A escolha do material de cobertura agora é enorme, e decidir com o que será o telhado da casa, de preferência, ainda durante a elaboração do projeto. Vamos tentar descobrir o que é melhor telhado macio ou telha de metal?
Esta é uma pergunta importante que muitos construtores se fazem. Mas na vida, afinal, não há nada inequívoco e, portanto, a resposta não pode ser definitiva. O fato é que a escolha do material necessário para cobrir o telhado depende não apenas do gosto do proprietário, mas também de muitos fatores adicionais.
Que fatores podem influenciar a escolha dos materiais de cobertura?
- Preço. É raro um projeto de construção ter um orçamento ilimitado, então o custo do material de cobertura é um dos fatores determinantes;
- Tipo de construção. É claro que na hora de escolher um material de cobertura para um prédio residencial e, por exemplo, para uma garagem, os critérios de avaliação serão diferentes.
- vida útil do telhado. Esse fator geralmente está relacionado ao custo do material selecionado. Assim, as opções de cobertura mais baratas geralmente duram de 10 a 15 anos, enquanto algumas coberturas podem durar mais de 100 anos.
- Condições climáticas. Ao escolher um material de cobertura, as condições climáticas locais devem ser levadas em consideração - a carga esperada de vento e neve, a frequência das chuvas, mudanças de temperatura, intensidade da radiação UV, etc.
- Estrutura do telhado. A escolha do material para cobrir telhados de formas complexas deve ser abordada com cuidado especial.
- Características das estruturas de suporte do telhado. Para materiais de cobertura pesados, será necessário reforço de sistemas de treliça.
Além disso, vale a pena considerar fatores como a segurança ambiental do material de cobertura, bem como considerações estéticas.
Assim, para decidir se uma telha metálica ou um telhado macio é mais adequado como material de cobertura, você terá que avaliar todos esses fatores.
Custo dos materiais

A primeira coisa com a qual os desenvolvedores geralmente começam é o custo dos materiais. À primeira vista, tudo é simples: as telhas metálicas são mais baratas que as macias.
No entanto, não se deve apressar as conclusões. O fato é que os ladrilhos macios são um material muito econômico e a porcentagem de desperdício é muito pequena na hora do assentamento.
Além disso, a instalação não requer a compra de um grande número de componentes. Mas ao colocar telhas metálicas, é necessária uma quantidade significativa de elementos de vale e cumeeira, e esse material gera mais resíduos. Via de regra, na determinação da quantidade de material de cobertura no caso de telhas metálicas, utiliza-se um fator de correção de 1,5, ou seja, é necessário comprar material uma vez e meia mais que a área do telhado.
Assim, avaliando o aspecto econômico do problema, que é melhor do que uma telha metálica ou um telhado macio, é aconselhável fazer um cálculo detalhado de todos os materiais necessários e, só então, tomar uma decisão final.
Custo do trabalho
O segundo fator na avaliação da viabilidade econômica da escolha de um determinado material é o custo do trabalho dos telhados. Via de regra, cobrir um telhado com telha metálica é cerca de 30 ou até 50% mais barato do que realizar o mesmo trabalho com telhas betuminosas.
Porém, mesmo aqui é impossível decidir de forma inequívoca, pois se o telhado tiver um perfil complexo, caracterizado por um grande número de fraturas e dobras, o custo da colocação de telhas metálicas aumentará significativamente.
Isso se deve ao fato de que será necessário cortar folhas de material de cobertura e instalar elementos adicionais, enquanto ao usar um telhado macio, as folhas podem ser simplesmente dobradas.
Características de desempenho dos materiais
Obviamente, todo proprietário deseja que o telhado seja forte, hermético e dure muito tempo sem exigir reparos.
Ao resolver o problema de uma telha metálica ou de um telhado macio - o que é melhor, você precisa se familiarizar com as características de desempenho desses materiais.
Telha de metal e dicas para escolher este material

