Como qualquer outra estrutura complexa, o sistema de ventilação das instalações pode falhar a qualquer momento. Via de regra, a causa da avaria é o entupimento de um ou mais dutos de ventilação, desgaste dos filtros ou danos a um dos elementos estruturais do sistema. Um conjunto de ações de manutenção visa a identificação e eliminação oportuna de tais defeitos, cujas nuances discutiremos neste material.
Quem está fazendo a manutenção?
A necessidade de manutenção oportuna dos sistemas de ventilação exige que o proprietário da instalação entre em contato com especialistas.Via de regra, a mesma empresa que se dedicou ao projeto e instalação do sistema de ventilação atua como empreiteira. É por isso que faz sentido solicitar a instalação de empresas que fornecem uma ampla gama de serviços. Por exemplo, a conhecida empresa de Moscou TOPCLIMAT, cujo site está disponível no link:, se dedica não apenas à manutenção, mas também ao desenvolvimento e instalação de modernos sistemas de ventilação e ar condicionado.

Por que a manutenção é necessária?
O monitoramento e a manutenção constantes do sistema de ventilação são vitais para qualquer instalação - de um apartamento comum a uma grande empresa. A manutenção é essencial para a prevenção e detecção precoce e resolução de problemas. Se você não der a devida atenção a esse assunto, corre o risco de colocar em risco a saúde e até a vida de seus funcionários ou entes queridos.
Que tipos de serviço existem?
Todos os tipos de manutenção podem ser divididos em duas grandes categorias - emergência ou planejada. E se tudo estiver muito claro com a primeira opção, vale a pena falar sobre a manutenção programada com mais detalhes. É realizado de acordo com um cronograma predeterminado e pode incluir as seguintes etapas:
- Verificação diária. Uma inspeção visual é realizada, as leituras dos instrumentos são feitas, bem como o controle de pressão e temperatura do refrigerante.
- Inspeção semanal. Além das atividades “diárias”, essa inspeção inclui a verificação da tensão das correias de transmissão, bem como a inspeção e limpeza dos filtros.
- Serviço mensal. Vedações estão sendo substituídas, filtros, válvulas de ar, câmaras internas e alguns outros elementos estão sendo limpos.
- Manutenção sazonal. Realizado a cada três meses.À habitual lista de trabalhos acrescenta-se aqui uma grande limpeza de todo o sistema, verificando o desgaste dos elementos eletromecânicos, inspecionando hidrostatos, sensores e outros componentes.
Todos os procedimentos acima são relevantes para empresas, escritórios e outras instalações não residenciais. No caso de apartamentos comuns, a manutenção preventiva deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano.
O artigo te ajudou?