No interior, padrões geométricos apareceram nos tempos antigos. Apesar da mudança de época, esse design continua popular hoje, adquirindo novas variações e soluções, e também faz parte de muitos estilos modernos.
O que são padrões geométricos?
A peculiaridade do padrão, composto por formas geométricas, é que ele pode mudar radicalmente a aparência de um apartamento ou de um determinado cômodo. Isso pode ser uma vantagem e uma desvantagem de tal design e, portanto, você deve ser extremamente cuidadoso na escolha dos padrões, levando em consideração o tamanho do espaço e os detalhes do interior.Existem muitos exemplos malsucedidos do uso de padrões geométricos, pois seu uso requer uma abordagem equilibrada e racional, porém, com uma combinação harmoniosa, tal detalhe pode se tornar uma adição estilosa a uma sala ou seu fundo principal, calmante e agradável.
Regras básicas para usar padrões geométricos no interior:
- não busque o maximalismo - é melhor focar em uma pequena área do espaço do que transformar toda a sala em uma abstração deprimente;
- pense em todas as opções de estampas e suas cores para criar um ambiente harmonioso e agradável;
- estude as características de cada tipo de padrão, pois cada figura dá seu próprio tom para o interior;
- se você gosta de preto e branco, tome cuidado com os ziguezagues - essa cor confere agressividade e nitidez a esse padrão;
- não se empolgue com nenhum padrão - use combinações diferentes para tornar o ambiente confortável e elegante.
Ziguezagues
Os ziguezagues são justamente chamados de os mais dinâmicos e, portanto, inquietos de todos os padrões. Eles ajudam a se livrar da sensação de rotina do dia a dia, adicionam originalidade. A principal característica dos ziguezagues é a amplificação múltipla do padrão listrado tradicional. Visualmente, eles elevam o teto, o que cria uma sensação de amplitude.
Observação! Ao usar ziguezagues no interior, você deve ser extremamente cuidadoso. A melhor opção é torná-los um detalhe adicional em uma pequena seção da parede, usá-los como padrão no tapete. Se você for longe demais com esse padrão, a sala pode se transformar em um escritório surrealista, onde será desconfortável.
Círculos e ovais
Este padrão é considerado um dos mais calmos. Linhas suaves dão uma sensação de paz e completude.Esses padrões devem ser usados em combinação com retângulos, por exemplo, peças de mobiliário. Se a sala for apenas uma combinação de formas redondas e ovais, parecerá obviamente ridícula.
Retângulos
Como mencionado acima, uma forma retangular é ideal em combinação com o uso de ovais ou círculos. Na maioria das vezes, padrões retangulares podem ser encontrados em desenhos em parquet, carpetes, laminados e ladrilhos de cerâmica. Retângulos podem definir a atmosfera de uma sala. Se você deseja incentivar a ação e a atividade, deve escolher padrões de cores saturadas para o fundo. Se o local for destinado ao descanso e relaxamento, os retângulos feitos em tons pastel servirão.
Octógonos ou favos de mel
Tais padrões são frequentemente utilizados no estilo oriental de design de interiores, o que nos remete à técnica do Feng Shui. Favos de mel, octaedros dão estilo e sofisticação ao ambiente, ajudam a focar em uma determinada área, agregam individualidade ao interior. Freqüentemente, os favos de mel são encontrados em desenhos, prateleiras suspensas e ladrilhos de cerâmica.
O artigo te ajudou?