Lustres de teto amplo, apliques de parede, luminárias portáteis e abajures elegantes - tudo pensado para iluminar os cômodos do apartamento e criar um ambiente agradável. Mas nem todo designer pode levar em conta absolutamente todas as nuances da iluminação presentes em uma determinada sala. Por exemplo, ao pensar em um projeto de iluminação para uma sala iluminada pela luz do dia, você pode planejar a instalação de alguns tipos de luminárias. Mas o design de luz para uma sala escura ou, por exemplo, um corredor, exigirá dispositivos completamente diferentes e fontes de luz artificial mais brilhantes.
Seleção de lâmpadas
Para iluminar a maioria das salas, uma regra é adequada: “Quanto mais brilhante a luz, melhor!”.No entanto, essa fonte de luz pode usar muita eletricidade, embora tenha uma vida útil bastante curta. Portanto, antes de comprar as primeiras lâmpadas que aparecerem, você deve aprender sobre suas variedades e propriedades:
- Lâmpadas incandescentes. Este é o tipo mais comum de lâmpada conhecido por todas as pessoas. Eles emitem a luz mais confortável para os olhos, mas ao mesmo tempo consomem uma quantidade suficiente de energia. Além disso, uma parte significativa não vai para a iluminação, mas para o “aquecimento”.
- Lâmpadas halógenas. Este tipo de lâmpada é usado principalmente para zonear a sala. Eles emitem uma luz bastante neutra para os olhos. No entanto, não se espalha, mas forma um feixe de luz.
- Lâmpadas fluorescentes. Essas lâmpadas raramente são usadas em áreas residenciais. Claro, eles têm suas vantagens: baixo consumo de energia, iluminação brilhante, aquecimento mínimo. Mas ao mesmo tempo emitem um estrondo audível ao ouvido humano! Portanto, seu uso é reduzido à iluminação de espaços de trabalho.
- Lâmpadas de LED. As lâmpadas LED têm muitas vantagens, incluindo a ausência de radiação ultravioleta e infravermelha. Mas sua saída de luz deixa muito a desejar. Essas lâmpadas são mais usadas para iluminação pontual ou para iluminação decorativa.
Seleção de luminárias e seu número
A iluminação artificial deve cumprir várias tarefas ao mesmo tempo:
- crie um nível confortável de luz na sala;
- não prejudique os olhos;
- delimitar o espaço;
- criar uma atmosfera agradável.
Se o número de luminárias adquirido não cumprir pelo menos uma das tarefas especificadas, o projeto de iluminação deve ser ajustado.Para calcular o número necessário de luminárias e a potência das lâmpadas utilizadas para elas, deve-se lembrar que a cada 5 m2 as instalações devem representar cerca de 70-75 kW de potência!
dicas de iluminação do corredor
O cômodo mais escuro do apartamento é o corredor ou corredor. Iluminá-la parece ser a tarefa mais difícil. Mas mesmo é bastante factível! Para uma iluminação uniforme e suave do corredor, é necessário adquirir uma luminária de teto ou um lustre que possua vários soquetes para lâmpadas, e também equipado com uma ampla persiana. Além disso, esse lustre não deve ficar muito baixo do teto.
Isso ajudará a ampliar visualmente o espaço e saturar uniformemente com luz. Criar uma iluminação confortável em um apartamento requer um pequeno desembolso financeiro, mas junto com ele, um investimento significativo de tempo. Porque adquirir e instalar as luminárias certas é apenas o primeiro passo para criar o nível certo de iluminação.
O artigo te ajudou?