Como serão as janelas? Uma das questões mais importantes no arranjo da sala. Cortinas e tule tornam o interior aconchegante e o quarto em si mais residencial e agradável. Além disso, eles desempenham funções bastante práticas. Muitas vezes, no estágio inicial, é bastante difícil decidir qual opção é a melhor, então vamos lidar com as variedades de tule e suas opções de design.
O que é tule e como é?
Inicialmente, todos os tecidos leves e transparentes eram chamados de tule. Até hoje, em design, esta palavra se refere às seguintes características do material:
- Leveza, mesmo sem peso;
- Esse tecido será transparente ou quase transparente;
- Os fios aqui estão amplamente entrelaçados, a densidade é mínima;
- A possibilidade de cortinas - esse tecido pode ser formado à vontade.
Materiais naturais deste tipo são tecidos de seda ou algodão. Além disso, também existem opções artificiais, que incluem véu, musselina ou organza. O principal indicador prático neste caso é a densidade da trama dos fios, quanto maior, mais denso ficará o tule e melhor o protegerá do sol.
Qual tecido é melhor para tule?
Para decorar bem a janela, você deve primeiro escolher as cortinas e só então voltar sua atenção para o tule. As cortinas pesadas costumam atuar como o destaque da cor principal, por isso são compradas primeiro - os tecidos leves são apenas um acréscimo, um toque final. Existem duas regras para isso. Em primeiro lugar, você não deve combinar materiais artificiais e naturais - vai dar errado e não haverá harmonia, conforto. Em segundo lugar, não se empolgue com as texturas e escolha tecidos muito diferentes - isso também parecerá ridículo e selvagem.
Por exemplo, tecidos soltos, como linho, ficam péssimos em combinação com cetim ou veludo. A primeira escolha de tule é apenas nos casos em que é a única coisa que cobre a janela. Normalmente, os materiais padronizados ou de malha ficam bem neste caso. Eles são independentes o suficiente em termos de design e densos o suficiente para proteger do sol. Isso é especialmente bom para salas escuras, longe do lado ensolarado.
Escolha do tecido
É importante escolher o material para o tule com base não apenas em considerações estéticas. É preciso ficar atento à parte prática e, antes de tudo, determinar a quantidade de luz do ambiente.Além disso, se o lado estiver ensolarado, os tecidos sintéticos brilhantes desbotam fortemente e perdem rapidamente sua aparência original. Além disso, o algodão natural, que não tolera raios diretos, perderá rapidamente sua beleza.
A opção mais prática para lavagens frequentes seria a mistura de poliéster ou algodão. De materiais artificiais, é melhor preferir viscose. Eles sobreviverão a frequentes “imersões” na máquina a 30-40 graus. Ao mesmo tempo, é desejável que fiquem sem forro. Mas veludo ou linho só podem ser limpos “a seco”, pois a umidade destrói esse tecido. A lavagem molhada especialmente ruim afeta os tons de tais materiais.
O artigo te ajudou?