Uma grande variedade de instalações, territórios e locais industriais, bem como estacionamentos, pavilhões comerciais e de exposições, bazares e até edifícios residenciais - ao organizá-los, entre em contato com qualquer organização onde seja possível fabricar coberturas metálicas e instalá-las, ou fazer tais estruturas por conta própria.
Claro, isso não é de forma alguma uma homenagem à moda ou às tradições, já que esse teto suspenso é capaz de proteger uma determinada área do território da precipitação e da luz solar escaldante. Vamos descobrir de que são feitas essas estruturas, como isso acontece e também assistir a uma demonstração em vídeo neste artigo.

Copas e copas
materiais

- A forma mais comum desse tipo de abrigo é semi-oval ou arcada, portanto, arcos de metal para dossel são uma das partes mais importantes da estrutura.. As dimensões do perfil do arco podem ser muito diversas, mas as áreas de abrigo também são muito diferentes umas das outras, portanto, você sempre pode escolher esse material estrutural de acordo com as dimensões desejadas ou fazer sob encomenda.

- Mas o projeto de um dossel feito de estruturas metálicas não precisa ter uma forma arredondada - pode ser na forma de um galpão ou telhado de duas águas e, neste caso, serão necessárias treliças triangulares.. Esses elementos, no entanto, como os demais, podem ser adquiridos prontos ou sob encomenda (por conta própria) para uma área específica que você deseja cobrir.
- Obviamente, a partir dos materiais, você precisará de postes de metal para um dossel, cujo número, diâmetro e altura dependerão do tamanho e gravidade do telhado. Mas você pode escolher o material de cobertura a seu critério, por exemplo, se deseja que os raios do sol invadam uma área protegida, então um telhado de policarbonato é mais adequado para você. Mas se você vai fazer um dossel para ceder a varanda, então ladrilhos de metal, papelão ondulado ou apenas chapa galvanizada são mais adequados aqui.
Observação. Para se proteger do sol enquanto relaxa em uma área suburbana, você não precisará de treliças metálicas tubulares e postes de perfil metálico, além de papelão ondulado ou policarbonato para o telhado.
Existem colunas suficientes feitas de ripas finas ou madeira, e em como um telhado Uma lona é boa, que você pode remover se necessário.
cálculo de fazenda

A opção mais comum para coberturas pode ser chamada de treliças na forma de arcos, que consistem em dois elementos principais - arcos interconectados por reforços verticais ou inclinados (na forma de triângulos) (para cargas pesadas, a instrução recomenda o uso de jumpers triangulares ).
Vale ressaltar que quanto maior o raio do arco, menor será a carga da neve que cai no inverno, mas o preço de tal projeto aumenta em proporção direta à curva, ou seja, quanto maior a cúpula do base, mais caro custará, pois mais material será gasto com ele.

Na verdade, o mesmo pode ser dito sobre o cálculo de uma cobertura metálica a partir de treliças triangulares, onde apenas a forma muda, mas a distribuição da carga é feita de acordo com o mesmo princípio - quanto maior o ponto superior do triângulo, mais menos a carga da neve que cai no inverno.
Mas a força de um arco ou triângulo dependerá não apenas do raio do arco ou da magnitude do ângulo, mas também do número e direção dos reforços. Assim, os jumpers verticais, mesmo que sejam muitos, criarão menos resistência do que os inclinados, que são fixados em forma de triângulo.

Independentemente da forma da estrutura metálica e seus acessórios, o SNiP II-23-81 prevê várias etapas de determinação da carga possível, neste caso, na treliça do telhado de cobertura. Primeiro você precisa determinar a configuração da estrutura, ou melhor, os próprios cintos de treliça - isso dependerá diretamente da funcionalidade do dossel, sua área e a pressão esperada de cima.

Portanto, para os cálculos, precisamos determinar o valor máximo de μ - este é um coeficiente que corresponde à carga da queda de neve e a quantidade de precipitação que cai no solo é tomada como base.
Mas para transferir isso para uma estrutura real, quando construímos uma cobertura de metal com nossas próprias mãos, precisamos determinar os ângulos das tangentes. Por exemplo, no primeiro vão teremos 48⁰, no segundo será 40⁰, e no terceiro já 30⁰ (diminui a cada vão), então o cálculo será baseado nos indicadores Q e I.
A letra Q aqui indicará a carga criada pela massa de cobertura de neve no inverno, e a letra I indicará o comprimento das hastes de metal. Calculamos o cosseno do ângulo de sobreposição, o que significa que no primeiro vão μ=0,07, então Q=180*0,07*0,4=5,4kg, então I=0,6*cos48=0,4m.
No segundo vão obtemos μ-0,3; I=0,5m; Q=29kg, e no terceiro - μ-0,5; I=0,54m; Q=56kg. Assim, você pode calcular cada fazenda e, em seguida, encontrar a média aritmética e obter os números necessários.
Observação. Para a montagem de copas grandes, é melhor usar tubos com diâmetro de 40 mm ou perfil quadrado com seção de 40 × 40 mm, onde as paredes terão pelo menos 3 mm de espessura.
Com a diminuição da espessura do metal, é necessário aumentar a seção transversal do perfil, por exemplo, se a parede tiver 2,0 mm, então você já precisará de um tubo com diâmetro de 45 mm.
Mas se o comprimento do dossel não for superior a 5,5 m, podem ser usados \u200b\u200btubos de 40 mm com parede de dois milímetros.
Conclusão

Em casa, arcos metálicos para dossel ou treliça as pernas podem até ser feitas de reforço com seção transversal de 10 mm, uma vez que tais estruturas são construídas principalmente na porta acima da varanda e têm uma área não superior a dois quadrados. Obviamente, se a área da estrutura aumentar, é melhor usar um perfil de tubo para fazendas.
O artigo te ajudou?