada é empurrada para dentro do buraco. Como resultado, a ponta de uma agulha fina deve sobressair de uma agulha grossa em não mais que 1 mm.
enrolamento de fio de cobre. A área onde a agulha fina entra pelo orifício lateral na agulha grossa é enrolada com fio de cobre. Fazemos as curvas sinuosas o mais próximo possível umas das outras.
processamento de fluxo. Processamos o enrolamento feito com fluxo antes da soldagem. Não use resina, pois ao trabalhar com fluxo, a solda adere melhor.
De solda. Soldamos o enrolamento do fio com solda de estanho. Aquecemos as voltas com um ferro de solda para que a solda passe para a agulha. Como resultado, a área soldada da conexão das agulhas deve ser totalmente selada.
Conectamos o misturador montado. Conectamos 2 tubos conta-gotas ao conjunto montado anteriormente. Um tubo é conectado a uma agulha fina e o outro a uma agulha grossa. Nos tubos conta-gotas, ao lado do misturador, colocamos pinças, uma para cada tubo.
Nós consertamos os grampos. Colamos os grampos com cola quente, de forma que os roletes de ajuste fiquem do lado de fora.
Clipes colados podem ser codificados por cores. Por exemplo, a braçadeira responsável pelo tubo conectado à agulha grossa regulará o fornecimento de gás. Este clipe pode ser marcado em vermelho. A segunda braçadeira, que cortará o fornecimento de ar, pode ser marcada em azul
.
Vedação de juntas. Colamos a área de solda e as áreas de conexão do conta-gotas com cola quente. Assim, garantiremos o aperto de todas as conexões.
Passamos o tubo conta-gotas pela tampa de plástico. Um orifício é feito na rolha de uma lata para reabastecer isqueiros ao longo do diâmetro do tubo conta-gotas. Um tubo é rosqueado no orifício.
Nós conectamos o fone. Um dos bicos que acompanha o cartucho de gás está bem inserido no tubo.
Puxamos o tubo conta-gotas pela rolha. Fazemos isso para que o bocal fixado no tubo fique encostado no lado oposto da rolha.
Aplicamos selante. Selamos e fortalecemos a conexão com cola quente. Agora, se você colocar a rolha no cilindro, o bico pressionará o encaixe e o fornecimento de gás começará.
Instalação da conexão de ar comprimido. No fundo de uma garrafa de plástico com volume de 1,5 a 2 litros, fixamos um tubo de metal com válvula de retenção.
Como cachimbo, você pode usar um bico de uma bicicleta velha ou câmera de carro.
Instalação do conector do queimador. Colocamos um tubo de conexão na rolha da garrafa para conectar o conta-gotas do queimador.
O queimador, o receptor e as mangueiras de conexão estão prontos, resta conectar todos os elementos.
Coloque a tampa com força para que o bocal pressione o encaixe do cilindro
Conectamos o tubo da tampa do cartucho de gás a uma agulha grossa. Conectamos o tubo da garrafa receptora a uma agulha fina.
Colocamos a bomba no bico receptor e bombeamos 2-3 atmosferas.Se não houver manômetro na bomba, bombeie de acordo com as sensações. Colocamos uma tampa com um tubo no cilindro de gás.
O queimador faça você mesmo está montado e pronto para uso. Como usá-lo?
Uma chama com este formato é adequada para derreter estanho e cortar alumínio.
Soltamos a braçadeira do suprimento de gás;
Acenda o gás da ponta da agulha;
Afrouxando gradativamente a braçadeira com ar, obtemos a mesma chama da foto.
Conclusão
Agora você sabe fazer um queimador com as próprias mãos. Ainda tem dúvidas sobre as instruções sugeridas? Conte nos comentários o que não ficou claro - garanto explicações. A propósito, não se esqueça de assistir ao vídeo deste artigo, tenho certeza de que você se interessará.