O design de iluminação não é uma ciência simples! Para aprender a controlar literalmente a luz natural e artificial, você deve ter não apenas um talento inato, mas também muita paciência. Para escolher o design certo para sua sala de estar, você pode usar os serviços de um especialista em design de iluminação ou tentar criá-lo sozinho. Então será possível brincar bastante com a luz, tendo tentado muitas opções “na hora”.
A arte do controle da luz
Literalmente até o início do século 20, a maioria das pessoas tinha apenas duas fontes de luz - o sol e o fogo. Durante o dia, todos se contentavam apenas com a luz do dia, e à tarde e à noite acendiam lareiras, acendiam velas e, no entanto, divertiam-se muito. Hoje, porém, a situação mudou radicalmente.
Agora não podemos nem imaginar como é possível viver sem eletricidade e luzes brilhantes. Algumas velas e o crepúsculo sombrio deixam você triste e melancólico, e a luz que vem de uma lâmpada de 60 W cria um clima depressivo. Para que o design da sala agrade aos olhos não apenas durante o dia, mas também quando apenas a lua brilha do lado de fora da janela, você deve recorrer à arte do design de iluminação.
Tipos de iluminação
Se hoje você for a qualquer loja de luminárias e luminárias, pode simplesmente se perder em sua enorme seleção: lustres luxuosos, estilosos e literalmente cintilantes acenam com sua beleza. Mas todos esses elegantes elementos de iluminação podem ser divididos em apenas 3 grupos:
- luminárias destinadas à iluminação principal;
- acessórios de iluminação concebidos para iluminação de realce;
- e luminárias projetadas para iluminação local.
Se a tarefa é preencher igualmente a sala com luz, então é melhor escolher os dispositivos projetados para iluminação básica (lustres centrais, mini-lâmpadas ao redor do perímetro). Se o designer de iluminação se depara com a tarefa de criar um design elegante e enfatizar pequenos acessórios localizados na sala, deve-se escolher os dispositivos de iluminação que darão destaque a um determinado local (mini-lâmpadas iluminando estatuetas, vasos ou cantos do quarto).
Para as necessidades de iluminação local, quando você deseja iluminar com mais intensidade uma das áreas da sala (estudo ou trabalho), deve escolher dispositivos como luminárias de mesa, luminárias de chão ou arandelas. Se a luz natural que entra na sala durante o dia não for suficiente, além da luz artificial adicional, vale a pena recorrer ao uso de cores vivas no design.Eles vão refletir a luz do sol, enchendo a sala de calor e conforto, e o brilho das cores vai dar um bom humor.
Luminárias
Para definir o fluxo luminoso da maneira mais eficiente possível e sem violar a composição do design, o mercado de iluminação moderno permite adquirir o item necessário entre inúmeras variações de lustres, luminárias, arandelas, luminárias de chão, luminárias, holofotes, holofotes e mini-lâmpadas pendentes. Cada um desses elementos pode ajudar a recriar qualquer ideia de design e iluminar qualquer ambiente!
O artigo te ajudou?