As luminárias de alta qualidade tornam a vida mais confortável, a saúde mais forte e os negócios mais lucrativos. Mas a questão é - como escolher um holofote para ambientes internos ou externos, que dê conta das tarefas que lhe são atribuídas, seja durável, econômico e, o mais importante, seguro. Na verdade, qualquer um inclui opções para todos os consumidores, existem muitas ofertas no mercado adequadas para diferentes orçamentos e finalidades. Vamos descobrir como escolher um halogênio e o que procurar ao comprá-lo!
Princípio de funcionamento
Não há nada de alta tecnologia aqui. Como muitas outras lâmpadas potentes, os holofotes de halogênio LED têm o seguinte design:
- o gás é fornecido dentro do frasco de proteção;
- uma espiral de tungstênio (fio) é instalada;
- quando uma corrente elétrica é aplicada, o aquecimento da espiral começa, resultando na liberação de calor e luz.
Quando os holofotes de halogênio apareceram pela primeira vez, o iodo foi usado como o suprimento de átomos de gás, mas foi rapidamente abandonado devido ao efeito nocivo desse elemento no metal e também porque a luz era esverdeada. Os modelos modernos usam brometo de metila - relativamente neutro, inofensivo, sujeito a precauções de segurança.
Esfera formulários
Apesar da alta potência e durabilidade, a faixa de aplicação dessas lâmpadas é relativamente estreita. Na maioria das vezes, os holofotes de halogênio são usados \u200b\u200bna iluminação pública, para iluminar estruturas publicitárias, um pouco menos frequentemente para iluminação decorativa de paredes de edifícios residenciais e de escritórios. Os modelos mais poderosos são usados:
- no exército e na marinha;
- para iluminação de estádios durante competições esportivas;
- em grandes shows (para esse fim, um holofote portátil de halogênio é mais adequado - potente e compacto).
Mas mesmo os modelos domésticos são muito potentes. Esse indicador parte de 150 W, e as opções mais sérias passam da marca dos 500 W, chegando a 1000.
Por isso, em alguns casos, são instalados limitadores nos focos, que não permitem que a espiral de tungstênio aqueça instantaneamente. Isso é feito para que a lâmpada não exploda com uma forte carga abrupta, e essa qualidade geralmente evita fortes picos de energia. Além disso, os fabricantes sabem que os holofotes de halogênio de rua são usados em condições extremas com alta umidade, flutuações repentinas de temperatura e maior risco de impactos mecânicos.Esses produtos são muito duráveis, não é tão fácil quebrá-los.
Prós e contras de holofotes de halogênio
A principal vantagem é a economia, expressa em um consumo de energia relativamente baixo. Obviamente, qualquer halogênio poderoso consome muito mais eletricidade do que a lâmpada média de um lustre doméstico, mas se você comparar esses custos com energia e vida útil, a economia será enorme. Isso também inclui a alta confiabilidade de todos os holofotes de halogênio - uma vez que são usados em condições extremas, o corpo dos produtos é especialmente durável, protegido da umidade.
A próxima vantagem é a variedade de modelos, que, juntamente com as configurações multivariadas dos holofotes, permitem atingir o brilho desejado do brilho e a cor dos feixes de luz:
- limpo brilhante;
- láctico;
- mate
E tudo isso é conseguido com tamanhos relativamente pequenos de produtos.
Não sem desvantagens - os holofotes de halogênio não são economicamente viáveis se o consumidor não precisar de iluminação muito forte. Por exemplo, um halogênio é, obviamente, adequado como fonte de luz em uma pequena cabana de verão, mas o brilho será muito forte com alto consumo de energia.
Apesar da força dos holofotes, sempre existe o risco de danos mecânicos, que inevitavelmente levarão ao vazamento de gás relativamente caro da lâmpada. Além disso, consertar o halogênio não funcionará, você terá que comprar um novo. O mesmo se aplica à alta umidade - apesar da excelente proteção contra a água, os holofotes de halogênio, com operação constante em condições de extrema umidade, mais cedo ou mais tarde começarão a vazar água, o que levará à falha de um dispositivo caro.
O artigo te ajudou?