Ao escolher um sofá em uma loja, muitos prestam atenção ao seu tamanho, formato, mecanismo de dobragem e olham para o estofamento por último. Não é certo. Depende do estofamento o quão confortável será este móvel, como ele se encaixará no interior. Para alguns, os têxteis são mais convenientes, para outros, couro ou couro sintético. Mas qual material é mais prático?
estofamento em tecido
Para entender qual é o melhor estofado, você precisa conhecer os pontos fortes e fracos de cada um de seus tipos. Quanto aos têxteis, há muito se estabeleceu. É escolhido pelas seguintes propriedades:
- Agradável ao toque, antiderrapante, confere sensação de calor e conforto;
- O tecido é bem respirável, absorve a umidade, o que garante um sono saudável de alta qualidade;
- Sentado em um sofá de tecido, você não sentirá um frio escaldante, pois, por exemplo, em um banquinho, os tecidos sempre têm uma temperatura confortável para o corpo;
- O tecido usado para estofamento de móveis é forte o suficiente, mesmo para as garras dos animais não se presta imediatamente;
- Preço acessível é outra vantagem do estofado em tecido, com exceção do jacquard ou termofloco;
- A limpeza do estofamento de tecido não exige muito esforço, às vezes basta aspirar, às vezes bater, cobrir com um pano úmido e a sujeira é limpa com uma escova embebida em água com sabão.
Couro ecológico ou couro sintético
Eco-leather significa couro ecológico, ou seja, um material obtido sem agredir o meio ambiente. Um nome mais familiar é couro sintético, também conhecido como dermatina. As modernas tecnologias de produção permitem obter um material quase impossível de distinguir do couro genuíno. Sua textura, tonalidades e propriedades táteis são quase as mesmas. Ao mesmo tempo, o couro ecológico é muito mais barato que o couro natural. O couro ecológico é amplamente utilizado tanto para alfaiataria quanto para a produção de móveis estofados. Ela parece status, elegante, nobre.
O couro ecológico necessariamente tem uma base. Pode ser feito de tecido, material felpudo, malhas. Para que o couro artificial seja durável, ele é feito de várias camadas usando polímeros. Isso é semelhante ao processo de laminação. Como resultado, o material é durável, brilhante ou fosco, como pode parecer o couro real. Na última etapa da produção, o couro recebe uma textura característica por meio de estampagem e depois envernizado.
Que material escolher?
Tanto os têxteis quanto o couro sintético têm suas próprias características, tanto positivas quanto negativas.Também é necessário levar em consideração as características do interior e a finalidade da sala em que o sofá ou as cadeiras ficarão. Se se trata de um escritório, cozinha ou sala de estar em estilo moderno, você pode optar pelo couro ecológico. Para quarto de criança, quarto ou apartamento onde vivem animais de estimação, é melhor comprar móveis com estofamento em tecido.
Afinal, é tão fácil estragar o couro sintético com garras de cachorro ou tesouras, que as crianças costumam pegar. E se você ainda quer um pouco de luxo, pode comprar uma cadeira para sua mesa ou um banco no corredor.
O artigo te ajudou?