Os pisos de pedra natural serão apropriados em qualquer projeto, desde os clássicos luxuosos até o minimalismo, graças à sua versatilidade. Afinal, eles vão bem com muitos materiais. Por exemplo, com madeira, vidro decorativo, metal forjado e assim por diante. Designers em estilos modernos costumam usar materiais poliméricos (em móveis e outros elementos).
Contra o fundo de granito natural ou mármore, eles parecem muito vantajosos. Vale a pena notar que o material natural é bom não apenas por suas propriedades atraentes, mas também por suas propriedades operacionais. Portanto, pisos de pedra são difíceis de apagar ou danificar mecanicamente. Mas mesmo que isso aconteça, você sempre pode restaurar a superfície retornando à visão original.
Benefícios dos acabamentos em pedra natural
Esses incluem:
- aparência extraordinariamente bela devido a uma ampla paleta de cores e uma grande seleção de padrões naturais;
- durabilidade - pisos acabados com pedra natural duram muito tempo, pois a pedra é muito difícil de deformar, é resistente a danos mecânicos que podem ocorrer durante a operação, desgasta-se muito lentamente. Se o forro for de alta qualidade, então lascas, rachaduras, arranhões não devem aparecer no chão;
- não tem medo de mudanças de temperatura, umidade e outras influências ambientais. Se a pedra natural for escolhida corretamente, levando em consideração o nível de operação (por exemplo, quantas vezes o piso será pisado), o piso manterá sua aparência original durante todo o período de operação.
Variantes de pedra natural usadas para pisos
Materiais como mármore, granito, ônix, travertino são muito populares na questão de pisos. Como o mármore é um cara bastante macio devido aos poros, ele é capaz de absorver a umidade e também se desgasta muito mais rápido que o granito. Portanto, geralmente é usado para organizar instalações onde o tráfego baixo é planejado. Assim, devido a essas características, não é possível utilizar o mármore na decoração de áreas externas.
Caso contrário, o chão simplesmente desabará em dias gelados. Aqui o granito pode ser usado tanto para decoração de interiores quanto para exteriores. E também em salas onde, conforme planejado, o piso sofrerá cargas pesadas e estará sujeito a tráfego intenso. Tudo isso devido às propriedades naturais que tornam a pedra densa, resistente ao gelo, estresse severo, abrasão, ao contrário do mármore.
Para interiores caracterizados pelo luxo, eles usam acabamento em ônix, o que é natural, porque o ônix é considerado uma pedra semipreciosa e translúcida. Além disso, ele tem um entusiasmo que o torna único: ele é capaz de transmitir luz. Quanto às características físicas, são semelhantes às do mármore, apenas o ônix é um pouco mais duro. Como o ônix é usado para pisos apenas em ambientes internos, fora dele não será adequado, pois falhará rapidamente.
O artigo te ajudou?