A telha de metal é muito popular entre os desenvolvedores, pois tem muitas vantagens significativas, incluindo:
- Resistência às influências atmosféricas externas;
- Durabilidade;
- Instalação fácil;
- Peso leve;
- Ampla gama de cores.
No mercado hoje você pode encontrar este material de cobertura de produção nacional e importada.
Entre os tipos de materiais mais populares, as marcas:
- Ruukki;
- Escandinávia;
- Metehe;
- Weckman e muitos outros.
Ao escolher este material, você deve ouvir as seguintes recomendações de especialistas:
- Quanto mais espessa for a chapa de aço utilizada na produção de telhas metálicas, menos provável é que o revestimento seja danificado durante o transporte e instalação.
Conselho! Os especialistas consideram a espessura da chapa de aço de 0,48 a 0,5 mm como a "média de ouro" entre o preço do material e sua qualidade.
- O tipo de revestimento tem grande influência na durabilidade do material. Hoje, a opção mais comum é a cobertura metálica revestida de poliéster (PE). Uma opção mais cara, mas também mais durável, é o material revestido puro (PUR). Além disso, as telhas metálicas com acabamento fosco (MatPUR, Purex, MatPE) entraram recentemente na moda, esse acabamento parece mais nobre e aristocrático.
- Afeta a durabilidade do material e um indicador como a quantidade de zinco. Portanto, de acordo com os padrões europeus, esse valor deve ser igual a 275 gramas por metro quadrado de chapa de aço. Uma telha metálica de aço com essa característica durará pelo menos meio século.
- Outro indicador importante de durabilidade é a geometria da chapa. Folhas de material ao colocar devem fornecer o maior grau de estanqueidade.
Conselho! Ao comprar, inspecione cuidadosamente a embalagem com telhas de metal. As folhas de material devem ficar uma a uma sem a formação de lacunas.
Materiais para criar um telhado macio

Ao escolher uma opção com dispositivo de teto macio, será ainda mais difícil decidir sobre a escolha do material. Afinal, você também terá que decidir qual telhado macio é melhor?
Por um lado telhado macio - estes são revestimentos de rolo bastante baratos, mas não muito duráveis - material de cobertura, linocrom, hidroisol de vidro. Por outro lado, um telhado macio também é uma telha betuminosa de elite e uma ondulina bastante acessível.
Como regra, os materiais em rolo são selecionados se a tarefa for realizar trabalhos de cobertura de forma rápida e econômica. Nesse caso, você deve preferir materiais econômicos como bikrost ou linocrom.
O design de todos os materiais de cobertura laminados é muito semelhante: na base é aplicado betume oxidado, ao qual podem ser adicionados vários aditivos que melhoram as propriedades do material. Como base, em regra, são utilizados poliéster, fibra de vidro ou outros materiais não tecidos.
As vantagens desses materiais incluem seu baixo custo e instalação simples, mas a desvantagem é uma vida útil relativamente curta.
Ondulin não é um tipo de material, mas sim uma marca comercial. No entanto, a maioria dos desenvolvedores chama qualquer folha betuminosa com perfil ondulado dessa forma.
Este material também pertence à classe econômica, por isso é frequentemente escolhido como material de cobertura para uma variedade de dependências. O período de garantia do serviço ondulin é de 15 anos, mas, na prática, telhados com essa cobertura podem durar várias décadas.
para as virtudes materiais de cobertura além disso, sua segurança ambiental e facilidade de instalação podem ser atribuídas. Muitos artesãos domésticos com pouca experiência em construção lidam com sucesso com a colocação de ondulina por conta própria, economizando no pagamento dos serviços de telhados.
Ladrilhos betuminosos macios são um material popular, pois são duráveis e esteticamente atraentes. Além do mais, padrão de telhado maciocoberto com esse material não requer isolamento acústico adicional, pois o barulho da chuva em tal telhado é praticamente inaudível.
Outra vantagem indiscutível é uma pequena porcentagem de desperdício, mesmo com um perfil de telhado complexo. A desvantagem de todos os materiais betuminosos, incluindo ladrilhos macios, é sua baixa resistência ao fogo.
conclusões
Assim, cada um desses materiais tem suas vantagens, embora nenhum deles esteja isento de desvantagens. Assim, a questão da escolha de um determinado telhado deve ser abordada de forma abrangente, avaliando todos os fatores e características individuais do projeto. Somente neste caso, você pode fazer a escolha certa.
O artigo te ajudou?